Quando se vai para uma cirurgia plástica corporal, é normalíssimo a recomendação médica de um pré-cirúrgico que possa trazer aos profissionais, ótimas soluções para que possam ter um excelente resultado e para que o paciente também passe por uma cirurgia e tenha uma boa recuperação sem muitos traumas.
Para que isso ocorra com tranquilidade, é necessária a preparação de muitos detalhes e um dos principais é a preparação da pele do paciente, esta pele tem que ser preparada para as incisões e agressões que são feitas, seja em qualquer cirurgia. Para que essa pele seja preparada são recomendados pelo cirurgião, que faça esfoliação e que esta pele seja muito bem hidratada.
A esfoliação é recomendada com o intuito de que sejam retirados os resíduos das partes superficiais da pele, com isso a pele ficará mais permeável, e a prática da hidratação é para que esta pele fique mais elástica, pois uma pele sem hidratação torna-se no seu dia a dia, ressecada.
No período de pós-cirurgia, passar ocorrem três fases distintas que são: imediata, mediata e tardia, sendo que para cada fase existe um acompanhamento diferenciado, lembrando ainda, que para que uma cirurgia tenha resultados satisfatórios é necessário que se siga fielmente as recomendações, tanto pré quanto pós.
Em casos de pós-cirurgias de lipoaspiração são recomendados cuidados especiais, para que não ocorra formação de fibroses que podem surgir e com excessos é recomendado para que a paciente faça sessões de drenagem linfática.
Para todos os casos de pós-operatório de cirurgias corporais, em sua primeira fase é recomendado que sejam feitas dez sessões de drenagem linfática e ultrassom, de preferência que sejam realizadas duas vezes por semana, para que sejam diminuídos os edemas e que possa ser ativada a circulação e a oxigenação dos tecidos.
Na segunda fase com menor intensidade, podendo ocorrer início de fibrose com o surgimento de ondulações e certo enrijecimento no local que foi operado, são indicadas sessões de drenagem linfática, ultrassom e endermologia.
Os problemas da terceira fase de uma cirurgia corporal vão diminuindo gradativamente; procurando não interromper o tratamento neste momento, é sabido que também costuma ocorrer neste momento flacidez, e para sanar todos estes problemas previstos dentro de uma cirurgia corporal, são utilizados equipamentos de ponta, bem como o uso da mesoterapia sem agulha firmante, ionização, eletroestimulação e infravermelho longo.
A endormologia também é outro método muito utilizado pós-cirurgia e de grande valia; este tratamento auxilia o pós-cirúrgico, é um aparelho de vácuo sucção que provoca uma pressão negativa, que acelera o processo de cicatrização, colabora também para absorção dos edemas, desagregando a fibrose evitando aderências cicatriciais, devendo iniciar este tratamento após 15 dias da cirurgia.