Médico Cirurgia Plástica

Cirurgia Plástica

No mundo atual é crescente a procura por cirurgias plásticas, principalmente em um mundo que por tanto tempo viveu sob a influência de tantos padrões de beleza impossíveis, que eram constantemente impostos aos homens e as mulheres. Isso acabou por incentivar a indústria da beleza, tanto a bilionária indústria dos cosméticos, quanto a indústria médica e estética.

Mesmo que no mundo todo essa seja uma realidade atual, em alguns países essa cultura de estética é muito maior do que em outros e esse é o caso do Brasil, dos Estados Unidos e também da China, esses países têm uma das maiores taxas de procura por cirurgias e procedimentos ligados à beleza em todo o mundo. No Brasil a cultura do corpo e também da saúde, muitas vezes mencionada como cultura fitness é muito forte e muito bem estabelecida.

O Brasil hoje tem profissionais altamente especializados no assunto, além de tratamentos muito avançados nas mais diversas ramificações da plástica, muitas vezes os nossos profissionais são inclusive apontados como referência em excelência no ramo, referência inclusive internacional.

A cirurgia plástica é uma dentre tantas especialidades que uma pessoa formada em medicina pode escolher, é a área que com certeza tem os maiores salários e remunerações, pois um tratamento pode ter um preço na casa dos milhares de reais. É importante ainda mencionar que essa área é dividida em duas ramificações, as cirurgias estéticas e as cirurgias reparadoras, geralmente para pessoas que passaram por processos de doença traumáticos, pode ter intenção estética ou de qualidade de vida e saúde.

As principais modalidades desempenhadas são a lipoaspiração, a colocação de um implante de silicone na região dos seios, o lifting de mama, o lifting de rosto, a redução de mama, a plástica de nariz, a cirurgia para redução de estomago, o preenchimento de rosto e a plástica de glúteos através da técnica de transferência de gordura. Quanto aos procedimentos reparadores, as principais causas são os acidentes domésticos e urbanos, a reconstrução da mama, defeitos congênitos, etc.

Médicos Cirurgiões

Médicos Cirurgiões

Médicos Cirurgiões

Não é qualquer medico que pode desempenhar a função de cirurgião plástico, é necessário percorrer todas as etapas obrigatórias e especificas até chegar no ponto em que o médico recebe uma licença para atuar.

Primeiramente após finalizar o período da faculdade de medicina, o aluno deve fazer a sua residência, que por sua vez deve ter foco em cirurgia geral, após o período dessa primeira residência o médico deve fazer uma prova de admissão em cirurgia plástica e se for aprovado ele inicia uma nova etapa, agora mais focada em seu objetivo final. O período de residência em cirurgia plástica é de 2 a até 3 anos em média.

Os próximos passos são fazer provas, tanto oral quanto escritas, essa prova é uma espécie de OAB para os cirurgiões plásticos e ela é aplicada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, passando nessa prova o médico se torna especialista na área de cirurgias plásticas, desta forma ele pode por fim, ser reconhecido pela sociedade brasileira de medicina, consequentemente obtendo a licença necessária para que possa exercer a sua profissão escolhida. Logo em seguida, ele pode retirar o seu CRM, que é a licença de trabalho de um médico e que atesta que ele é qualificado para atuar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cirurgias Plásticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.