Soluções Para os Problemas Mais Comuns dos Cabelos

Os nossos cabelos merecem atenção especial, seja no verão ou no inverno, alguns problemas são comuns para qualquer pessoa, e além de combatê-los não temos muito o que fazer. Somado aos problemas “externos”, como por exemplo, o ressecamento devido aos raios solares, existem também aqueles naturais. As mulheres com cabelos naturalmente volumosos estão sempre procurando uma solução para “domar” as madeixas, enquanto as que têm os fios finos demais precisam ser mais cuidadosas na escolha dos produtos de higiene do couro cabeludo. Independente do problema, para todos existe uma ou até mais que uma solução. Veja então, aqueles problemas mais comuns e como resolvê-los!

Perda” do Controle do Volume dos Seus Cabelos

Quem tem cabelos cacheados ou crespos conhece bem de perto esse problema. Para início de conversa não perca seu tempo procurando uma solução milagrosa. Dá para diminuir o volume sim, mas nunca chegará a textura de um cabelo liso. Normalmente, se perde tempo tentando fazer o impossível, alisá-lo,  enquanto o melhor caminho é definir os cachos, o que faz muito menos mal aos fios do que a tentativa com produtos químicos usados no alisamento.

Para diminuir o volume dos cachos e dos cabelos secos três pontos são fundamentais, veja quais são:

  • Corte: alguns cortes são “proibidos” para cabelos crespos s com cachos, o principal deles aquele feita com navalha em sentindo espiral. Então, esqueça a navalha e use somente a tesoura. Uma boa dica é desfiar bem próximo a raiz, isso ajuda a diminuir o volume do alto da cabela.
  • Na hora de secar: mulheres com cabelos cacheados ou crespos não podem abrir mão de ter um difusor em casa. Ele ajuda a diminuir a força do ar e seca o cabelo sem armá-los tanto como faz o secador com a “saída” comum.
  • Produtos: um melhor amigo dos cachos é o hidratante leave-in, ele dá uma boa “domada” nos fios e ainda hidrata-os durante o dia. Aplique o produto com as madeixas ainda molhadas.

Dúvidas na Hora de Comprar o Produto Certo Para os Cabelos

Esse é um problema comum que vem se tornando ainda maior pela quantidade de produtos que giram no mercado oferecendo verdadeiros milagres. Veja algumas dicas para fazer a compra certa para os seu cabelos!

  • Para começar, só compre os produtos que são específicos para o seu tipo de cabelo. Não pense que isso é uma bobagem do fabricante, tem diferença e você vai ver logo assim que os seus fios ficarem danificados.
  • Existe um modo correto para aplicar os produtos. Qualquer tipo de máscara, o leave-in e os condicionadores devem ser colocados nas mãos e depois aplicados nos cabelos, mecha por mecha e nunca muito próximos à raiz.
  • Não se deixa resíduos de produtos nos cabelos, somente aqueles que são feitos para o uso sem enxague. Use água morna ou fria para retirar. Depois com uma toalha macia (sem esfregar) retire o excesso de água.
  • Crie uma sequência para pentear os cabelos, assim: lave, hidrate e depois de tirar todo o excesso de água com a tolha, sacuda um pouco os fios para baixo, para direita e para esquerda. Isso ajuda principalmente quem tem os cabelos cacheados é um modo natural de separar as madeixas. Também vale usar os dedos para ajudar. Se conseguir “pentear” os cabelos sem pente, melhor ainda.

Como se “Libertar” da Escova

Na busca pelo “milagre” dos cabelos lisos, muitas mulheres se tornaram “escravas” da escova. Basta fazer a primeira vez para ter que correr para o salão para refazer a raiz e essa contínua “busca pelo liso” não tem chega ao fim nunca.

O único jeito de livrar-se do liso “inatural” de uma vez por todas é com paciência. Use os acessórios e penteados como rabo de cavalo alto para não ter que mais uma vez alisar a raiz.

Uma outra alternativa é ir fazendo escova na raiz, até que seja possível ir cortando aos poucos a parte alisada até voltar a ter os cabelos enrolados naturais.

As pontas dos cabelos sempre nos rendem grandes “pesadelos”

Come evitando as pontas e se mesmo assim elas te “assombrarem” parta para o “ataque”. Use sempre em xampus específicos para o seu tipo de cabelo, essa é a regra número um. Eles sempre ajudam a domar os cabelos mais arrepiados ou mais ressecados.

Além disso, não sai de casa sem silicone ou spray de brilho, o melhor seria usar em dias alternados os dois produtos. Ambos servem para “selar” as pontas duplas. Nem sempre o único jeito de se livrar delas é cortando os cabelos.

Saiba usar ambos produtos, o spray aplique normalmente em todo o cabelo e o silicone, coloque-o nas mãos, esfregue para aquecê-lo e depois aplique nas pontas.

Não Consegue Manter o Cacheado dos Cabelos

Quem tem cabelos cacheados sabe que um dia ou outro é difícil manter a “ordem” nos famosos cachos. Eles mais parecem uma massa de bolo que desanda. E com um simples produto você pode resolver esse problema, estamos falando de um ativador de cachos. Pode ter certeza que ele funciona, mas quando usado da maneira correta. Para começar, o momento certo de usá-lo é um dia após os cabelos foram lavados. Veja como fazer:

  • Lave os cabelos com o xampu próprio para o seu tipo de cabelo.
  • Aplique o seu condicionador também para o seu tipo de cabelo.
  • Depois de enxaguar completamente e secar com a tolha, aplique o leave-in.
  • No dia seguinte, aplique o ativador no cabelo seco. E não se esqueça que pentear os fios com eles secos está totalmente proibido, se você não quer desmanchar todos os cachinhos.
  • Se tiver alguma coisa para “consertar” use as mãos e o spray de brilho para te ajudar.

Um outro probleminha muito comum é cabelos enrolados amassados depois de uma longa noite de sono. Neste caso, siga o mesmo conselho que foi dado a cima, nem pense em pente. Use o spray de brilho ou um ativador de cachos e modelo os fios com a ajuda das mãos.

Já para as meninas com cabelos lisos, finos e em pouca quantidade, além dos produtos adequados para esse tipo de cabelo, o secador pode ajudar a dar mais volume. Outra forma de “aumentar” o volume é escolhendo o corte ideal, alguns operam verdadeiros milagres.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.