Qual o Xampu Certo para o Seu Cabelo: Dicas de Como Escolher

Escolher o xampu correto para o seu tipo de cabelo, é tão importante quanto escolher sua roupa para ir à uma festa. Você pode pensar que não, mas usar o produto errado no cabelo, vai fazer com que ele caia, fique quebradiço e perca um pouco de sua beleza. Logo, não ignore o fato de ir à uma loja de produtos para cabelos, pois o que vai estar na sua sacolinha de compras é muito importante.

Xampu

Xampu

O Que Faz um Xampu?

Antes de você sair às compras para escolher um bom shampoo, você sabe o que este produto faz para os seus fios? Ele é o grande responsável pela lavagem de fato dos cabelos. É o xampu que abre as cutículas do fio para que os cabelos sejam limpos de forma mais profunda, bem como os produtos usados posteriormente.O cabelo é formado por diversas escamas ao longo do seu fio. Tais escamas absorvem tudo o que cabelo é submetido ao longo do dia: poluição, sujeira, e isso faz com que os fios se nutram de muitas coisas ruins.

O xampu possui o efeito de abrir tais escamas e com a lavagem retira todas as substâncias nocivas aos fios, deixando os cabelos mais limpos.Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é o condicionador que lava, mas sim o xampu, já que ele abre as escamas, e com os movimentos de mãos elimina a sujeira entre as camadas do fio. Ele é que deixa o cabelo preparado para receber a hidratação. Logo,  deve ser aplicado antes de cabelo ser colocado no condicionador, já que ele é o responsável por fechar as cutículas dos fios, suas camas, e por isso é o processo final de uma lavagem capilar.

http://www.youtube.com/watch?v=VnydGbn0O4E

Existe um Xampu Certo para Cada Tipo de Cabelo?

Em teoria sim, pois a indústria de cosméticos coloca no mercado mais de 20 tipos de xampu, que agregam valor aos diferentes tipos de cabelos. Todos os produtos para cabelo possuem inscrição na embalagem e indicam para que tipo de cabelo servem. O problema é apenas saber qual o seu tipo de cabelo. Confira os mais comuns:

Cabelos secos – Eles são mais opacos, sem vida, são crespos, por isso quando você passa a mão entre eles e formam bastante nós. Não brilham, parecem bem desgastados. Os cabelos secos, quando não tratados, tendem a quebrar mais com o passar do pente ou escova, e com um alisamento constante por escovação, eles podem apresentar queda.

Cabelos oleosos – Toda raiz capilar forma uma oleosidade natural que vai mandando ao longo do fio com os dias. Quando a oleosidade é produzida em excesso, vai mandando a oleosidade para o fio, por isso ele fica grudado, sem vida. Eles brilham mais de fato, mas com o passar dos dias ficam parecendo sujos, o que estão de fato.

Cabelos mistos ou cacheados – São aqueles que são oleosos e secos ao mesmo tempo. Geralmente são secos nas pontas, mas oleosos na raiz. É um grande problema enfrentado por quem tem cabelo cacheado.

Cabelos quebradiços – É um problema do cabelo seco, mas pode ser com cabelos oleosos e até bem nutridos. Eles quebram quando você puxa o fio um pouco mais forte e tendem a partir quando se passa o pente, mesmo sem o uso do secador.

Cabelos tratados com química –  São todos os cabelos que já passaram por alisamento, relaxamento, escova progressiva e qualquer método que deixe os cabelos lisos de forma permanente ou gradativa.

Cabelos tingidos –  Qualquer pessoa que ainda esteja com uma tintura para cabelo nos fios, seja em pouco tempo ou mais de um mês e deseja manter a cor.

Cabelos fracos ou com queda – Quando o fio está fraco ele tende a cair bastante. Você vai notar cabelos caindo enquanto penteia, no banho ou quando dorme. Ele deve cair naturalmente, é normal, mas muitos fios encontrados por dia é sinal de cabelos fracos.

Cabelos expostos ao mar e piscina constante – O sal da água do mar e o cloro são bastante nocivos para os fios, por isso é preciso um cuidado especial com produtos exclusivos que possuem protetores para tais substâncias.Olhando cada descrição acima dos produtos para cabelo mais comuns nas lojas de todo o Brasil, você pode escolher qual se encaixa em seu perfil de fibra capilar. Veja qual o seu tipo de cabelo, assim  você poderá comprar o shampoo ideal. Todos mostram para qual tipo de cabelo é voltado na parte frontal da embalagem.

Qualquer Xampu é Xampu?

Qualquer xampu é xampu

Qualquer xampu é xampu

O ideal é respeitar o seu tipo de cabelo para cada tipo de produto usado. Isso ocorre, pois cada um foi projetado especificamente para seu tipo de fio. Se você usar produtos para cabelos oleosos nos cabelos secos, ele vai ficar mais seco ainda.Tal item foi desenvolvido para tirar um pouco da oleosidade do cabelo, por isso se você faz esta retirada no cabelo seco, vai ter cabelos mais secos e bem mais fracos. Logo, respeitar o seu tipo de cabelo na compra de um xampu, é bem importante.

Xampu Dois em um Funciona?

Muitos homens optam pela praticidade do xampu 2 em 1: xampu e condicionador na mesma embalagem. Ele vai lavar sim os cabelos, mas vai fechar bem menos a cutícula do que se você estivesse usando os tradicionais dois produtos para lavar o cabelo. O condicionador tradicional também tem alguns mimos, como hidratante capilar, protetor solar e outras substâncias.

Vale só Lavar com Xampu no Cabelo?

Para ter cabelos bonitos você precisa dos dois: xampu e condicionador. O xampu vai deixar as cutículas capilares abertas, e assim seu cabelo vai ficar exposto a todo tipo de sujeira e poluição do ambiente, já com o condicionador não. Este produto, usado no final da lavagem, irá selar a cutícula, assim ela vai ficar mais protegida.Se não acredita é só fazer o teste: lave apenas com shampoo e passe dois dias com o cabelo assim. Você notar que será mais difícil para pentear os cabelos, pois ele vai ficar mais seco, e depois de dois dias, ao lavar, a água vai ficar bem mais suja.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.