Quais São Os Diferentes Tipos de Cabelo?

Cabelo não é tudo igual. Cada um tem uma particularidade, e por isso existem tantos tipos de shampoo de uma mesma marca e cada coleção lança ao menos seis embalagens diferentes. Cada tipo de cabelo exige um cuidado especial também, por isso é importante conhecer os diferentes tipos e assim tratar das particularidades de forma diferenciada e ter sempre cabelos lindos.

Tipos de Cabelo

Tipos de Cabelo

Os Diferentes Tipos de Cabelo Quanto A Fibra Capilar

Cabelos Normais

São o tipo mais comum de cabelo. Costumam receber este nome porque possuem níveis de maciez, brilho e volume na quantidade e qualidade consideradas ideais ou muito próximo a isso. São cabelos quando bem tratados brilhosos, lindos e sedosos e não costumam dar qualquer trabalho para cuidar.

Como cuidar: tais tipos de cabelo merecem um pouco mais de cuidado, mas não tanto. Basta usar produtos indicativos para este tipo de fibra capilar e ter os cuidados normais que teria com outros tipos de cabelo como hidratar toda semana ou ao menos a cada 15 dias, não abusar de creme para pentear, e outros. O importante é manter o cabelo equilibrado, como ele deve ser naturalmente.

Cabelos Oleosos

São assim chamados porque costumam ter oleosidade demais. A oleosidade é uma gordura produzida ao longo do cabelo para o proteger. Mas algumas pessoas simplesmente possuem oleosidade demais, que é bacana por um ponto: deixa os fios brilhosos. O ponto negativo de excesso de oleosidade é que esta deixa seu cabelo com aspecto de sujo quando não lavado todos os dias e as pessoas acabam por ficar com a seborreia  mais conhecida como caspa.

Como cuidar: O melhor para cuidar de cabelos oleosos é lavar ao menos a cada dois dias para retirar a sua oleosidade. Algumas pessoas devem sofrer um pouco com caspa, mas um shampoo próprio para este problema deve resolver. Deve-se evitar lavar com água quente os fios, pois esta estimula as glândulas sebáceas e causa o surgimento de mais e mais oleosidade nos cabelos. Tente também evitar secador e chapinha, que também ajudam seus fios a ficarem mais oleosos. Não abuse de chapéus e bonés para não aumentar a oleosidade na raiz.

Cabelos Secos

Enquanto oleosidade demais pode causar problemas, de menos também causa. Os cabelos secos surgem porque há uma deficiência na produção de gordura nos fios, que acaba os ressecando e causando problemas como falta de brilho e maciez, e também um aspecto não muito agradável, aumentando o volume também.

Como cuidar: cabelos secos precisam de mais hidratação que qualquer outro tipo de cabelo. É importante usar produtos de qualidade e lavar com um grande intervalo, ao menos a cada dois ou três dias ou seus fios devem ficar ainda mais secos. Lavagem em excesso irá retirar muito da oleosidade natural, gerando fios fracos e secos.

Cabelos Mistos

São um grande problema para as mulheres. Eles costumam ser oleosos na raiz e secos nas pontas, e por isso o tratamento é considerado confuso.

Como cuidar: existem duas formas de cuidar de cabelos mistos. Uma delas é lavando com produtos próprios para este tipo de cabelo. A outra é tendo um pouco mais de paciência e usando dois tipos de produtos: um para cabelos secos nas pontas e um para cabelos oleosos na raiz.

Cabelos Crespos

São cabelos com uma fibra capilar diferente. Ela é mais grossa, não é facilmente maleável e em contrapartida costuma ser mais resistente que as demais. Não forma cachos mas pode ser alisada com química ou uma escovação. São comumente encontradas em pessoas negras ou com descendência africana.

Como cuidar: é importante não abusar de relaxamentos e quimicas para alisar, pois estes fios parecem ser mais fortes mas podem se tornar tão ou mais frágeis que os demais tipos d fibra capilar se muita química for usada. Para ter cabelos crespos mais bonitos, tente sempre hidratar e usar reparador de pontas. Evite gel e fixador com álcool, que controlam o volume mais deixam os fios ressecados.

Os Diferentes Tipos de Cabelo Quanto Ao Modelo

Cabelos Ondulados

São fáceis de serem identificados porque não formam cachinhos desde o começo, mas sim pequenas ondas ao longo do comprimento. E quanto mais longo é o cabelo, mais ondulado ele é.

Como cuidar: Cabelos ondulados precisam de cuidado para evitar as pontas secas, mas no geral respondem bem a qualquer tipo de tratamento, até mesmo os químicos  São maleáveis, então você pode usar métodos simples para alisar como a touca de pano e chapinha mesmo sem a escovação, o que já ajuda a desgastar menos os fios.

Cabelos Cacheados

Este fios formam pequenos tubinhos ao longo do comprimento, os queridos cachinhos. No geral apresentam um problema com a secura nas pontas, pois a oleosidade enviada pela raiz do cabelo costuma demorar e ter dificuldade para chegar nas pontas e estas acabam ficando secas e sem vida.

Como cuidar: São bacanas de tratar porque são do tipo misto: raiz oleosa e seco nas pontas. Um reparador de pontas usado com moderação pode ajudar bastante a resolver o problema de forma simples e barata. Uma hidratação também é recomenda, bem como uso de produtos para ajudar a desenvolver os cachinhos se você vai optar pelo look natural, que anda bem na moda.

Cabelos Tratados Com Química Pertencem A Uma Categoria Diferenciada

Quando você vai a uma loja e vê as inscrições, pode notar que há uma categoria de produtos separada para cabelos tratados com química. Por que? Porque sua fibra capilar não é mais a mesma quando seus fios são tratados quimicamente. A partir de então seus cabelos começam a se tornar gastos, pois o processo químico tem o poder de causar diversos danos aos cabelos.

Quando usar uma química capilar nos fios, eles automaticamente vão deixar de ser comuns para se tornarem quimicamente tratados, e devem ser usados produtos para este fim. Tais itens são mais fortes e tem como finalidade repor nos fios seus hidratantes perdidos ao longo das químicas de forma mais potente e eficiente.

Cabelos Com Química

Cabelos Com Química

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.