A tintura para cabelo é um dos itens de beleza que mais movimenta a economia mundial, afinal o mercado da beleza é muito grande, principalmente no Brasil. O nosso país é um dos mercados que mais movimenta essa economia anualmente, ele está sempre no topo das listas de procura para procedimentos estéticos, busca de saúde, busca de um corpo ideal, entre outros.
Ainda devemos considerar o fato de que, mais do que todos os outros procedimentos que as pessoas fazem para melhorar alguma parte do corpo ou característica corporal, os cabelos são nossos cartões de visitas e conforme envelhecemos eles podem se tornar brancos. Esse é um dos maiores medos da população masculina e feminina, ter os seus cabelos brancos antes da hora, por isso as tintas de cabelo, aconteça o que acontecer elas não saem de moda.
Há muitas opções de marcas de tinturas para comprar, tanto nas linhas profissionais, quanto nas linhas de “faça você mesma”, mas a sua escolha é muito importante, uma vez que uma tinta de má qualidade pode danificar as suas madeixas, pode fazê-las cair, pode causar danos irreversíveis, então muitas vezes aqueles reais a mais que você paga por algo de qualidade, pode prevenir um gasto com recuperação capilar muito maior.
Inicialmente vamos dizer que existem basicamente 2 tipos de tintas para cabelo à venda nas lojas por aí, são elas a tinta permanente e a tintura não permanente. No caso da permanente ela tem uma fixação bem maior, além de uma durabilidade maior também, ou seja, ela cobrirá com certeza os cabelos brancos e durará mais tempo, o que lhe garante um espaço maior entre uma aplicação e outra, no entanto, os danos ao cabelo são bem maiores, principalmente por causa da lista de produtos químicos que contém, entre eles a amônia.
Agora vamos falar da tintura não permanente, esse tipo de tintura causa bem menos danos às suas madeixas, mas como consequência ela não tem a mesma duração da anterior, com isso a coloração vai desbotando a cada lavagem. Isso acontece porque os produtos químicos da tinta permanente agem abrindo a cutícula dos fios e penetrando dentro deles, enquanto que a tintura não permanente possui uma aplicação superficial, apenas na área externa do fio.
Melhores Tintas
Para descobrir quais são as melhores tintas, há algumas coisas que podemos nos atentar para chegar no resultado que procuramos e talvez a principal delas seja o fator hidratação. É muito importante que uma tintura capilar ofereça meios de hidratação, uma vez que a ação dela irá agredir os fios de cabelo e essa é uma forma de amenizar os seus efeitos. Além disso, com fatores hidratantes, as tinturas podem contribuir para aliviar os efeitos do ressecamento devido à rotina diária, como chuveiro quente, chapinha e secador de cabelos. Para saber se sua tintura também vai contribuir com a sua hidratação capilar, procure se ela informa na caixinha sobre ter algum tipo de óleo, um óleo muito em alta hoje é o argan, mas existe também a queratina, a ceramidas. etc.
Marcas
As marcas indicadas aqui, têm como base a preferência dos profissionais de salão de beleza, as listas de mais vendidas, e listas de indicação popular. Além disso, foi avalizado a composição da tinta e seus efeitos hidratantes sobre os cabelos. Vale lembrar que as indicações são de tinturas para se aplicar em casa, uma vez que as tintas usadas no salão normalmente não possuem hidratantes em sua fórmula, já que se subentende que esse processo será feito por lá.
- L’Oréal: Essa marca que é indicação de 9 entre 10 cabeleireiros não poderia ficar de fora, ela que possui uma tecnologia francesa de tintura, por causa das suas origens na França, contém não um, mas vários ingredientes hidratantes, além de ter uma boa fixação e boa durabilidade. Ela está sempre entre as marcas mais vendidas no Brasil. A mais usada popularmente é a sua linha Imédia Excellence. A média de preços é um pouco maior do que as outras, mas o resultado compensa, afinal mais vale um gasto maior aqui, do que um grande gasto com reparação depois, não é mesmo?
- Koleston Wella: Essa marca é uma das mais usadas no Brasil, mas ela não é brasileira e sim alemã. A Wella é uma das melhores marcas do mercado da beleza, no entanto, antigamente ela não possuía muitos agentes de proteção ao cabelo tingido, hoje a sua formulação conta com óleos hidratantes e até uma ampola extra de hidratação que acompanha a tintura. Sua formulação se modernizou e melhorou muito, hoje a linha é uma das mais vendidas e está entre as queridinhas do brasileiro.
- Niely Cor e Ton: Essa linha da Niely é a mais vendida no Brasil, quase todo ano está ela lá no topo de vendas, por esse motivo não podemos deixar ela de fora das nossas indicações, afinal essa marca brasileira de fato conquistou as suas consumidoras. Ela conta com um complexo hidratante que tem 4 agentes de hidratação, além disso um outro atrativo é o seu preço, que é bem competitivo, principalmente quando comparado às duas primeiras.
- Embelleze Maxton: A tintura dessa marca brasileira é uma das mais vendidas também no nosso país, mas não só aqui, para muitos países mundo a fora, afinal ela é uma linha reconhecida mundialmente pela sua qualidade. Ela possui uma tecnologia de proteção dos cabelos que é exclusiva da sua marca, além de um composto de óleos que faz com que ela seja uma tinta que hidrata e nutre enquanto tinge o seu cabelo. O seu preço também é um atrativo, porque assim como as outras marcas brasileiras ela não tem que pagar taxas de importação.
- Garnier Nutrisse: Essa linha como seu nome já diz, ela é uma linha que foca na nutrição dos cabelos enquanto fixa a sua tintura, por esse motivo ela é uma linha que causa menos danos aos seus fios. Ela tem uma textura em creme que contribui para que a aplicação seja feita de maneira mais simples.
- Herbatint: Por último vamos falar de uma linha mais natural do que as outras anteriores, ela tem como base algumas plantas e ervas, utilizando os seus extratos para a produção da tinta e para os seus efeitos hidratantes. Essa marca natural já eliminou alguns químicos de sua formula, tal como os parabenos. Um outro ponto para ela também é que não realiza testes em animais.
Agora que você já conhece mais sobre as opções de tinturas, é só escolher a que você gostou mais ou aquele que tem uma coloração mais próxima do que você procura e mãos à obra.