Pode Pintar em dia de Chuva?

Bom, claramente você já deve ter ouvido alguém te falar que não se deve pintar o cabelo em dia de chuva. Isso não tem a ver com superstição ou crenças. Mas sim com a explicação de que a tintura não será tão eficiente. Principalmente se você pretende descolorir antes. Veremos se isto é verdade ou não.

A ideia é que em dia de sol o cabelo fique mais claro, mas isso é verdade. O que influencia na qualidade da coloração ou descoloração é a qualidade do produto e da técnica de pintura.

Não há dia e hora certa para pintar ou descolorir o cabelo. Isso pode ser feito em qualquer momento, basta que seja feito da maneira correta. Bom, então é claro que iremos falar pra você as dicas para que você faça a coloração ou a descoloração do cabelo de maneira correta.

Dicas Para Pintar O Cabelo Em Casa

Teste de Mecha

Primeiro de tudo você sempre deverá realizar um teste de mecha. O teste de mecha significa que você irá pegar uma pequena mecha de cabelo escondida (perto da nuca) para realizar a técnica. Assim você garante que o produto vai agir conforme prometido e não vai te causar problemas com o resultado. Além disso, é importantíssimo fazer o teste para descobrir alergias. O teste de mecha também é muito útil para que você veja se a cor vai ficar como o esperado.

Escolha da Cor

Quando você vai tingir os cabelos em casa, você pode fazer isso com tintas de caixinha. Sempre irá ter ao lado a prévia de como a cor vai fica no seu cabelo. Caso você não encontre, você pode consultar na internet sobre o produto e lá você vai descobrir como a cor ficará no seu cabelo.

Quantidade de Produto

Quando você vai pintar o cabelo você deve antes prepara a tinta em um potinho com o pincel e usá-la inteira em pouco tempo. Caso falte tinta, você irá ficar com as mechas manchadas. Para isso, consulte um cabeleireiro para saber de quantas caixinhas você irá precisar. Normalmente para cabelos curtos uma caixinha é suficiente, para médio, duas e longos, três ou mais.

Lavagem dos Cabelos

Acredite ou não, para tingir os cabelos, a melhor forma é deixá-los bem sujos antes disso. Normalmente as pessoas lavam o cabelo antes de tingir e esse é um erro gravíssimo. Fique no mínimo 24h sem lavar os cabelos e deixe que a oleosidade proteja o couro cabeludo da tintura. Assim você evita alergias, manchas e outros problemas. Se a tinta usada for um tonalizante, aí sim você deverá lavar os cabelos, pois o resultado vai ficar melhor. De qualquer forma, sujos ou limpos, os cabelos devem estar molhados antes do tingimento, para facilitar o espalhamento do produto.

Antes de iniciar a tintura você pode preparar o contorno para não manchar, afinal de contas a tinta acaba escorrendo para a pele. Ninguém quer ficar com as nucas, a testa e as orelhas coloridas. Use gel de cabelo ou um creme hidratante na pele para proteger. Se mesmo assim ficar manchado, lave bem com sabonete esfoliante.

Aplicação de Tinta em Casa

Divida o cabelo em 4 partes iguais e prenda com presilhas. Se a tintura for apenas uma cobertura de raiz, use um pincel em boas condições para espalhar bem o produto. Cada uma dessas 4 partes deverá ser dividida novamente em outras partes de mechas finas e então o produto deverá ser aplicado na raiz com o pincel.

Se você irá colorir o cabelo todo, então o pincel deverá deslizar por todo o comprimento e você deverá usar as mãos (com luvas, sempre) para auxiliar no espalhamento da tinta.

Depois de finalizar, deixe agir pelo tempo determinado na embalagem. Nunca deixe tempo a mais ou a menos, pois poderá danificar os cabelos ou ficar com a cor diferente do esperado. É muito importante salientar aqui que os cabelos brancos e descoloridos respondem melhor à tintura, pois eles não tem cor para competir com a cor da tintura.

Logo após a aplicação, não lave os cabelos com água quente de maneira alguma. Nem use qualquer fonte térmica para secar os cabelos. Isso faz com que a duração da coloração seja diminuída. Você pode lavar os cabelos com água fria e fazer uma hidratação ou nutrição.

Técnicas de Coloração e Tratamento para Cabelos Tingidos ou Descoloridos

Banho de brilho: O banho de brilho é uma técnica nova, que é muito parecida com a hidratação, mas é indicada especialmente para cabelos tingidos. Normalmente é feito com um produto de hidratação e recuperação, juntamente com um tonalizante, dando um brilho enorme às madeixas.

Coloração permanente: A coloração permanente é uma técnica realizada em salões de beleza com uma coloração que dura mais tempo que o normal. Ela contém amônia e por isso muita gente não pode fazer, inclusive grávidas. Pode ser usada para clarear e escurecer, e mudar tons.

Cor fantasia: É muito simples pintar o cabelo de castanho, loiro ou preto, certo? Mas tente pintar seu cabelo de roxo, rosa, laranja, tons pastéis e coloridos. Com certeza de duas uma: ou vai ficar muito ressecado ou vai ficar com uma cor estranha. A cor fantasia é feita com tonalizante, normalmente depois de uma descoloração (para pegar melhor a cor).

Decapagem: a decapagem é uma técnica que tira os pigmentos naturais dos fios, como uma descoloração. A intenção normalmente é clarear, já que é muito difícil clarear os fios sem a ajuda de um descolorante. É menos agressiva do que a descoloração com água oxigenada.

Tonalizante: O tonalizante é um tipo de tinta que colore os fios, mas é muito menos agressivo para as madeixas. Claro que ele não tem um poder de cor tão forte, mas ele é indicado para quem tem fios finos e frágeis ou quem possui vontade de mudar pouco a cor do cabelo. Os tonalizantes podem conseguir um efeito muito bom se forem associados com uma técnica de descoloração anterior e uma hidratação depois. Entretanto ele sai mais rápido com as lavagens.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.