Hidratação Capilar
A hidratação capilar é uma técnica de tratamento dos fios que consiste em devolver e manter a água e os nutrientes do cabelo que vão sendo perdidos com o tempo. A correria do dia a dia nos obriga a expor o cabelo a situações estressantes e que causam o ressecamento dos fios. O sol, a água quente do chuveiro, o cloro da água, os produtos químicos, tinturas, colorações, descolorações, poluição, secador, chapinha, etc. Tudo isso causa problemas nos fios. E por isso é muito importante manter uma rotina de cuidados com os fios para que eles fiquem sempre saudáveis e bonitos!
Os dermatologistas explicam que a hidratação deve ser feita pelo menos uma vez por semana nos fios. O ideal é que ela seja feita com uma máscara específica, usada logo após o uso do shampoo. O shampoo abre as cutículas dos fios e, por isso, é ideal que as máscaras sejam aplicadas depois dele, assim serão melhor absorvidas. Depois de aplicadas a máscara, deve-se enxaguar muito bem e finalizar com o uso do condicionador.
Pode Usar Shampoo Depois Da Máscara De Hidratação?
Como já dito, o shampoo abre as cutículas dos fios para receberem o tratamento com a máscara. Se, depois de usar a máscara, o shampoo for aplicado novamente, as cutículas ficarão abertas e assim o cabelo poderá estar suscetível a perder a hidratação de acabou de receber.
Mas, se você sente que depois da máscara o seu cabelo fica pesado, você pode sim lavar novamente com shampoo. Entretanto, é aconselhável finalizar com o condicionador para fechar as cutículas e manter a hidratação nos fios.
Quais São os Benefícios Da Hidratação Do Cabelo?
A hidratação capilar, como já foi dito neste artigo, tem a principal função de repor a água e os nutrientes para os fios. Essas substâncias vão sendo perdidas com o dia a dia e as agressões que os cabelos são expostos, como a poluição, radiação, químicas, calor etc. Além disso, a hidratação capilar pode ajudar a recuperar e prevenir os fios de problemas, vejamos:
- – Evita pontas duplas
- – Combate o ressecamento dos fios
- – Revitaliza o cabelo danificado pela presença de química, como progressiva ou tintura
- – Diminui o frizz
- – Promove brilho e maciez aos fios
- – Deixa o cabelo mais maleável
Qual a Diferença Entre Hidratação, Nutrição E Reconstrução?
Muita gente acha que esses três tratamentos capilares são a mesma coisa. Entretanto são coisas totalmente diferentes. A hidratação tem uma função, a nutrição tem outra e a reconstrução tem oura. Os três tratamentos são tão importantes para os fios quanto lavar o cabelo! Entretanto a frequência com que devem ser feitos são diferentes. Isso é chamado de cronograma capilar.
O cronograma capilar é um planejamento mensal de tratamento capilar, dividido em hidratação, nutrição e reconstrução. A hidratação é sempre feita com maior frequência – duas vezes na semana. A nutrição e a reconstrução são feitas apenas uma vez na semana e não são todas as semanas. Se o cabelo está muito danificado, por exemplo, a reconstrução pode ser feita duas vezes por mês, se não estiver, apenas uma.
A diferença entre a hidratação, a nutrição e a reconstrução é a função. A hidratação tem a função de promover uma reposição de água e nutrientes para os fios crescerem brilhantes, fortes e saudáveis. A nutrição tem a função de dar mais maciez ao cabelo, repondo os lipídios dos fios, que são tão importantes quanto a água (o cabelo sem lipídios tende a ficar com a raiz oleosa, pois produz oleosidade em excesso, buscando compensar a falta interna). Já a reconstrução tem a função de repor a massa capilar, ou seja, as proteínas que vão sendo perdidas com as agressões.
Para reconhecer qual é a máscara que você está comprando, não confie na embalagem, pois pode estar escrito “hidratação” e conter ativos reconstrutores em sua composição. O correto é comprar a máscara específica para o que você deseja. As máscaras de nutrição, por exemplo, devem conter como ativos os óleos e manteigas em sua composição, como o óleo de coco, a manteiga de karité, etc. A máscara de reconstrução deve conter aminoácidos em sua composição. Vejamos abaixo quais são os compostos das máscaras de hidratação:
Ativos Hidratantes
- Ceramidas
- Glicerina
- D-pantenol (pró-vitamina B5)
- Derivados de silicone, como dimeticone, que fazem uma película protetora sobre os fios.
- Aloe Vera
Alimentos
- Babosa
- Vinagre de maçã
- Leite de coco
- Mel
- Iogurte
- Maionese
- Banana
- Morango
Dicas De Hidratação Para Cada Tipo De Cabelo:
Oleosos
– Use uma máscara de hidratação mais leve, como uma ampola
-Aplique o produto apenas no comprimento dos fios
-Lave o cabelo com um shampoo esfoliante antes de aplicar a máscara
-Faça hidratação uma vez por semana
Mistos
– Use uma máscara de hidratação indicada para cabelos com raiz oleosa e pontas secas – equilibrante
– Aplique o produto em todo o comprimento, sem aplicar na raiz
– Lave o couro cabeludo com um shampoo para cabelos oleosos e não esfregue as pontas dos fios, deixe apenas escorrer
– Faça uma vez por semana
Secos
– Use uma ampola ou uma máscara hidratante potente
– Aplique em todo o cabelo com abundância, evite o couro cabeludo
– Lave os cabelos com um shampoo sem sulfato
– Faça uma ou duas vezes por semana
Cabelos Muito Danificados E/ou Com Química
– Use uma máscara de hidratação capilar com ativos naturais e concentrada
– Aplique o produto em todo o cabelo espalhando por todas as mechas com a mão
– Deixe agir com uma touca térmica para agilizar a absorção dos ativos hidratantes
– Lave os cabelos com um creme de limpeza capilar
– Faça esse ritual toda semana, pelo menos duas vezes
Passo a Passo: Como Fazer Uma Hidratação De Cabelo Em Casa?
- Lave os cabelos com um shampoo livre de sulfatos e corantes.
- Seque com uma toalha, suavemente, sem esfregar, apenas apertando.
- Divida o cabelo em 4 mechas grandes e prenda.
- Aplique a máscara de hidratação nas mãos e vá espalhando por todo o comprimento dos fios em cada mecha.
- Deixe agir pelo tempo necessário especificado na embalagem. Se for uma máscara caseira, normalmente entre 10 e 20 minutos.
- Use uma touca térmica para ajudar.
- Enxágue com água morna até eliminar todo o produto e não deixar resíduos.
- Finalize com o uso do condicionador para fechar as cutículas.
- Seque com uma toalha e aplique um leave in ou protetor térmico (se for usar fonte de calor).