A escova progressiva não deu certo ou você não quer mais aderir ao visual sempre liso e intensamente sem cachos? O tratamento para os fios que você procura chama- se desprogressivação, bem procurado pelos motivos citados acima ou quem simplesmente não quer mais a química nos cabelos.
A desprogressivação é a escova progressiva ao contrário, por isso nas revistas e sites parece que as fotos foram colocadas no inverso. As meninas com cabelos lisos voltam a ser seus cachos, suas ondas e qualquer outro efeito que seu cabelo ao natural tinha. Com a moda dos fios ao natural, a desprogressivação também anda ficando bem em alta.
Por Que Fazer Desprogressivação?
Você deve estar se perguntando ou ao menos pensou que: por que fazer uma desprogressivação? Era só não ter feito a progressiva em primeiro ponto, não é mesmo? Mas na verdade não é bem assim que as coisas funcionam com os cabelos e seus tratamentos químicos. Como dizem no popular, há sempre ‘casos e casos’.
Quando se aplica uma escova progressiva nos cabelos, inteligente, de cristal ou seja qual for o método de alisamento forte e bem popular em salões de todo o mundo, os cabelos ficam lisos sim, mas nem sempre é como sonhamos. O liso intenso fica bacana e até se torna seu visual preferido, mas por um tempo. Uma hora ou outra você vai querer voltar a ter cabelos naturais e se livrar da dependência de escova progressiva, mas não consegue.
O grande mal dos alisamentos progressivos é que eles não permitem uma volta. Uma vez alisados, os fios jamais voltam a ser os mesmos a menos que você deixe crescer todo ou corte totalmente os cabelos. O que acontece então? Acaba-se criando um círculo de dependência da progressiva, pois nenhuma mulher tem paciência de deixar os fios crescer ao natural. E fica feio mesmo: a raiz fica cacheada e com volume e as pontas lisas.
E mesmo no crescimento os cabelos não voltam a ser o mesmo. O liso é diferente e o cacho não volta a ser o mesmo de quando seus cabelos não tinham progressiva, por isso gera um arrependimento. Eventualmente bate uma saudade depois dos fios alisados de ter o visual como era antes, não é mesmo? Normal, todo mundo sente.
A desprogressivação também é indicada para mulheres que querem se livrar de qualquer tipo de química no cabelo. Ela deixa o cabelo praticamente virgem de novo, tirando progressivas, alisamentos, tinturas, relaxamentos e qualquer outro método que você não queira mais fazer. É uma possibilidade de remover o resultado por um arrependimento, se você não curtiu seu novo visual.
O tratamento capilar de desprogressivação é indicado ainda em quem não teve o resultado esperado. Como a química é forte e varia de acordo com a fibra capilar, nem sempre a progressiva exibe os mesmos resultados em todo mundo. Uns fios podem não ficar completamente lisos ou ainda bem distante do esperado. Pode ainda haver queda e outros problemas nos cabelos que não deixem o visual nada agradável. Para remover tudo e voltar ao zero, a desprogressivação é o método indicado.
Quem Precisa de Uma Desprogressivação?
Em teoria basta querer, mas há casos em que há uma necessidade. Os profissionais de beleza vão avaliar com câmera de aumento o estado de sua fibra capilar, por isso o tratamento pode ser motivado por vontade própria, mas também pode ser necessário. Quando a fibra capilar já está em estado gritante de pedir ajuda para remover a progressiva, fazer este tratamento é mais que indicado.
Como Funciona a Desprogressivação
Ironicamente, a desprogressivação é feita por etapas, assim como a progressiva. Não dá para remover toda a química de uma vez, por isso você pode precisar ir algumas vezes no salão de beleza. Mas você já não ia a cada três meses reforçar a progressiva? Dá quase no mesmo, não? E por ser um processo extremamente complexo, não dá para fazer em casa também.
O processo é feito por etapas, sendo a primeira a desintoxicação do cabelo. Deve-se para isso usar shampoos voltados para o problema, com extratos naturais e serem aplicados em salão de beleza. Isso ajuda a tirar os itens negativos de sua progressiva dos fios, lavando e até mesmo evitando caspa. Alguns problemas comuns como queda de cabelo e quebra podem sumir já nessa etapa.
Todos os produtos usados em uma desprogressivação não de substratos naturais. Não teria lógica usar produtos com química para remover a química, não é mesmo? Por isso é usado tudo com substrato natural, para evitar agredir mais uma vez os cabelos já bem agredidos pelo uso de seus produtos no dia a dia, bem comum.
Usados shampoos e condicionadores desintoxicantes, parte-se para o tratamento com condicionamento dos fios. Entram ai as cauterizações, hidratações e ainda partindo para desintoxicar o cabelo e remover a progressiva por completo. Por isso demora e deve ser feito por um profissional, que pode garantir o resultado.
A quantidade de idas ao salão de beleza e de tratamentos necessários para remover a progressiva toda varia de cabelo para cabelo. Na mesma medida em que se está movendo os produtos, há também um tratamento de regeneração capilar, por isso o tempo varia ainda mais. Quanto mais química e mau tratados os cabelos estiverem, mais tempo será necessário para corrigir o problema.
O Preço da Desprogressivação
Como todo tratamento capilar, varia sempre de acordo com o comprimento do cabelo e volume. No geral fica pelo mesmo preço de uma escova progressiva com alguns acréscimos, dependendo da cidade e região.
O custo do tratamento pode ser completo ou ainda se cobrar por cada método usado, como cada hidratação e cada lavagem capilar. O valor cobra varia de acordo com a necessidade do cabelo também, podendo ser barato se você fez apenas uma progressiva e está com os fios bem nutridos, por exemplo.
Boa noite! Vocês podem mê indicar algum produto, marca etc?
Qual marca de produto vocês me indicam?