Mitos e Verdades Sobre a Progressiva

Muitas mulheres gostam de cuidar da beleza e um dos principais focos delas é o cabelo. Em geral o público feminino prefere as madeixas com menos volume e mais lisos, quem não tem fios assim recorre a procedimentos como a escova progressiva, por exemplo. Trata-se de um procedimento de beleza utilizado em larga escala nos últimos anos.

Porém, depois de problemas com o Formol (um dos principais componentes das escovas progressivas por anos) as mulheres passaram a se sentir mais apreensivas quando vão a um salão de beleza. Além disso, mesmo sendo um procedimento bastante utilizado ainda existem mitos bastante difundidos sobre a progressiva.

A Saúde E a Escova Progressiva

São diversos os casos de mulheres que prejudicaram a saúde na busca pelo cabelo dos sonhos. Dentre os casos mais graves estão aquelas que tiveram quedas dos fios em grande escala, queimaduras no couro cabeludo e até mesmo outras que faleceram devido a exposição e componentes tóxicos.

Progressiva

Progressiva

Ainda assim existe uma grande quantidade de pessoas que estão satisfeitas com os resultados da sua progressiva e que nos fazem pensar como é possível utilizar esse procedimento para ter fios mais lisos e preservar a saúde.

Para te ajudar a compreender melhor esse procedimento elaboramos um texto sobre os mitos e as verdades sobre a escova progressiva. Leia com atenção e não deixe mais que a falta de informação prejudique a sua saúde na busca pelo liso perfeito.

Os Mitos e as Verdades Sobre a Escova Progressiva

Mitos

Somente o Formol Pode Alisar os Cabelos Numa Progressiva

Mito. Atualmente, é possível utilizar inúmeros princípios ativos que substituem o formol como, por exemplo, os silicones que foram evoluindo com o tempo. Dessa forma é possível conseguir deixar os fios lisos e com menos volume (da mesma forma que ficariam com o formol), mas utilizando ativos que não agridem o couro cabeludo. Não é necessário arriscar a sua saúde para ter um cabelo bonito.

Um exemplo de ativo que está sendo largamente utilizado para alisar as madeixas é o Stylize que atua repelindo a água e assim aumenta a duração das escovas e deixa os seus fios lisos por mais tempo.

Todas as Escovas Progressivas Danificam o Cabelo

Mito. Além dos novos ativos não agredirem a sua saúde também não agridem os fios, sendo assim escovas com base de silicone, por exemplo, podem ser uma excelente opção. Porém, é importante tomar o cuidado de fazer o teste alérgico antes de utilizar a técnica.

Cabelos Tingidos Não Podem Passar Pela Progressiva

Mito. Todo e qualquer tipo de cabelo pode passar por uma progressiva, até mesmo os descoloridos. O principal cuidado deve ser em relação as reações químicas que podem acontecer entre as tinturas e os ativos da progressiva.

É importante sempre contar com a orientação de um profissional que conheça os ativos e saiba quais deles não podem ser usados juntos. Alguns ativos não funcionam bem juntos e por isso existem casos de mulheres que tinham uma determinada química nos fios e passaram por uma tragédia capilar (queda, queima, entre outros) devido à mistura das químicas divergentes.

Escova Progressiva Nunca é Um Procedimento Saudável Para o Cabelo

Mito. Em algumas situações pode ser que a técnica ajude a esconder um dano pré-existente nas madeixas. Atualmente, a escova progressiva é bastante usada para fazer o tratamento e melhoria do aspecto danificado os fios. Aliás, essa melhoria pode acontecer tanto no sentido visual como no sensorial.

Após Fazer a Progressiva é Necessário Ficar Três Dias Sem Lavar o Cabelo

Mito. Um dos principais mitos em relação a escova progressiva, saiba que independente da marca e dos ativos do produto depois que o processo é finalizado (com os cabelos frios) já é possível lavar as madeixas. Não se trata do tempo em que o produto fica no seu cabelo, mas sim se o selamento foi feito corretamente com o uso da prancha.

Verdades

Existem Escovas Inteligentes

Verdade. As chamadas escovas inteligentes como a de carbocisteína, por exemplo, apesar de também enfraquecer as ligações químicas de enxofre do cabelo, se mostram bem menos danosas para as madeixas.

A escolha desse tipo de escova é inteligente porque elas não causam danos irreparáveis aos fios. Porém, vale dizer que pelo fato de serem bem menos agressivos para os fios essas escovas inteligentes também tem uma duração bem menor que as demais.

Saiba Mais

Saiba Mais

O Produto da Progressiva Não Pode Encostar no Couro Cabeludo

Verdade. Não se deve encostar o produto da progressiva na raiz do cabelo, porém, se inevitavelmente acontecer em alguns pontos você vai sentir como se tivesse um pouco de caspa nas madeixas uma vez que esse produto fica grudado no couro cabeludo e depois vai saindo aos poucos.

Como os produtos utilizados para fazer progressiva costumam ser bastante agressivos não se recomenda que fiquem em contato com o couro cabeludo diretamente.

Progressiva Desbota a Cor dos Fios

Verdade. Claro que somente no caso de quem usa tintura, quem nunca pintou as madeixas pode ficar com a sensação de que os cabelos ficaram um pouco mais claros antes de retirar o produto da progressiva.

Depois de enxaguar bem os fios você perceberá que as madeixas continuam da mesma cor. Vale ressaltar a importância de contar com um profissional para te auxiliar nesse procedimento para que não haja complicações entre a sua tintura e a progressiva.

Meio Termo

Não é Necessário Mais Escovar o Cabelo Após a Progresiva

Meio Termo. Algumas progressivas são “ativadas” com o calor, sendo assim é necessário que você seque os fios com a ajuda do secador para que ele volte a ficar liso. Uma dica é fazer essa escova de cima para baixo para evitar que os fios fiquem armados.

Retoque da Progressiva Deve Ser Feito de Três em Três Meses

Meio Termo. Na verdade depende muito mais do tipo natural do seu cabelo, por exemplo, quem tem o cabelo não muito cacheado e faz uma boa selagem depois de um mês e meio pode ficar com as madeixas tranquilamente lisas por mais tempo. Já quem tem os fios mais volumosos vai sentir que quando se está chegando a marca de três meses eles já começaram a perder o efeito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.