Alisar os cabelos é um dos processos mais comuns em salão de beleza hoje em dia. As pessoas estão cada vez mais aderindo aos métodos de alisamento para se livrar dos cachinhos, dos cabelos crespos ou para ter os fios que sempre sonharam. É uma boa pedida para quem quer ter cabelos lisos mas infelizmente a natureza não os beneficiou com tal tipo de fibra capilar.
Existem diversos métodos hoje para alisamento para cabelos, tanto com química como sem. O melhor é avaliar um a um para escolher o melhor método que se adapta a seu tipo de cabelo. Antes de fazer uma escolha concreta, peça uma consulta a seu profissional de beleza de confiança e leia algumas opções a seguir.
http://www.youtube.com/watch?v=2DIimnIpPKQ
Escovação Com Secador de Cabelo
Este é o método mais antigo de alisar cabelos. Está no Brasil há anos e é oferecido tanto em salões de beleza como usado em casa. Consiste no uso do secador e uma escova para ir moldando os fios lisos ainda molhados. É simples, prático e não usa química. Contudo, é temporário: assim que você lavar os cabelos irá sair.
http://www.youtube.com/watch?v=447305dsckg
A frequência da escovação é o que fazem muitas pessoas fugirem do método. Para manter os cabelos lisos todos os dias é preciso escovar ao menos duas vezes por semana ou semanalmente e manter os fios sujos. Não é nutricional para a raiz que acumula sujeira, podendo surgir a seborreia, as terríveis caspas. Com a continuidade da lavagem semanal os fios podem ficar fracos, sem vida e podem surgir outros problemas como queda, cabelos quebradiços e sem vida com tanta alta temperatura. Quem escova os cabelos deve ao menos dá um descanso mensal de alguns dias deixando os fios naturais.
É preciso ter cuidados também com a hidratação do cabelo. A alta temperatura é nociva aos fios em diversos pontos e por isso é recomendado que se hidrate os cabelos semanalmente. Usar produtos para proteção térmica da fibra capilar também é uma boa pedida.
Touca de Grampos
Quem possui os cabelos cacheados e quer alisar mas sem química possui na touca de grampos um método antigo e prático. Com os cabelos não secos completamente é só rodear o fio sempre para um lado, prendendo com um grampo. Use um pente para ajudar a deixar os fios moldados e faça um pequeno círculo. Prenda com uma touca para cabelo que é feita do mesmo tecido de meia calça e vendida em supermercados ou lojas de produtos para beleza.
A touca de grampos também é um método temporário. Ao lavar, os fios voltam a ser cacheados novamente. Contudo, não usa química e por isso é considerado um dos métodos mais saudáveis para alisar os fios, e eficientes. É dos tempos da vovó mas ainda funciona e muita gente usa a touca de grampos para manter uma escovação antes de uma festa. É só fazer com os cabelos escovados e soltar minutos antes da festa.
Não se recomenda dormir com os grampos na cabeça. Eles marcam a cabeça e podem causar dor, bem como alguns outros incômodos como marcas das ondas dos grampos para cabelo no seu penteado. Também não deve ser feito com o cabelo molhado, apenas umedecido para ajudar a retirar os fios. Você está impedindo que o cacho se forme, por isso funciona.
Prancha Alisadora
A conhecida pranchinha é uma febre no Brasil. É mais simples que uma escovação e pode ser feito em casa sem qualquer problema. Para fazer é só dividir os cabelos em mechas e passar a prancha ao menos três vezes por mechas.
Assim que o produto chegou ao Brasil haviam muitas falhas. As pranchas de metal deixavam o cabelo mais seco e agrediam bastante a fibra capilar. Hoje o problema foi quase resolvido. Existem pranchas de cerâmica que são menos agressivas e com íons positivos e negativos, que ajudam a fechar as cutículas dos cabelos e acabam por ajudar os fios a se reestruturar. Escolhendo a prancha corretamente, os cabelos podem ficar até mais bonitos. Contudo, deve haver também um intervalo entre uma alisada e outra semanal de ao menos um dia para deixar os fios respirarem.
Escova Progressiva
A progressiva chegou ao Brasil em 2008 e se tornou um dos métodos mais populares de alisar o cabelo. De fato ela foi revolucionária: promove o alisamento dos cabelos todos os dias, permanentemente, e só precisa ir ao salão de beleza uma vez a cada três meses. Contudo, dependendo do cumprimento do cabelo a visita pode durar mais de três horas. Mas pode lavar que o fio vai continuar liso sem qualquer problema.
O método da escova progressiva é, como o nome informa, progressivo. Na primeira aplicação os cabelos já vão ficar lisos, mas quanto mais melhor. O resultado após a quinta ou sexta escova progressiva vai deixar os fios muito mais lisos que apenas uma. Quanto mais, melhor!
É um método de alisamento que envolve um alto investimento porque são usados produtos caros, bem como uma grande mão de obra. A profissional irá lavar os cabelos com shampoo anti resíduo, aplicar o produto, alisar com escovação e passar a chapinha ou prancha alisadora. O produto pode ser tirado na hora, mas pode ficar algum tempo nos cabelos de em média três dias. Durante este período os fios não podem ser presos, pois o produto ainda está agindo e podem surgir marcas nos cabelos.
Existem diversos tipos de escova progressiva, algumas mais agressivas e outras menos agressivas. A grande polêmica do método é que na primeira leva de produtos usava formol, produto usado para preservar pele humana e empalhar animais. Tóxico e agressivo, causou diversos problemas de intoxicação e muitas ressalvas porque alguns profissionais estavam fazendo a mistura em casa. Por algum tempo foi proibido.
Em sua maior parte os problemas com a escova progressiva foram resolvidos. Hoje em dia os métodos são mais lights e existem mais de 20 ativos como alternativa para o formol. Algumas tratam os fios enquanto alisam, caso da escova com carbocisteína, a escova marroquina que também é uma variação da escova progressiva. Existe a escova de chocolate, de cristal, dentre muitas outras.