Hidratação para Cabelo

No verão, você diz que seus cabelos estão secos por causa do sol e do calor. No inverno, você acha que, talvez, o frio e o vento são os culpados. A verdade, é que estas características podem mesmo interferir na textura dos fios, mas quando eles já estão ressecados.

Portanto, é possível passar por todas as estações do ano com os cabelos bonitos e hidratados, basta ter os cuidados certos. Confira, a seguir, dicas de como entender melhor o ressecamento dos fios e combatê-lo.

Por Que os Cabelos Ficam Ressecados?

Existem duas razões básicas pelas quais os cabelos ficam secos. Uma delas é que o couro cabeludo não produz óleo natural suficiente para hidratar os fios. Isso pode ser hereditário, ou pode ser algo que acontece ao longo do tempo, porque, à medida em que envelhecemos, a taxa de produção de óleo do corpo naturalmente diminui, causando o ressecamento da pele e, claro, dos cabelos também.

Há também os casos em que a estrutura do cabelo não está conseguindo reter a umidade natural. Um fio é composto por três segmentos principais: No centro está a medula ou núcleo, que é a estrutura de apoio; Em volta da medula está o córtex, que forma a camada do meio. É ele o responsável por dar forma, resistência e elasticidade aos fios; Por fim, sob o córtex está a cutícula.

Pense nas cutículas dos fios como se fosse um telhado, que é formado por meio da sobreposição de telhas. Quando as “telhas” estão coladas umas as outras, o cabelo se mostra brilhante, já que elas impedem que a umidade natural escape. Por outro lado, quando elas estão frouxas, os fios ficam ressecados, já que é mais fácil que o óleo natural escape da estrutura interna.

Como Tratar o Ressecamento dos Cabelos

Confira algumas razões que podem levar ao ressecamento dos fios e como tratar.

Altas Temperaturas

O secador de cabelo, a chapinha e o babyliss são capazes de criar penteados incríveis. Por outro lado, eles também são responsáveis por grande parte dos casos de fios ressecados. As temperaturas elevadas retiram a umidade natural dos fios, especialmente no caso da chapinha e do babyliss, que entram em contacto direto com os fios.

Como Resolver?

1 – Use um produto capilar com proteção térmica antes de expor os fios a temperaturas mais altas. Estes produtos criam uma barreira entre o fio de cabelo e o calor de secadores e outros aparelhos, protegendo-o.

2 – Opte por aparelhos iônicos. Quando eles entram em contato com os cabelos, os íons negativos entram em ação, permitindo que as moléculas de água penetrem profundamente no cabelo, deixando-o hidratado e sem frizz.

3 – Regule os aparelhos e coloque na temperatura mais baixa possível. Se o seu cabelo já está seco, selecione uma configuração mais baixa. Com isso os fios irão sofrer menos danos.

4 – Faça pausas no uso aparelhos de calor. Se você tem o costume de utilizar qualquer tipo de aparelho de calor nos cabelos com frequência, comece a fazer pausar de um dia ou mais. Busque novas formas de arrumar os cabelos, fazendo tranças, coques ou mesmo utilizando produtos para valorizar as características naturais dos fios.

Lavagem dos Cabelos

A lavagem com produtos inadequados ou em excesso pode acabar retirando a oleosidade natural dos cabelos.

Como Resolver?

1 – Escolha um shampoo específico para cabelos secos. Eles, geralmente, são mais cremosos e podem conter ingredientes como aloe vera ou óleos vegetais em sua formulação que ajudam o cabelo seco a reter umidade.

2 – Não use shampoo todos os dias. Se o seu cabelo está seco, pode não ser necessário aplicar shampoo todos os dias. Faça pausas de um ou dois dias na lavagem e deixe o couro cabeludo ter tempo de produzir mais óleo e, assim, hidratar os fios naturalmente. Para evitar a aparência oleosa nos dias em que não for lavar os fios, tente aplicar um shampoo a seco em suas raízes para absorver o excesso de óleo.

Exposição ao Sol, Vento, Cloro, etc.

Todos os dias os cabelos são expostos ao sol, vento, poluição… No verão muitas pessoas vão para a praia e piscinas, e, com isso, há também a exposição ao cloro e água salgada. Não podemos evitar este contato, mas existem algumas medidas que podem ajudar a proteger os fios nessas ocasiões.

Como Resolver?

1 – Usar um chapéu ou lenço sobre seu cabelo. Quando você está no sol ou em condições ambientais adversas, os raios UV podem deixar os seus fios ressecados, além de alterar também a sua cor. Usar um acessório para proteger irá ajudar a manter o seu cabelo saudável.

2 – Aplique um produto com proteção UV nos seus cabelos antes de ir para a praia, piscina ou mesmo praticar um esporte sob o sol. Além da pele, os cabelos também precisam de proteção.

3 – No caso do contato com água com cloro ou sal, é interessante aplicar um creme mais espesso ou um óleo de tratamento, e, se possível, cobri-lo com uma touca de natação. Isso irá evitar que as substâncias da água prejudiquem a saúde dos fios.

4 – Intensifique sua rotina de hidratação nas épocas mais frias. No inverno, use um condicionador mais potente e faça também um tratamento de hidratação profunda pelo menos uma vez por semana nesta época do ano.

Tratamentos Com Química

Hoje em dia, muitas mulheres recorrem aos tratamentos capilares com química para alterar a cor e a textura dos fios. Porém, eles podem acabar danificando os fios.

Como Resolver?

1 – Considere utilizar opções de coloração sem amônia. Fale com o seu cabeleireiro sobre essas opções. Elas são mais suaves e melhores para cabelos secos.

2 – Converse com o seu cabeleireiro sobre opções como luzes e mechas ao invés de tingir os fios por completo. Assim, com apenas algumas partes entrando em contato com a química, ficará mais fácil manter os cabelos hidratados.

3 – Busque por opções de alisamento mais naturais e que não agridam os fios.

Seu cabelo está seco, sem brilho, muitas pontas duplas, sem vida? A solução é fácil, opte pela hidratação feita em salões de beleza. Faça pelo menos uma hidratação de quinze em quinze dias, assim você terá um cabelo macio e com brilho. Os preços variam de quarenta reais e pode chegar a cento e vinte. São diversos tipos, hidratação comum que é para todos os cabelos, o choque de queratina que é indicado para cabelo que já sofreu com muita química e possui pontas duplas.

Existem outros tipos também como a cauterização e reconstrução capilar. A cauterização é indicada para cabelos com escamas abertas e endurecidos, a dica é fazer de cinquenta em cinquenta dias, já a reconstrução capilar é para cabelos muito judiados com uso extremo de químicas, exposição diária ao sol e produtos como o cloro. Esse método deixa o cabelo brilhante e é indicado fazer de quarenta em quarenta dias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.