Faz Mal Dormir Com o Cabelo Molhado

Algumas “regras” sobre cabelos são questionadas, se são mitos ou verdades. Algumas delas até podem ser mesmo, como por exemplo, que não é bom que a mulher lave os cabelos quando está menstruada, porém, outras são verdades. Dormir com o cabelo molhado faz mal é uma verdade. Sim, você não deve fazer isso pois fará mal a saúde dos seus fios e do couro cabeludo.

Por Que Dormir Com Cabelo Molhado Faz Mal?

A explicação é bem simples para entendermos o motivo de fazer mal a saúde capilar dormir com os cabelos molhados. O problema está na retenção de água que o nosso cabeludo faz, um processo natural do organismo. Porém, toda essa água ajuda na proliferação de bactérias e fungos e obviamente, nem um e nem outro fazem bem a saúde dos fios, pelo contrário.

O resultado desse “ataque” de fungos e bactérias são problemas como queda dos cabelos, fios quebradiços e madeixas oleosas.

Os cabelos molhados durante o sono demoram ainda mais para secar, pois neste momento, o metabolismo está mais lento. Solto ou preso não importa, vai demorar a secar e vai ajudar na proliferação de fungos e bactérias.

Um outro problema em relação aos fios que pode causar os mesmos transtornos é o molhar os cabelos sem lavá-los. Isso enfraquecerá os seus cabelos, além de desidratá-los.

A Frequência Ideal Para Lavar os Cabelos

Não é verdade que você não pode lavar os cabelos todos os dias. Pode sim. Porém, esse tipo de lavagem é mais indicado para quem tem problemas de alopecia androgenética (couro cabeludo com uma grande produção de sebo) e de queda de cabelos.

Ressaltando que os cabelos que são tratados com algum tipo de química também ficam mais sensíveis e neste caso, não é recomendado lavar as madeixas todos os dias. Alternando, um dia sim outro não é mais recomendado. No máximo, com dois dias de intervalo entre uma lavagem e outra.

Lavar os Cabelos Que Foram Tratados Com Química

Não importa qual o tipo de química foi usada, de coloração a descoloração, que são as que provocam oxidação ou alisamentos, relaxamentos e progressivas, que fazem redução, todos devem ganhar uma ótima hidratação.

A cada vez que um cabelo que recebeu qualquer tipo de química for lavado, em seguida, ele deve er muito bem hidratado. A frequência da hidratação será de acordo com o estado do cabelo.

Atenção ao Tipo de Shampoo Utilizado

Existe sim, um motivo para que os shampoos sejam diferentes uns dos outros e não acredite que “é tudo a mesma coisa”. Além disso, não é somente escolher o shampoo certo para o seu tipo de cabelo, mas saber a quantidade ideal na hora de usá-lo.

Quando os cabelos são mais finos e ralos, por exemplo, eles precisam que a quantidade de shampoo seja menor, enquanto os cabelos, cujo couro cabeludo é oleoso, devem receber duas aplicações do produto. Só assim que você conseguirá retirar a oleosidade.

Se você observar quando vai lavar os cabelos, a primeira aplicação do shampoo faz pouco espuma e no caso dos cabelos oleosos tem que ser assim mesmo. A primeira com bem pouca espuma e caprichar na segunda. Somente depois é que se deve aplicar o condicionador.

É bom destacar que o shampoo deve ser trocado a cada determinado período, o mesmo serve para o condicionador. Os produtos com um tempo, às vezes basta um mês, deixam de ser eficazes para os seus fios. O ideal é intercarlar produtos.

Outro detalhe que influencia enquanto os fios ficarão limpos e hidratados é que situação o cabelo está e a química que foi usada nele.

Cuidados na Hora da Hidratação

O produto de hidratação, assim como o condicionador não podem ser aplicados próximo ao couro cabeludo. É necessário deixar alguns centímetros de distância entre um e outro.

Para ativar a renovação celuluar é necessário usar produtos especificamente para isso e sob a orientação de um profissional.

Cuidado quando usar produtos que possuam ativos esfoliantes, eles podem deixar o seu couro cabeludo com lesões.

A massagem no couro cabeludo para ativar a circulação funciona, porém, deve ser feita em determinado horário e tempo e por um profissional treinado. Porém, não é recomendada para pessoas com o couro cabeludo muito oleoso. Pois a massagem pode estimular a glândula que produz o sebo, fabricá-lo ainda mais.

Alguns Cuidados Básicos Com os Fios

1- Escolher o shampoo correto para o seu caso: não serve qualquer shampoo, nem o mais barato e nem o que foi o “máximo” para sua amiga. Ele será aplicado no seu couro cabeludo e deve ser para começar indicado para o seu tipo de cabelo.

2- Nada de deixar “restos” nos cabelos: os fios devem ser limpos e depois todo o produto deve ser retirado, perfeitamente, sem deixar absolutamente nada. Tudo o que sobra nos fios resulta em prejuízo para a força dos cabelos, que ficam pesados.

3- A máscara deve ser usada na medida certa: não ainda colocar mais produto achando que o resultado será melhor. O que faz de uma hidratação potente é usar a quantidade certa, o produto certo e no tempo certo. Muita quantidade pode ser nociva e o cabelo terminará oleoso e pesado.

4- Caprichar na hora de fazer o enxague dos fios: se você fez tudo certinho, lavou com o shampoo apropriado para o seu tipo de cabelo, colocou o produto na medida certa, massageou, retirou tudo sem deixar nenhum resquício, aplicou o condicionador longe do couro cabeludo, massageou os fios e na hora de tirar, resolveu deixar um pouco do produto, trabalho perdido. Água muita água, até retirar todo o produto, completamente.

Somente produtos que são indicados para aplicar e deixar nos fios é que não precisam enxaguar. Engana-se quem pensa que deixar condicionador fará com que os fios fiquem mais macios. Na verdade, deixarão os cabelos com a aparência mais pesada, sem brilho.

Agora que você já tem as dicas básicas para cuidar dos cabelos, é só ter os produtos certos e já sabe, nada de ir dormir com os cabelos molhados, pois faz mal sim para o seu couro cabeludo.

Afinal de contas, dormir com os cabelos molhados faz mal ou não? Com certeza, você já ouviu dizer que ir para a cama com as madeixas molhadas pode provocar o apodrecimento dos fios, né? Mas, a pergunta é, se trata de um mito ou é cientificamente comprovado? E nós vamos acabar de vez com as dúvidas das nossas leitoras.

Segundo especialistas em tratamentos de cabelos, dormir com os cabelos molhados não faz apodrecer os fios, a afirmação não passa de um mito.

O que não faz da ação um ato saudável para as madeixas, uma vez que quando os fios estão molhados, eles também estão mais frágeis e o atrito com a fronha pode provocar danos. Sem falar que dormir com os cabelos molhados pode resultar num resfriado.

Os especialistas alertam que o cabelo, como qualquer outra parte do corpo, precisa respirar, e isso só acontece depois que ele está seco. Se você vai dormir com as madeixas molhadas, elas levarão mais tempo para secar, vão ficar abafadas e depois quebrarão mais facilmente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.