Erros no Alisamento dos Cabelos

Os problemas acontecidos com o alisamento errado dos cabelos podem causar desde uma simples opacidade, até a queda total dos mesmos. Por isso, para evitar ao máximo os problemas causados por tratamentos ruins, veja abaixo alguns erros que podem ser evitados.

Erros Que Devem Ser Evitados no Alisamento dos Cabelos

Todos sabemos que alguma as mulheres entendem que é de grande importância cuidar dos cabelos para se conseguir ter um visual mais elegante e bonito. Porém, ainda assim, em grande parte das vezes acabamos errando nos cuidados dos cabelos e cometemos uma enormidade de erros que podem vir a prejudicar para sempre a saúde dos cabelos.

Dicas Para Evitar os Problemas com Alisamento

Não use o condicionador na raiz: É importante que os condicionadores usados para melhorar a textura do cabelo não sejam nunca passados na raiz dos fios, já que isso poderá aumentar consideravelmente a oleosidade dos mesmos, e consequentemente a umidade no couro cabeludo, isto ainda poderá ocasionar o aparecimento da caspa e gerar dificuldades para os folículos capilares. Quando o cabelo já possui propriedade oleosa o problema ainda pode ser tido como mais grave.

Os condicionadores, de maneira geral, são de excelente ajuda para os cabelos, mas ainda assim não se deve deixar resíduos nos fios após a lavagem, até porque quando isso ocorre, as escamas dos cabelos se abrem e o mesmo se torna mais elástico e por isso ocorre a queda dos fios.

A hidratação: Fazer uma hidratação boa nos fios de tempos em tempos é importantíssimo, mesmo aqueles que possuem os fios oleosos não devem deixar a hidratação de lado, mas fazer o procedimento com produtos que sejam específicos para cada tipo de cabelo.

Se você pretende pintar os cabelos, ou já usou química e alisou, é um grande problema não fazer a hidratação. Através do processo de hidratação os fios recuperam seu brilho e conservam um aspecto mais saudável, tornando-se mais macios, bonitos, e especialmente nutridos.

Procure Evitar as Químicas

Se seu cabelo passou recentemente por processos de alisamento ou relaxamento e até mesmo alguma coloração, não use químicas, prefira algo que não contenha a amônia em sua composição. Fazer uma química sobre a outra pode ser algo fatal para os fios, já que a raiz e as pontas podem ficar totalmente estragadas.

Passos Importantes a Se Fazer Antes e Depois de Alisar os Cabelos

  1. Quando se pretende alisar os fios é preciso que se conte francamente ao cabeleireiro todos os tratamentos químicos que foram feitos nas madeixas nos últimos dois anos. Isso é de vital importância, já que determinadas substâncias são muito incompatíveis e, em razão disso, deixam a fibra capilar ainda mais fragilizada. Além do mais, quanto mais cansado de tratamentos químicos os cabelos estiverem, mais sensibilizado eles ficarão após o alisamento.
  2. Antes de se deixar levar pelo impulso do alisamento, tenha a certeza de que seu cabeleireiro domina a arte, especialmente entenda bem sobre a fibra capilar, os produtos que serão usados durante o procedimento e as técnicas usadas na aplicação. De acordo com especialistas, sem que o profissional tenha esse conhecimento não é possível avaliar a resistência dos fios e o melhor produto alisante para o tipo de cabelo e se existe necessidade de fazer um tratamento capilar ou ainda proporcionar um grande intervalo antes de passar qualquer tipo de química.
  3. Sempre leia o rótulo do produto que será aplicado em seu cabelo. Além disso, é importante frisar que o formol possui diversos nomes, como formaldeído, aldeído metílico, formalina, metanal, e óxido metileno. Caso tenha algum tipo de dúvida, procure saber se o produto está incluso no registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária através do site www.anvisa.gov.br, assim saberá se o mesmo está apto à utilização. Também é recomendada a escolha de marcas de produtos mais conhecidas ou que você esteja mais habituado a utilizar; além do mais, desconfie se achar que o preço cobrado pelo profissional estiver muito aquém do praticado pelo mercado.
  4. Antes de passar o produto nos cabelos exija um teste de mecha, pois somente através dele será possível dizer se os fios irão ou não resistir à química e durante quanto tempo. Quase sempre, esse teste é realizado numa mecha de cabelo próxima a nuca, assim, se algo não der certo ficará mais simples de disfarçar.
  5. Ficar sempre atenta aos cheiros que causem náusea ou que causem irritabilidade. Especialistas afirmam que ainda que o fabricante coloque uma fragrância no produto não há como se disfarçar o odor forte exalado pelo formol. Sentir certa queimação na mucosa nasal é também um sinal característico da presença do formol.

Quando Somente a Tesoura Pode Resolver

Isso pode acontecer com qualquer pessoa, até mesmo com as celebridades, como foi o caso da atriz Jennifer Aniston que teve de cortar o cabelo depois de feito uma escova progressiva mal sucedida. De acordo com profissionais, essa acaba sendo a saída mais rápida e simples para acabar com os efeitos colaterais indesejáveis, como pontas quebradiças e espigadas, acompanhadas de fios ásperos, esticados, e com aparência de vassoura plastificada.

O preferido das mulheres nessas condições é o comprimento acima dos ombros, que também foi escolhido pela atriz, que resolve o problema e permite manter as madeixas ajeitadas com apenas uma boa escova.

Opções Menos Exageradas

Especialistas acreditam que qualquer cabelo que tenha sofrido danos com a escova progressiva possa passar por uma recuperação. Porém, isso não acontece de uma hora para a outra, pode ser que demore entre 03 e 06 meses e consumir mais R$300 por mês, entre produtos e tratamentos capilares, isso porque cada caso pede uma solução diferenciada.

Para contornar a perda de elasticidade, brilho e maciez serão necessários tratamentos que usem queratina, aminoácidos e lipídeos em sua composição, ao menos a cada 20 dias. Mas, se o problema estiver relacionado ao endurecimento dos fios, primeiramente o profissional deverá fazer a remoção do excesso de produtos e somente depois disso partir para as sessões de hidratação.

Todos os cuidados possíveis devem ser tomados quando se faz um alisamento dos cabelos, pois o procedimento altera totalmente a estrutura capilar.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.