Diferença Entre Mechas Abertas e Fechadas

Pensando em mudar a sua próxima coloração dos fios? Se a ideia é não achar estranho o reflexo no espelho, uma dica é partir para as mechas. Elas mantém o visual original e dão mais vida, abrindo o tom ou fechando ainda mais, mas dando toques diferenciados. Os dois tipos mais comuns são mechas abertas e fechadas. Para saber qual o melhor para você, primeiro entenda as diferenças.

As Mechas dão um Toque Suave aos Fios

Mechas nos cabelos são usadas para dar um toque especial no visual sem perder o tom natural. Manda o recado de “sim, eu cuidado do cabelo e mudei alguma coisa, mas adoro a cor do meu fio natural”. São muito usadas por famosos que não querem mudar muito mas adoram mostrar que fizeram uma visita ao salão de beleza, curtem mudar os fios sem necessariamente assustar aos fãs.

O tom certo de mecha varia tanto do efeito desejado como da cor do cabelo original. Para mulheres com fios loiros, recomenda-se usar um tom de loiro mais escuro ou mais brilhoso, como o dourado, para dar mais vida ao cabelo. Já as mulheres com cabelos escuros como preto ou castanho escuro geralmente optam por mechas mais claras com a ideia de iluminar o visual, dar vida e cor.

As Mechas Abertas  – Highlight

Em se tratando de mechas, sempre haverá uma separação nos fios para que seu cabelo não ganhe todo ele a cor nova. As mechas conhecidas como mechas claras também recebem uma separação nos fios, mas são um pouco diferente da balaiagem, por exemplo. Nas mechas claras, os fios são separados usando um pente de ponta fina, usando mais o tato do profissional que qualquer outra coisa para encontrar a distância da raiz perfeita para se ter uma cor bacana nas mechas.

Este tipo de mecha tem se tornado moda e chamado a atenção porque deixam nos fios um dégradé suave e contínuo, com assimetria de tom do comprimento às pontas. Mesmo sendo com um pente, haverá como resultado um visual arrojado e moderno. É bem usado para quem procura um visual discreto, como homens loiros que não querem dar o recado que foram ao salão de beleza mas querem continuar loiros.

Mechas Fechadas – Low Light

As mechas fechadas ou mechas escuras tem um pouco a relação com o nome. Se diz fechadas porque o tom da mecha não vai iluminar, mas sim fechar o visual. As cores são mais escuras que o cabelo natural e os fios devem ser escuros também, criando um contraste delicado mas de tom sobre tom.

Para fazer as mechas fechadas, o método usado pelos profissionais é mais conhecido. O primeiro passo é separar as mechas com a ajuda de um separador profissional ou papel alumínio. A técnica usar o efeito degradé de tom sobre tom. Ou seja: cabelos castanhos  claros pintados com mechas castanho escuras ou cabelos pretos pintados com mechas castanho escuro. É um toque suave tom sobre tom que combina bastante, moderniza o visual e não é tão drástico quanto as mechas claras.

Quais Tintas Servem Para Fazer Mechas?

Em teoria qualquer tintura capilar serve para fazer as mechas. Mas os profissionais da beleza preferem indicar a compra de tinta com pigmento, pois tem uma maior duração. Também deve-se evitar tintas com chumbo por durarem menos nos fios e prejudicarem a saúde dos rios. Lembre: os cabelos são ligados à corrente sanguínea, e por isso os fios precisam receber os produtos corretos, ou podem danificar a sua saúde também.

Tintas para fazer mechas são vendidas em diversas lojas de produto para beleza, supermercado e até farmácias. Os valores vão de R$ 7 a R$ 90, variando se nacional ou importada, o tom e a quantidade por produto. As tinturas mais claras como loiro claríssimo costumam ser mais caras que os tons fechados como preto.

Os Cuidados com Cabelos Tingidos Continuam

Com mechas em uma parte dos fios em todo ele, os cuidados continuam como sempre. O primeiro passo é cuidar para reforçar a saúde capilar. Nada de aplicar mechas se seus cabelos estão caindo, pois eles já estão dando um sinal claro de fraqueza. Também não é recomendado aplicar química e pintar ao mesmo tempo, pois o desgaste da fibra capilar será grande. O melhor é partir para hidratar os fios bastante tanto antes como depois de aplicar as mechas, pois os produtos podem ser desgastante para os cabelos.

Uma hidratação semanal é indica para quem costuma tingir os cabelos. Os cabelos submetidos a tinturas costumam ficar bem secos e quebradiços porque a tintura é um produto químico relativamente forte, em especial se for necessário descolorir. Por isso é indicado pintar os fios e hidratar uma vez por semana, com cuidados diários para evitar o máximo de desgaste possível.

Para manter as mechas por mais tempo, alguns truques são eficientes como pintar os fios e hidratar logo em seguida para fechar a cutícula e não permitir que o cabelo desidratado sugue a tintura como se não fosse dele, deixando os fios desprotegidos. Outra dica bacana é usar shampoo para cabelos tingidos. Estes ajudam a preservar o pigmento da tintura, mantendo os fios tingidos por mais tempo. Não use, porém, shampoo tonalizante, pois ele deve pintar os cabelos como um todo e remover as suas mechas.

Manutenção é Preciso

Assim como qualquer outra tintura, a manutenção do efeito degradê ou mais claro de suas mechas abertas ou fechadas é preciso. O indicado é voltar ao salão de beleza a cada trinta dias ou um pouco mais. O tempo será medido de acordo com o crescimento do seu cabelo. Muito mais do que um mês de volta ao salão pode deixar claro os maus tratos ao fio.

A cada lavagem seus cabelos vão perdendo pigmentos, deixando as mechas mais claras e opacas. O crescimento da raiz também deixa claro a cor natural dos cabelos e por isso uma manutenção mensal das mechas é necessária. Para desfazer o efeito é só esperar a tintura cair por completo ou pintar tudo de uma vez por cima de um tom mais escuro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.