Mesmo que estejamos em uma onda de modismo de cabelos naturais, os fios lisos jamais deixaram de ser uma preferência entre as mulheres. Elas amam ter cabelos como a maior parte das famosas, e isso quer dizer fios lisos, escorridos, que voam com o vento. Para isso os métodos mais conhecidos são a escova progressiva e a definitiva. Elas se parecem muito, mas há algumas diferenças bacanas que devem ser ressaltadas para te ajudar na escova.
Escova Progressiva e Escova Definitiva: São Bem Parecidas Na Aplicação
Algumas pessoas acham que é a mesma coisa, mas não é. Um ponto elas possuem em comum: ambas precisam de um bom profissional ou alguém que entenda bastante do método de aplicação, ou vai dar errado. Tal química é muito forte e por isso alguém com conhecimento é extremamente importante.
O processo de aplicação é semelhante: o produto é aplicado no cabelo lavado, com cutículas abertas lavadas com shampoo anti-resíduo. Deve ficar ao menos 40 minutos no cabelo e depois escovado e chapeado para moldar os fios. Com o produto no cabelo seu fio será moldado para o efeito liso e toda a mágica acontece. Os fios podem ser lavados na hora ou não, depende do produto e seu principio ativo a ser aplicado.
Escova Progressiva e Escova Definitiva – O Resultado Ao Sair do Salão Muda Um Pouco
O nome deixa claro uma diferença entre ambos os métodos: a escova progressiva alisa gradativamente, enquanto a definitiva você sai com o liso extremo. Algumas pessoas saem do salão tristes com uma progressiva porque não obtiveram o liso perfeito, um liso extremo como sonharam. Não é culpa do profissional da beleza, mas sim do método escolhido: você optou por um liso em partes. Na primeira aplicação o cabelo já vai ficando liso, mas quanto mais progressivas se fizerem, mais liso vai ficar seu cabelo. Logo, o tratamento oferece resultados de médio a longo prazo.
Já na escova definitiva o liso extremo já acontece no salão de beleza. O produto é absorvido por sua fibra capilar e lá fica, deixando o liso perfeito. O resultado é mais imediato, por isso algumas pessoas se impressionam e preferem este método. Você terá apenas fios em cachinhos de novo a medida que seu cabelo for crescendo, quando sua raiz ganhar comprimento de novo. Enquanto seu cabelo não cresce, o liso permanece do mesmo jeito. Por isso na escova definitiva você não precisa alisar o cabelo todo, mas sim apenas retocar a raiz, o cabelo que cresceu.
O Resultado da Escova Definitiva É Mais Longo
Você já deve ter ouvido falar que uma escova progressiva dura pouco tempo no cabelo e precisa de um reforço. Sim, é verdade. Assim como na tintura, quanto mais você lava mais o cabelo vai ficar encaracolado de novo. É um liso temporário. Já na escova definitiva você pode lavar todos os dias, mas ele vai ficar liso ao extremo. Por isso o método é considerado mais prático.
A Escova Progressiva Deixa O Efeito Mais Natural
Algumas pessoas preferem ter um cabelo liso que pareça mais seu, que as pessoas não notem o alisamento. Se este é seu caso, a melhor pedida para seu tratamento capilar é uma escova progressiva. Isso porque seus cachos ou fios crespos vão sumir aos poucos, como se fosse um processo natural. Claro que todo mundo vai saber que é uma escova química, mas não será algo tão gritante quanto os outros métodos mais fortes.
A cada escova progressiva seus fios ficam mais lisos. No caso dos cabelos encaracolados os cachos somem, mas podem ficar ainda algumas ondulações e cachos nas pontas. Os fios ficam mais leves, voando com o vento e isso é bem mais bacana que algo completamente artificial.
Escova Definitiva Não Reverte. A Progressiva Sim.
O grande diferencial da escova progressiva é que ela não alisa totalmente e a cada lavagem sai, por isso seus cachos podem voltar com o tempo. O mesmo não vai acontecer com a escova definitiva. Você vai precisar deixar os fios crescendo por muitos e muitos meses até toda a definitiva voltar. A progressiva é reversível e o outro é permanente.
A Progressiva Deixa Seu Cabelo Mais Bonito
A escova progressiva alisa menos, mas tem suas vantagens. Ela é feita a base alcalina e não ácida, e por isso não danifica o cabelo e sim o ajuda. Ela tem como vantagem principal a redução de volume e faz no cabelo um um tratamento gradativo, dando aos fios mais rilho, maciez, ajudando na reconstrução da fibra capilar e por isso nutrindo os cabelos.
As químicas são completamente diferentes de ambos os métodos. Em um produto que tem como finalidade a escova progressiva a formula do produto é uma combinação de aminoácidos, silicones e proteínas com Ph ácido, que ajudam o cabelo a recuperar tudo o que ele perdeu. Por isso ajuda a fios desnutridos a se recuperarem o mais rápido que puderem. Pode ser visto como um tratamento a jato para os cabelos.
Os Fios Com A Escova Definitiva Ficam Mais Fracos
É preciso um longo tratamento capilar para fios com escova definitiva porque o alisamento a jato e constante deixa um preço a ser pago: falta de nutrição nos cabelos. A melhor coisa a se fazer para os cabelos é os hidratar, pois eles vão ficar secos, opacos e com queda em alguns casos. O aspecto do cabelo é semelhante ao de uma tintura, tão seco ou um pouco mais que uma pintura capilar.
Ambos Necessitam Que Não Haja Química Nos Cabelos
Por mais que um nutra e outro não, é importante lembrar que ambos são tratamentos químicos e por isso é preciso uma avaliação de compatibilidade química. É preciso se fazer um teste de mecha ou uma avaliação do produto na pele. É preciso não ter passado por um processo químico também por ao menos três meses e se possível seis meses para garantir que não haja uma reação.