Toda mulher sonha em ter um cabelo lindo, brilhoso, cheio de vida e que chame a atenção por onde passe. No entanto, muitas não sabem o que fazer para ter o aquele igual ao os das artistas das novelas ou dos filmes de Hollywood. Muitas técnicas são desenvolvidas e melhoradas sempre e a dificuldade é saber escolher o que fazer e coo fazer, se existem riscos e quais são os pontos fortes.
Que tal ver a diferença entre as 3 principais técnicas que vem fazendo as cabeças femininas nos salões e em casa quando o assunto é hidratar, tratar e salvar o cabelo que é tão sofrido com tantas químicas utilizadas diariamente.
A Moda Nos Salões de Beleza
Com tantos tratamentos estéticos que são feitos nos salões, os cabelos não resistem sempre e por isso precisam constantemente de cuidados para que não fiquem quebrados, opacos, sem brilho e vida. Em contrapartida são lançados sempre produtos e técnicas que buscam reavivar o cabelo e por isso é importante saber qual é indicado para o seu tipo de cabelo, afinal nem todas as técnicas podem ser aplicadas em cabelos loiros ou quimicamente tratados, por exemplo.
Vamos analisar essas 3 técnicas e veja qual mais se encaixa no seu perfil de cabelo e de bolso.
Cauterização
A primeira coisa que se deve dizer é que cauterização é diferente de blindagem e que as duas são diferentes da selagem. No entanto, a cauterização e a blindagem têm efeitos bem parecidos por isso alguns profissionais costumam dizer ser a mesma coisa. Porém, não é a mesma coisa.
A cauterização tem como função principal fazer uma reconstrução capilar profunda, a base de quase todas as cauterizações é de queratina e silicone, algumas são apenas de queratina (queratinizações) e outras somente de silicone.
Essa super reconstrução capilar tem por marca deixar os cabelos mais macios e hidratados, além de ajudar a colocar aqueles fios que ficam arrepiados, no lugar, os famosos frizz.
Esse tipo de tratamento pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, porém recomenda-se muito cuidado para quem tem caspa ou os cabelos excessivamente oleosos, pois pode ocorrer o aumento desses “problemas”. Também se deve ter cuidado com a queratina, ela jamais pode ser aplicada diretamente na raiz do cabelo, ela pode causar sérios problemas além de aumentar os problemas acima citados.
Este tipo de tratamento nos salões custa em média 150 reais, mas se você souber aplicar em si próprio, ou tiver algum amigo ou familiar que possa aplicar para você, este tipo pode ser feito tranquilamente em casa, mas seguindo as recomendações do fabricante do produto.
Blindagem
Como foi dito anteriormente, a blindagem é um procedimento muito similar a cauterização, muitos cabeleireiros tratam a blindagem como uma super hidratação, própria para uma reabilitação capilar, quando o cabelo já foi pra UTI dos cabelos.
A blindagem tem por principio hidratar o cabelo e em seguida selar as cutículas capilares, fazendo assim com que a hidratação permaneça dentro do fio por um bom tempo.
O principal produto da blindagem é o silicone, por isso ela é confundida de vez em quando com a cauterização, tem a mesma relação de hidratar e realinhar os fios, sem alisar.
Isso mesmo, a blindagem não alisa o fio de cabelo, no entanto, alguns profissionais estão aplicando a blindagem como a super hidratação, mas que também alisa. O cabeleireiro, Marlon Bruno de Minas Gerais, afirma que qualquer blindagem que alise o cabelo, deixa de ser blindagem e passa a ser um tipo de escova progressiva, leia mais neste link.
Portanto, a verdadeira blindagem não alisa e nem deixa os fios com menos volume, o objetivo dela é somente a realinhagem de fios e a hidratação. O custo é mais ou menos o mesmo da cauterização, cerca de 150 reais. No entanto, se você souber aplicar ou tiver alguém que faça isso por você, este procedimento pode ser feito em casa sim.
Selagem Térmica
Seguindo a mesma linhagem dos outros dois procedimentos citados anteriormente, a Selagem Térmica é também um tratamento para ajudar a recuperar os cabelos danificados. É também uma super hidratação para os cabelos, a base de muito colágeno, silicone e queratina, porém, a selagem térmica também alisa os fios, e definitivamente.
É um tanto assustador ler isso, mas se você quer hidratar seu cabelo e ao mesmo tempo alisá-lo, pode e deve usar esta técnica, ela é perfeita pra quem tem cabelos muito crespos ou encaracolados, mas para dar o efeito liso desejado, deve ser feito um relaxamento ou escova progressiva, vale ressaltar que os cachos não voltam mais, o tratamento é definitivo.
A Selagem Térmica tem uma duração média de 2 a 3 meses, e o mesmo cuidado que falamos na cauterização e blindagem devem ser seguidos aqui. Os compostos químicos da selagem podem gerar caspa ou oleosidade excessiva, por isso tenha cuidado ao fazer a aplicação.
Esta técnica também pode ser feita em casa, mas deve-se tomar muito cuidado com o efeito desejado, lembre-se que ele é um forte alisante capilar e se você não quiser esse tipo de efeito, não ouse aplicar.
Finalizando
Como podemos ver as 3 técnicas são muito parecidas, tanto no efeito como na composição. A principal diferença é a aplicação e o resultado final, enquanto a cauterização é uma hidratação de efeito mais rápido, a blindagem visa fixar-se um pouco mais nos cabelos, mas hidratando do mesmo jeito os cabelos. E por fim, a selagem térmica, que também tem como principal função a hidratação, mas ela alisa o cabelo enquanto acontece a hidratação.
As três técnicas tem mais ou menos o mesmo custo, cerca de 150 a 200 reais, vale ainda lembrar que com os produtos certos e alguém que saiba manusear os produtos e os cabelos, essas 3 técnicas analisadas acima podem ser feitas em casa, barateando bastante os custos.
Então, se o seu cabelo está precisando de um tratamento de hidratação urgente, escolha uma das três técnicas que mais se encaixa no seu perfil e faça, qualquer um desses procedimentos podem salvar o seu cabelo.