Talvez você não saiba, mas o óleo de coco oferece diversos benefícios quando usado como hidratante para o seu cabelo. Trata-se de um óleo rico em vitamina E e em ácidos graxos, dessa forma tem uma ação poderosa como hidratante atuando na porção mais interna do fio reconstruindo e fortalecendo o mesmo.
Pode ser de grande ajuda para os cabelos que estão secos e sem vida, além disso, ele oferece mais maciez e brilho para o seu cabelo. Contudo, fique atenta ao fato de que o óleo de coco deve ser usado da maneira correta para que lhe traga todos esses benefícios.
Por Que é Bom?
O óleo de coco tem sua ação realizada no córtex do cabelo que é a parte mais interna da massa capilar, seria como a estrutura do fio. Quando a chapinha é passada no fio ela causa danos a cutícula do fio e deixam o córtex exposto o que facilita que ocorram fraturas. O objetivo dos principais tratamentos capilares é evitar que essa quebra aconteça e assim garantem melhor tonificação para as madeixas. O óleo é um desses produtos que deixa os fios mais resistentes.
Diferenças Entre Óleo de Coco e Silicone
É necessário explicar qual é a diferença da ação do óleo de coco e do silicone para as madeixas. O silicone tem a sua ação na cutícula que é a parte mais externa das madeixas. Com isso se tem uma sensação de que os fios ficam mais macios instantaneamente.
Já o óleo de coco trabalha na nutrição do fio, ou seja, a sua ação acontece mais profundamente. O óleo não irá envolver o fio com um filme em seu redor criando a sensação de hidratação instantânea, o seu objetivo não é lubrificar o fio e sim ser absorvido pelo mesmo.
Como Usar Óleo de Coco
O óleo de coco, assim como os demais óleos vegetais, não deve ser aplicado puro no cabelo. Esse óleo não possui aderência e por isso deve ser usado em algum cosmético, mas não como principal produto. Por exemplo, o óleo de coco funciona bem dentre os componentes de uma máscara de hidratação, um shampoo ou um condicionador.
Mesmo assim não é o bastante apenas misturá-lo a um creme para aplicar no cabelo. A melhor opção é procurar por um produto industrializado que tenha o óleo de coco em sua composição. Na indústria o óleo passa por uma modificação para que possa ser integrado aos demais componentes o que irá garantir a sua eficiência.
Dicas Para Usar Melhor o Óleo de Coco
Para início devemos saber que todos os condicionadores e máscaras têm algum tipo de óleo, seja em maior ou menor quantidade. Para acertar na escolha dos produtos procure opções com maior concentração para os fios mais espessos e produtos com menor concentração para os fios mais oleosos.
Contudo, as indústrias não apresentam na embalagem a especificação dos percentuais de óleo que utilizam ou mesmo de qualquer outro componente. Para encontrar o melhor produto para o seu cabelo será necessário testar as opções e analisar qual será o seu resultado. Observe se depois de usar o produto os seus fios ficaram mais oleosos ou pesados.
Dermatologista
Fazer uma visita ao dermatologista é interessante para pedir dicas a respeito de produtos que podem ser usados para a hidratação caseira ou mesmo de produtos industriais que te ajudem a cuidar melhor das suas madeixas. Essa orientação é importante porque se usamos produtos errados para o nosso tipo de pele ou cabelo podemos acabar piorando a sua saúde e até mesmo sofrendo com alergias.
Dicas Práticas de Como Usar Óleo de Coco na Rotina de Beleza
Como Removedor de Maquiagem
Sabe aquela máscara de cílios a prova d’água que parece impossível de remover? Você pode usar óleo de coco, para isso aplique o mesmo diretamente no seu rosto ou com a ajuda de um algodão. Pode passar no rosto todo, deixe alguns segundos sobre os cílios para derreter o produto e também porque ele ajuda a hidratar e fortalecer a base dos cílios de maneira que ajuda no seu crescimento.
Como Silicone de Brilho para as Madeixas
Use o óleo de coco comprado na perfumaria para isso, basta colocar uma quantidade equivalente a uma moeda de R$ 1,00 na palma da mão e depois esfregar. Aplique a partir da metade do cabelo já que se entrar em contato com a raiz poderá deixar os seus fios demasiadamente oleosos. Dê adeus ao frizz!
Como Hidratante Para Rosto e Corpo
Saiba que o óleo de coco oferece uma hidratação melhor do que vários produtos industrializados que encontramos em farmácias. Pode dar um pouco de aflição passar o óleo pelo corpo pelo medo de ficar com aquela sensação de grude, porém, o óleo de coco é rapidamente absorvido pela pele.
Esse óleo consegue chegar às camadas mais profundas da pele. Quem tem receio pode usar o óleo somente na região dos olhos que é uma área bastante delicada do rosto, esse é um óleo bastante leve. A aplicação no corpo pode ser feita em conjunto com a aplicação do seu hidratante tradicional.
Junte partes iguais de óleo de coco e hidratante de forma a potencializar os resultados do último. Quem desejar pode ainda adicionar óleos essenciais a gosto para que fique com um cheirinho de baunilha ou lavanda.
Como Produto de Tratamento Noturno para Madeixas
Para dar aquele up nos seus fios a dica é usar óleo de coco, para isso aqueça de 3 a 5 colheres do óleo no microondas. Espere que o óleo esfrie um pouco e então aplique ele no seu cabelo depois que ele tiver sido lavado com shampoo. Passe como se estivesse passando uma máscara de tratamento. Envolva os cabelos numa touca e vá deitar, quando acordar no dia seguinte lave o cabelo que estará bem mais hidratado e brilhante.
Na Depilação
Quem se depila com a lâmina pode usar o óleo de coco para facilitar o deslize da mesma pela pele, além disso, ele ainda hidrata a pele e amacia os pelos tornando mais fácil o corte. O óleo de coco ainda tem função antimicrobiana que contribui para tratar possíveis infecções.