Como Fazer Uma Cauterização Com Queratina?

A cauterização capilar é como se fosse uma plástica para os fios de cabelo. Uma hidratação profunda dos cabelos. A base dessa hidratação é a queratina, um dos principais componentes do fio de cabelo, ele que acrescenta proteína aos fios, recuperando a massa capilar, recuperando as fibras e a elasticidade do cabelo. A deficiência de queratina nos fios faz com as cutículas fiquem abertas ficando mais fácil a perda de água, nutrientes, mais queratina e vitaminas, esse processo deixa o cabelo cada vez mais frágil.

É indicada para pessoas que perderam um pouco da vida do cabelo após tratamentos químicos, como progressiva, luzes, tinturas, secar os cabelos com secador, uso de chapinha. Cabelos que tiveram a sua estrutura danificada e apresentas falta de brilho e muita pontas-duplas.

Ela não muda a estrutura do fio, por isso não realiza o alisamento do cabelo, mas dá uma aparecia de mais liso por causa do seu efeito anti-frizz. O resultado é um cabelo mais sedosos, macios e cheio de vida.

Como É Feita a Cauterização:

O primeiro passo para o procedimento é abrir a cutícula do cabelo, para isso é necessário um shampoo antirresíduos, de limpeza profunda, para que ele elimine os resquícios de outros produtos. Alguns profissionais ainda aconselham que a lavagem seja feita duas vezes, para a certeza de eliminar os resíduos.

O segundo passo é utilizar uma máscara de hidratação. Aplicar no cabelo e massagear, geralmente nessas mascaras na instrução de uso há um tempo determinado para chegar ao resultado que deseja, entre 5 a 20 minutos. Depois desse tempo é necessário enxaguar o cabelo para retirar a máscara e secar bom uma toalha macia cautelosamente.

Logo depois se faz a aplicação do produto contendo queratina, geralmente liquido. Deixe ele agir por uns 10 minutos. É necessário selar o cabelo com uma chapinha, que pode ser feita com os cabelos ainda molhados, se o aparelho permitir esse uso ou com os cabelos secos após a secagem com um secador. Passe a chapinha delicadamente e em pequenas mechas.  O uso de chapinha é necessário para que o produto não se perca durante a lavagem.

E para finalizar utilizar algum produto a base de silicone, pois ele irá diminuir a eletricidade estática do cabelo.

Pode ser utilizada em todos os tipos de cabelo, desde dos mais ressecados ao mais oleosos, porem nos oleosos o produto e a hidratação devem ser aplicadas a dois centímetros da raiz do cabelo.

Onde Fazer a Cauterização

A cauterização é um procedimento que mexe com a estrutura dos fios, utiliza produtos profissionais, sendo assim bastante complexo e como qualquer outro tratamento capilar, merece cuidado e atenção. É recomendado que ele seja feito com um cabeleireiro de sua confiança. Porem também pode ser feito em casa, desde que você saiba quais podem ser as consequências de não utilizar um profissional.

O excesso de queratina nos fios faz com que o fio de cabelo fique enrijecido, causando efeitos contrários aos desejados, o cabelo fica ressaco, rígido e quebradiço. A chapinha não pode nunca estar numa temperatura maior que 200ºC, pois poderá queimar os fios, danificando-os. Outro cuidado que devesse tomar ao fazer a cauterização em casa é verificar se a queratina é sem enxague. Alguns desses produtos devem ser retirados do cabelo com enxague após aplicação.

Algumas dicas ao fazer a cauterização em casa são: sempre cronometre o tempo corretamente para cada tipo de produto; não esqueça de retirar o excesso de água e produtos; prepare os fios com um protetor térmico; verifique sempre a temperatura da chapinha e do secador, não deixe passar os 200ºC. Verifique a recomendação do produto de quantas vezes a chapinha deve ser passada em casa mecha e preste atenção para a chapinha não atingir a raiz.

Cada cabelo necessita de um grau de hidratação e reparação, o profissional irá analisar melhor as necessidades do seu fio e qual será o melhor método a ser utilizado. Pessoas com os cabelos muito danificados e ressecados, devem procurar um profissional para realização de cauterização, pois o resultado será mais eficiente.

Queratina no Cabelo

Queratina no Cabelo

Cauterização em Salão:

  • 1º) Lava-se o cabelo com shampoo antirresíduos.
  • 2º). Seca-se com uma toalha para tirar o excesso de água.
  • 3º) Separa-se o cabelo em mechas e o é aplicado um creme reestruturador com base de colágeno, deixa-o agir por 20 minutos e o cabelo é enxague novamente.
  • 4º) Seca-se o cabelo cuidadosamente com uma toalha para retirar o excesso de água.
  • 5º) O composto a base de queratina é aplicado em toda extensão do cabelo.
  • 6º) Mechas do cabelo são novamente separadas e secas com o secador.
  • 7º) Passa-se a chapinha em cada mecha.
  • 8º). Aplica-se o óleo de silicone.

Cauterização Em Casa:

  • 1º) Use o shampoo antirresíduos e enxague.
  • 2º) Retire o excesso de agua com uma toalha.
  • 3º) Espalhe a queratina pelos fios de cabelo, eles devem ficar úmidos.
  • 4º) Escove os cabelos com a ajuda de um secador
  • 5º) Separe o cabelo em pequenas mechas e passe a chapinha.

De Quanto Em Quanto Tempo Deve Ser Feita

Cabelos quimicamente tratados merecem um cuidado mais especial, recomenda-se que a cauterização com queratina seja feita de 10 em 10 dias. E para os cabelos naturais, o recomendado é de 20 em 10 dias, assim se evita que apareçam pontas duplas.

O efeito da cauterização pode ser prolongado utilizando-se após o tratamento shampoos perolados, pois esses costumam ser mais hidratantes, mascaras hidratantes pelo menos uma vez por semana e condicionador todas as vezes que o cabelo for limpo. Utilizar protetores térmicos para secar o cabelo e proteção solar. Aplicação de reparador de pontas, para manter aos fios resistentes.

Recomendações:

Cabelo Com Cauterização

Cabelo Com Cauterização

Pessoas que sofreram com algum tratamento químico recente, que necessita de hidratação, precisa ter cuidado, pois o couro cabeludo ainda pode estar sensível, descamando, pois, os fios e o couro ficam mais sensíveis e a cauterização pode acabar deixando os fios mais oleosos.

Gravidas e lactantes pela a cauterização não fazer uso de formal, ela está liberada a vocês, mas sempre informe ao seu cabelereiro sua condição.

Preço:

Esse procedimento tem uma grande variação de preço, nos salões podem chegar até R$ 200,00. Os kits caseiros são encontrados em casas especializadas em produto de beleza e farmácias e depende muito do tamanho, marca, e podem até passar do valor de R$ 300,00, porem podem ser feitas várias aplicações.

Considerações:

Há no mercado ainda as máscaras que aliam os ativos da queratina. São chamadas as cauterizações frias, você corre menos risco de queimar o seu cabelo. Mas os cabeleireiros afirmam que o ideal ainda é selar as cutículas do cabelo, para “prender” a queratina no fio.

Outro subproduto encontrado no mercado é a nano queratinização, que a partir da primeira aplicação já garante um resultado desejado mais rápido. E evitam com que o produto se acumule nos fios, deixam com muita queratina e causando um efeito contrário.

Mesmo após o tratamento não deixe de fazer os cuidados necessários dentro de casa para continuar mantendo seu cabelo saudável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.