O topete que é feito no cabelo de homens e mulheres é um símbolo que fora criado no a partir do estilo “rockabilly” e passou a ser eternizado durante os anos 1960 por figuras emblemáticas como as Pin-ups e Elvis Presley. No entanto, o penteado ultrapassou o tempo e é hit de sucesso até os dias de hoje, ganhando novas releituras que, inclusive, passam ainda pelos eventos formais e tapete vermelho de Hollywood.
O Charme do Topete
Quem tem os fios lisos ou com um pouco só de volume pode até sofrer para conseguir montar aquele topete que segue o estilo dos anos 60. Então, para obter o efeito da época e conquistar aquele topete volumoso, basta colocar um pedaço de palha de aço no centro ou até desfiar bem a parte de dentro do mesmo, próximo à região do couro cabeludo. E isso não é brincadeira, funciona de verdade e pode mudar totalmente o penteado.
Além disso, usar o laquê às vezes ajuda bastante, mas existe ainda outro truque para conseguir chegar aos topetão da década de 60, há um acessório que se chama bumpit, que possui formato de lua, que pode ser colocado na cabeça e através dele se fazer o molde do cabelo bem no momento de se fazer o topete.
Tipos de Topetes
Há inúmeros tipos de topetes que podem ser feitos, alguns deles são bem modernos e arrojados, perfeitos para serem feitos quando se vai a uma balada. Outros, porém, apresentam um toque mais tradicional, são recomendados para eventos mais formais.
Topete Moicano:
Esse topete é bem semelhante ao penteado que leva o mesmo nome. Para fazê-lo é preciso que o cabelo esteja bem esticado em ambos os lados e na parte do centro deve-se erguer um topete volumoso e alto. É um penteado irreverente e ousado, podendo fazer parte de um visual tanto para ocasiões formais quanto em festas e ambientes mais elegantes. O interessante é que esse tipo de topete pode ser feito em qualquer cabelo, do mais cacheado ao mais liso, ajudando a destacar a beleza de quem o usa.
Topete Alto
Esse penteado faz a linha dica, e nele o grande protagonista é o fixador. Nesse topete cada um dos fios está exatamente no lugar, e usando bastante fixador e conseguindo puxar o cabelo todo para trás, ele se torna perfeito. O penteado é o ideal a ser feito para um evento mais formal.
Topete Solto
É um topete bastante simples e usual, e nele os cabelos não ficam totalmente presos e imóveis. O penteado se concentra na área da frente dos cabelos e proporciona aquele aspecto de meio preso, meio solto. Quando há franja no cabelo fica ainda mais fácil de se conseguir o efeito pretendido. Basta prender para trás a franja usando grampos e deixar o restante dos fios todos soltos. Esse topete solto pode facilmente ser um visual de trabalho, desde que a regras do lugar permitam. Opte pelos topetes com menor volume, que voltem a franja para trás, proporcionando somente um volume pequeno na cabeça. Durante o dia a dia, o melhor é optar por um visual que seja mais discreto.
Topete Pin-Up
É um topete bastante famoso e que fez a cabeça das mulheres durante os anos 60, sendo caracterizado por topete bem mais alto junto a um coque. O topete apresenta uma parte mais pontuda e levantada. Para conseguir esse feito diferente e elegante é necessário dar volume ao lugar do topete e fixá-lo com a ajuda de um produtor que tenha um eficiente fixador.
Esse tipo de penteado está muito na moda e para completá-lo basta apostar numa maquiagem marcante e num delineador feito com cuidado na área dos olhos. Além disso, esse topete é ótimo para enfrentar uma divertida balada.
Dicas Para Fazer um Topete Para Festas
- A primeira dica para aquelas que pretendem fazer um lindo topete para festas é quase retirar de todo o condicionador da lavagem, quando for lavar as madeixas para montar o penteado, senão o cabelo ficará liso demais e difícil para ser moldado. Sem o condicionador é possível controlar o nível de oleosidade dos cabelos, facilitando bastante o seu manuseio.
- Depois que proceder com a secagem dos cabelos, reparta os fios bem no alto da cabeça, começando da parte final do desenho das sobrancelhas, faça uma contagem começando a partir do risco do centro da cabeça, deixando quatro dedos de cada lado.
- Logo depois, separe aquela parte que ficou dividida no alto da cabeça e prenda o restante dos cabelos. Agora, com a ajuda de um pente fino, passe a desfiar os fios de cabelo em direção oposta à raiz. Essa técnica irá proporcionar uma forma adequada ao penteado.
- Depois disso, modele o topete prendendo o mesmo para trás com o auxilio de grampos invisíveis. Para fazer a finalização, utilize um bom spray fixador em todo o topete e um pouco também nas laterais e termine de modelar o topete.
O Problema dos Fios Lisos
Quem tem os cabelos muito lisos sabe o quanto é complicado tentar manter um cabelo com um penteado ao menos até o fim da festa, isso porque fica difícil de manter neles mesmo os produtos para finalização. E ainda os fios passam aquele desagradável aspecto de cabelo oleoso.
Nesse quesito a parte da frente, por ser mais exposta, é a que mais sofre com o efeito indesejado. Por ficar tão perto do rosto acaba absorvendo a oleosidade da pele e, se tornando bem mais vulnerável. Por isso, a melhor opção de penteado acaba sendo o topete, que é capaz de segurar até os fios mais finos.
A forma mais fácil de se conseguir um cabelo mais encorpado é promover o eriçamento dos fios, o que vem a resultar num look bem mais duradouro e atual. Se os fios estiverem muito oleosos, mesmo depois da lavagem sem o uso do condicionador, passe um pouco de xampu a seco ou até mesmo algum outro produto que remova por certo tempo a oleosidade.