Como Acabar Com as Pontas Duplas: Cuidados e Prevenção

As pontas duplas representam o principal incômodo feminino com o cabelo, pois quase sempre elas obrigam as mulheres a cortar as madeixas antes do esperado. Ter um cabelo com uma aparência bonita é um desejo de 10 entre 10 mulheres, mas nem sempre é tão fácil quanto parece.

O problema das pontas duplas vai muito mais além do que simplesmente afetar a aparência do cabelo também afeta a saúde das madeixas. Um cabelo bonito é aquele que é saudável e por isso mesmo os cuidados para evitar e se livrar das pontas duplas devem ser redobrados.

Pense que as pontas duplas não estão afetando somente o visual dos fios, mas também a sua resistência e o seu brilho. Já existem no mercado de cosméticos opções de produtos para dar um fim a o problema. A seguir você vai conferir dicas de como evitar o problema, como cuidar melhor do seu cabelo e como esses produtos podem te ajudar.

Dicas Simples Para Acabar Com as Pontas Duplas em Casa

Em relação a aparência as pontas duplas criam um visual de espantalho para o cabelo, sendo assim depois de horas arrumando as madeixas e fazendo uma escova você ainda pode ter cabelos rebeldes. O cabelo que tem muitas pontas duplas fica com um visual espigado. Se as suas madeixas estão assim você está sofrendo com esse mal.

Saiba Mais

Saiba Mais

Como Surgem As Pontas Duplas

O problema das pontas abertas que são chamadas de pontas duplas pode aparecer por uma série de motivos dentre os quais se destacam alguns procedimentos capilares agressivos ou então a falta de nutrientes no organismo. Trata-se de um problema que pode acontecer na parte externa do fio ou então internamente.

As causas das pontas duplas podem ser processos químicos, falta de corte a cada dois meses ou então falta de hidratação das madeixas. As escovações em excesso e o uso de secadores e chapinhas em altas temperaturas agravam a situação.

Prevenção das Pontas Duplas

Uma das melhores formas de acabar com o problema é evitar que ele apareça, sempre é melhor prevenir do que remediar. Uma dica é manter uma alimentação balanceada e equilibrada, pois a falta de nutrientes no organismo torna os fios mais fracos e suscetíveis a esse tipo de problema.

Também é importante cortar os fios com uma frequência de três em três meses para evitar que as pontas comecem a se abrir. Faça ainda uma cauterização para que a cutícula (camada mais externa do cabelo) do fio seja selada.

Se você faz parte do time que tem medo da tesoura saiba que basta pedir que o cabeleireiro corte apenas as pontas dos fios para evitar que o cabelo comece a quebrar com facilidade.

Cuidando das Pontas Duplas

No caso de quem já está com as pontas duplas instaladas nas madeixas a dica é recorrer a uma cauterização por semana. Quem tinge o cabelo deve investir ainda mais na cauterização, pois esse procedimento químico fragiliza os fios.

Outra dica importante é hidratar os fios a cada 15 dias. Essa hidratação pode ser feita semanalmente em casa e a cada 15 dias no salão. Use um sérum para ajudar na hidratação.

Tratando Em Casa

Se você mantém o hábito de cortar o cabelo a cada três meses precisará apenas de alguns cuidados básicos em casa. Saiba que sem o corte das pontas mais fracas os tratamentos não conseguem surtir efeito. Os produtos não conseguem reparar os danos nos fios que estão fragilizados pelas pontas mais finas que se formam durante o crescimento.

Além disso, você deve ter o cuidado de usar um bom protetor térmico antes de passar a chapinha e o secador. Esse tipo de produto forma uma película de proteção para que o calor não retire totalmente a umidade e não quebre os fios. Os reparadores de pontas também ajudam bastante nos cuidados caseiros.

Pontas Duplas

Pontas Duplas

O objetivo do reparador de pontas é manter as pontas seladas, o resultado fica bem interessante. Uma dica é procurar pelos produtos que combinam a ação de proteção térmica e reparação das pontas. Os melhores reparadores são aqueles a base de silicone ou óleo.

Os produtos que são a base de óleo podem acabar pesando um pouco mais nas madeixas, os de silicone oferecem um resultado mais leve. No caso de quem tem cabelo grosso e ressecado é mais indicado usar o óleo, pois ele oferece um tratamento intensivo.

No caso de cabelos mais finos é mais interessante optar pelos produtos a base de silicone para evitar aquele efeito oleoso e pesado durante o dia.

Dica – Se o seu cabelo é indeciso e não se mostra nem totalmente seco e nem totalmente oleoso a dica é usar os produtos bifásicos que tem em sua composição água, silicone e óleos. Os produtos que combinam todos esses elementos oferecem um meio termo e podem ser aplicados em maior quantidade.

Atitudes Que Pioram As Pontas Duplas

Sabia que algumas atitudes bem comum do dia a dia ajudam a piorar o visual das pontas duplas? Confira abaixo quais são essas atitudes e mude alguns dos seus hábitos capilares.

Pentear agressivamente – Não adianta passar a escova nas madeixas com força acreditando que isso vai resolver o problema.

Processos Químicos – Quem faz muitos procedimentos químicos nas madeixas como relaxamento, coloração, alisamento entre outros somente piora o visual das pontas duplas.

Calor – Usar muito a chapinha, secador ou babyliss pode prejudicar bastante a saúde dos fios, pois o calor intenso desses aparelhos acaba fragilizando as madeixas. O calor acima de 110°C é o principal motivo de danos.

Escova Errada – Fazer a escova de forma errada com o secador muito próximo dos fios e puxando demais as madeixas pode ajudar a formar as temidas pontas duplas.

Efeitos Cumulativos – Tudo que é em excesso acaba fazendo mal e isso acontece com uma grande exposição ao sol ou então com o uso em excesso de shampoo.

Cuide do Seu Cabelo

Manter uma rotina de cuidados com as madeixas é muito importante para evitar aquele visual espigado que é o resultado da formação das pontas duplas. Lembre-se que é muito mais fácil cuidar do seu cabelo do que precisar remediar a situação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.