Não tem como fugir dos cabelos brancos, pode ter certeza que eles vão aparecer e isso pode acontecer a qualquer momento. Para algumas pessoas os primeiros fios aparecem logo cedo e para outras demora mais um pouco. O tempo de “chegada” tem muito a ver com a genética. Pode contar que os seus primeiros fios brancos aparecerão mais ou menos na mesma idade que apareceram os dos seus pais. É normalmente assim.
Quando você olha para o espelho e se depara com o primeiro fio de cabelo branco, a reação imediata é se livrar dele, arrancá-lo sem pensar mais uma vez. As avós dizem que quando se tira um nascem dois. Será mesmo verdade? Ou será mesmo verdade que os cabelos brancos aparecem porque estão deixando você irritadíssimo?
Não existe nenhuma pesquisa comprovando essas teorias e o melhor é deixá-las de lado e procurar uma solução para a realidade, sim, você tem cabelos brancos e não é o máximo deixá-los dessa forma.
O Processo Natural de Descoloração dos Fios de Cabelo
Os cabelos ficam brancos graças a um processo natural do corpo humano. A coloração dos fios acontece graças as células chamadas melanócitos e o processo de “morte programada” das mesmas chamado apoptose é que faz com que o cabelo perca a cor natural e comece a ficar branco, explicam os dermatologistas.
Esse processo natural do nosso organismo não é o mesmo para todas as pessoas, ele sofre uma variação bem grande no que diz respeito ao início. Normalmente, as pessoas com a pele branca começam a ver os primeiros fios descoloridos na idade entre 35 e 45 anos, enquanto essa idade para os orientais pode variar entre 45 e 55 a para os negros pode ser somente depois dos 55 anos. E como foi falado no início, a hereditariedade tem muito a ver com o “quando” os primeiros fios de cabelo branco começam a aparecer.
Segundo os dermatologistas, uma pessoa com 11 anos de idade já pode apresentar os primeiros fios brancos, não muitos, mas os primeiros. Na adolescência é ainda mais comum que eles apareçam.
Os Mitos dos Cabelos Brancos
A pergunta é se realmente arrancar os fios brancos faz com que apareçam mais fios e a resposta é que isso não passa de um mito. O que explica essa teoria que pode parecer que tem fundamento é o fato de que se uma pessoa estiver estressada, ela naturalmente perderá cabelos e aqueles que são pintados são os que caem primeiro. O resultado é a impressão de que os fios brancos aumentaram, quando na verdade a quantidade permanece a mesma, os coloridos é que caíram.
Se os fios arrancados realmente se multiplicassem, quem tem problema de calvície poderia adotar o “método” para não ficar completamente ou quase careca.
Pintar ou Fazer Luzes Para Disfarçar os Cabelos Brancos?
Agora que você já sabe o motivo que leva os seus cabelos a ficarem brancos, que a idade não tem a ver, a genética muito mais e que com certeza o fio que nasceu branco não voltará ao tom natural, é melhor encontrar uma solução. E você tem duas e pode escolher uma delas de acordo com o que considera melhor: fazer luzes ou usar tinta.
A primeira coisa que qualquer pessoa deve ter em mente quando tem os cabelos brancos e quer sumir com eles é que o processo será contínuo, isto é, será necessário repetir sempre a técnica. Os cabelos com passar do tempo se tornarão mais e mais brancos.
O tonalizante, por exemplo, pode ser uma solução, digamos, “de meio termo” e mais adequado para os primeiros fios brancos. O ideal é escolher a cor bem próxima a daquela do cabelo natural e normalmente, o retoque deve ser a cada seis meses. É uma boa escolha principalmente para quem usa química nos cabelos. É um modo de evitar ressecamento maior dos fios. É possível, por exemplo, fazer uma escova progressiva em uma semana e na semana seguinte usar o tonalizante, mas a tintura, de jeito nenhum.
Porém, quando os cabelos brancos vão aumentando de quantidade, o tonalizante não dará mais jeito e a solução será partir para tintura, sendo que o retoque varia de acordo com o tempo que leva para os seus fios crescerem. Neste caso, é muito importante, se você usa outros produtos químicos, está sempre atenta a distância de tempo para aplicar um e depois o outro. Sem falar que a tinta resseca muito o cabelo e o deixa fraco, por isso, a hidratação deverá ser semanal.
A terceira opção seria fazer luzes. Essa técnica é indicada para quem tem cabelos mais escuros e por isso, basta que os primeiros fios brancos cresçam para ficarem bem visíveis. Neste caso, as luzes ajudam a disfarçar e te dão mais tempo para pintar novamente. Enquanto nos fios claros, os brancos se misturam facilmente e fica mais fácil ficar por mais tempo sem pintar os cabelos.
Dicas Para Fazer Luzes ou Usar Tintura Para “Sumir” Com Os Cabelos Brancos
A melhor solução para as mulheres loiras que estão ficando com os cabelos brancos, segundo os cabeleireiros, é fazer as mechas inversas. Já as ruivas ficam bem usando a hena que dá um tom dourado para os fios brancos, deixando-os bonitos e disfarçando bem. Já para as pessoas com os cabelos de castanho escuro para preto podem usar as luzes para disfarçar, mas se elas não gostam de cabelos claros, devem escolher uma tinta com o tom mais próximo do natural dos próprios fios.
Além de escolher entre uma técnica ou outra de coloração, os cabeleireiros ressaltam a importância do tratamento dos fios, que vão ficando mais espessos e porosos. Sem falar o quanto eles vão ficando fracos por conta da coloração ou outra química usada neles. Por isso, a hidratação passa a ser tão importante e deve ser frequente como lavar os cabelos.
Outra dica importante que os profissionais dão para quem está usando tintura ou luzes para esconder os fios brancos é quando for fazer hidratação não usar vapor, porque ele faz com que a coloração desbote mais facilmente.
Se você está pensando em pintar os cabelos pela primeira vez, não decida sozinha e nem tente fazer em casa, peça conselhos a um profissional. Porque tanto as luzes quanto a coloração deve ser feita na medida certa.