Neste post iremos abordar o tratamento para cabelo arrepiados e espetados, o temido frizz nos fios. O frizz geralmente ocorre com o nascimento de novos fios no couro cabeludo, também com choque de temperatura, fios em contato com a umidade. Quem mora em litoral, ou idas esporádicas pode se ver com cabelos um pouco revoltos, espetados e irregulares.
Além do frizz causado de maneira ‘natural’ pelo crescimento de fios novos, ou pelo clima em que você se encontra, há também o frizz em cabelo quimicamente tratados, que ficam muito quebradiços e ressecados.
Aqui iremos abordar métodos e dicas de controle de frizz no cabelo, tanto para os fios novos, em clima úmido e também em cabelos que receberam muita química.
-
Óleo Disciplinador
Com o auxílio de óleo capilares, você pode amenizar o frizz no cabelo. Após pentear os cabelo, aplique um pouco do produto na mão e inicie a aplicação da metade do cabelo para baixo, sempre massageando os fios. Ao final, com o restante de óleo que permaneceu nas mãos aplique levemente sobre a raiz do cabelo.
-
Corte Bordado
No salão de beleza, o cabeleireiro utiliza uma maquina onde serão retiradas as pontas duplas e pontas aéreas no cabelo sem tirar o comprimento e volume dos fios, auxiliando muito no frizz.
-
Hidratação
O cuidado com o cabelo é essencial para evitar os fios rebeldes. Uma máscara de hidratação muito difundida que acaba totalmente com o frizz é a Desarma cabelo da marca Berenice, é anti-volume e anti-frizz. Em sua composição estão compostos a base de queratina hidrolisada, d’pantenol e aloe vera. Você pode encontra-la em lojas online com valores de aproximadamente R$ 25,00.
-
Fronha de Seda
Sim, você leu certo! A Dica é começar a dormir com fronhas de seda. As fronhas de algodão, mais comuns no mercado acabam estimulando os fios a embaraçarem mais e assim surgem mais possibilidade do cabelo ficar com mais frizz. Já a fronha de seda é mais lisa e uniforme, assim, na hora de dormir você já está ajudando a amenizar o cabelo rebelde de seu couro cabeludo.
-
Umectação Semanal
Utilizar óleos naturais nos fios. Muito usado hoje é o óleo de coco, aloe vera, abacate, dentre outros de seu gosto. Estes conseguem alinhar melhor o cabelo já que consegue repor nutrientes , combate o ressecamento, a sensação áspera e claro, ajuda a amenizar o frizz.
-
Co-Wash
É uma dica maravilhosa, já que esta técnica consiste na lavagem dos fios com condicionador, claro, produto próprio para o co-wash, que realizam a limpeza dos fios. O co-wash é muito difundido na técnica de No Poo, técnica que utiliza produtos sem Sulfato, que proporcionam ressecamento e desnutrição ao cabelo, cooperando também com o surgimento do frizz.
-
Evitar Água Quente, Chapinha e Escova
Altas temperaturas ajudam no surgimento de cabelos espetados.
-
Dica Rápidas Para Tirar o Friz
Em uma escova de dente passe um spray finalizador em suas cerdas, ou mesmo água termal para cabelos. Assim que umedecer as cerdas da escola passe nos locais que estão com cabelinhos rebeldes, assim, ao menos a curto prazo ajudam no abaixamento e nivelamento dos fios.