A balaiagem é um procedimento que anda fazendo a cabeça de muitas mulheres. Trata-se de mechas feitas nos cabelos em tons próximos a cor do cabelo, que podem começar desde a raiz ou na metade do cabelo para dar um toque iluminado, porém discreto. É uma forma de mudar o visual de forma sutil sem deixar os cabelos com cara de pintados.
Podem ser feitas em tons loiros, castanhos ou avermelhados, tudo depende da cor dos cabelos que se irá tingir. Pra quem acha as mechas muito grossas e luzes muito finas, a balaiagem é uma excelente opção, já que ela está entre as duas, num equilíbrio. É também recomendada nos caso de quem quer mudar o tom do cabelo, mas não quer passar por uma mudança radical, assim vai mudando a cor num processo gradativo. Um exemplo de cabelo com balaiagem é o da top model Gisele Bündchen.
Tipos de Balaiagem
Balaiagem Californiana – O nome é por causa do visual de cabelo “queimado” pelo sol que esse tipo de balaiagem traz, resultando num visual igual o dos cabelos dos surfistas da Califórnia, dando um aspecto de luminosidade do sol apenas às pontas do cabelo. Talvez esse seja o tipo de balaiagem mais em alta ultimamente, que é ideal para as grávidas que não querem descuidar dos cabelos durante a gestação. Como esse tipo de tintura vai apenas nas pontas do cabelo e não atinge a raiz, não prejudica a saúde da futura mamãe.
Balaiagem Transparente – São mechas bem finas, que ficam quase imperceptíveis, apenas clareiam levemente e criam pontos de iluminação no cabelo. É ideal para quem não gosta de mudanças radicais, mas não quer ficar por fora das últimas tendências.
Luzes – Para quem quer mudar a cor de mais da metade dos cabelos, as luzes são uma ótima opção. São mechas finas em todo o cabelo, as mais conhecidas são em tons loiros, nesse caso o retoque é indispensável, principalmente em cabelos mais escuros.
Cuidados Após a Coloração
Depois de fazer balaiagem nos cabelos, assim como após usar qualquer outra tintura, alguns cuidados devem ser tomados, já que esse procedimento pode causar o ressecamento dos fios. Para evitar que isso aconteça é aconselhado fazer hidratação semanalmente. Lave seus cabelos com shampoos e condicionadores específicos para cabelos coloridos e se for fazer balaiagem evite os processos de alisamento. Quanto menos química, melhor. E quando for fazer escova ou chapinha não se esqueça de antes usar um produto para proteger os fios da alta temperatura.
Dicas
Uma boa dica para evitar o ressecamento é escovar sempre os cabelos para distribuir a oleosidade em todo o comprimento dos fios, use escovas com bolinhas nas pontas para não machucar o couro cabeludo. Depois de todas essas discas basta escolher o tipo de balaiagem e o tom que mais combina com a cor do seu cabelo e mudar seu visual!