A babosa ou aloe vera é uma das plantas consideradas mágicas para deixar o cabelo macio, brilhante e hidratado. Contudo, as loiras tem certo receio de usar esse produto natural em suas madeixas pelo risco de fica com o cabelo verde. É importante destacar que existe a possibilidade da planta deixar os fios com uma tonalidade esverdeada, azulada e até rosa.
De maneira geral esses incidentes acontecem quando o cabelo está numa tonalidade muito clara ou com aspecto poroso. São duas situações que deixam os fios fragilizados e mais propensos a hiperpigmentação. Mas, isso significa que as loiras nunca podem usar babosa em suas receitas caseiras de cuidado com as madeixas? Não necessariamente, basta saber quando não é recomendado e de que maneira usar corretamente.
Quais São os Benefícios da Babosa Para o Cabelo?
O gel extraído da babosa é miraculoso para os fios por contar com uma grande variedade de vitaminas e minerais. Possui ação diversificada, mas o destaque fica para a hidratação profunda que é capaz de promover. Os agentes presentes na babosa conseguem chegar às camadas mais fundas dos fios repondo a umidade perdida de maneira que eles se tornam mais sedosos e brilhantes. Os polissacarídeos da babosa contribuem ainda para reconstituir a saúde dos fios.
Como Utilizar a Babosa no Cabelo?
Há diferentes maneiras de usar babosa no cabelo, você pode utilizá-la pura, misturada com máscaras de hidratação ou ainda com outros elementos naturais. No entanto, independente da forma como você vai manuseá-la indicamos que use luvas e roupas velhas, pois a planta pode manchar.
Hidratando o Cabelo com Babosa
Materiais Necessários
- 1 folha de babosa
- Máscara de hidratação capilar (a quantidade depende do comprimento e volume do seu cabelo)
- 1 colher
- 1 faca
- 1 recipiente para fazer a mistura
Como Fazer
- Passo – Faça um corte vertical no centro da folha de babosa extraindo o seu gel com o auxílio de uma colher e colocando-o no recipiente para mistura. Como a polpa da babosa pode estar dura recomendamos que você use o liquidificador para batê-la com um pouco de água conferindo-lhe um aspecto mais liquido. Algumas pessoas usam um garfo para torná-la mais maleável.
- Passo – Coloque novamente no recipiente a polpa de babosa batida no liquidificador e misture com a máscara de hidratação. A proporção mais indicada é de a cada duas colheres de babosa uma colher de máscara.
- Passo – Estando com a mistura pronta lave o cabelo com shampoo e depois aplique a máscara de babosa no comprimento das madeixas deixando agir por cerca de meia hora. Você pode potencializar o efeito com uma touca térmica.
- Passo – Depois do tempo de ação enxágue as madeixas e aplique condicionador enxaguando novamente. Os seus fios ficarão mais macios e alinhados, porém, é válido dizer que eles não serão alisados por esse procedimento.
Aplicando Babosa Diretamente nos Fios
Para esse tipo de aplicação você deverá retirar a polpa fazendo um corte vertical na folha e diluir com água ou usar um garfo como citado acima. Lave os fios com shampoo e com eles ainda úmidos aplique a babosa deixando agir por meia hora. Se possível uma touca térmica para potencializar o resultado.
Dica Importante
Enxágue bem o cabelo após a aplicação da babosa, pois o gel pode ter uma consistência grossa difícil de ser eliminada.
Quando Não Usar Babosa no Cabelo?
Retomando a dúvida do cabelo verde pelo uso de babosa temos que reforçar que ao perceber que seu cabelo está poroso você não deve fazer uso dessa planta, pois ela pode deixa-lo altamente pigmentado conferindo uma cor verde, azul ou rosa. Se o seu loiro está muito claro, como loiro platinado, por exemplo, evite o uso de babosa. Uma solução para quem quer muito usar a babosa é misturá-lo a um matizador para fios loiros, isso pode contribuir para anular o efeito ‘incrível Hulk’.