O ato de pilotar motos pode parecer simples, mas envolve entre outras coisas os cuidados com a segurança pessoal, para isto é importante ter domínio técnico sobre a máquina, bom preparo físico e cuidados com relação à manutenção de sua moto, afinal mesmo o melhor piloto do planeta esta sujeito a falhas imprevisíveis de seu veículo, acidentes, etc., por exemplo, ocorre uma falha abrupta nos freios e sua moto não para, não há muito que fazer a não ser manter a calma, pois se você estiver devidamente protegido as chances de não se machucar gravemente aumentam muito.
Experiência
Este é um quesito importante em situações de emergência, pois com o passar do tempo o homem aprende a dominar melhor a sua máquina. Mas antes que isso aconteça e mesmo após se tornar um piloto experiente é imprescindível utilizar sempre os recursos de segurança, entre eles destacamos em primeiro lugar o capacete, depois o macacão de motoqueiro, as luvas, jaquetas e botas.
Equipamentos e Sua Importância
Os pilotos em geral têm conhecimentos a cerca da grande importância do uso de um equipamento de qualidade, isto envolve especialmente o adequado vestuário para o uso e o estilo de sua moto. A escolha de capacetes, luvas, botas, jaquetas, roupas especiais e macacões de motoqueiro devem ser muito criteriosas. Como em diversos outros casos, muitas vezes o barato sai caro, é preciso ter a certeza quanto a qualidade do material a ser adquirido. E vale lembrar que os produtos mais caros não necessariamente representam a segurança adequada, sendo assim esteja atento as recomendações adequadas e as especificações oferecidas no produto. Quando o assunto é pilotagem, o quesito segurança é sinal de evolução, é preciso utilizar equipamentos confiáveis, adequados e de boa procedência.
Nas Ruas
Existe uma infinidade de surpresas que podem ocorrer a qualquer momento nas ruas, portanto é muito importante que o motociclista urbano se preserve e esteja muito atento, equipado com seu equipamento de segurança e mantendo a moto sempre revisada e em boas condições de uso. É aconselhável a inspeção periódica de sua moto, cheque os freios, a embreagem, possíveis folgas em pedais e manetes, sistema elétrico, ajuste de espelhos, calibragem de pneus, etc.
Dicas
Além de usar os equipamentos de segurança necessários algumas dicas preventivas são: pilotar com a coluna ereta, pés paralelos ao chão, braços levemente relaxados e flexionados para baixo, pés bem próximos do freio e do pedal de câmbio, pois esta posição facilita o acesso em caso de necessidade de reações rápidas e, além disso, o piloto se sente menos cansado ao assumir sempre esta postura. É importante manter sempre uma velocidade compatível com a sua moto e com o local por onde você pilota.