A Índia é um dos centros joalheiros mais importantes do mundo. Isso porque no país há mais de cinco mil anos, os acessórios de ouro e prata significam muito mais do que apenas estética. A tradição indiana enxerga as jóias como um dos símbolos que representam seus hábitos culturais, sociais e étnicos.
O metal mais valorizado é o ouro. Ele é considerado o símbolo da pureza e abundância, representado pela deusa Lakshmi. As mulheres andam sempre com muitas jóias espalhadas pelo corpo. Normalmente são brincos grandes, colares com pedras coloridas, várias pulseiras, braceletes e tornozeleiras, além de anéis nos dedos das mãos e dos pés. Todos bem chamativos.
Os acessórios usados pelas indianas normalmente são carregados de imagens simbólicas.
Muitas vezes com figuras de deuses cravadas, as jóias também podem ter gravuras de animais como o peixe, que representa a fertilidade, e o tigre, que representa força e coragem. Para entender que as jóias têm um significado cultural extremamente forte na Índia, basta saber que o único bem pertencente a uma mulher casada são as suas jóias. Caso ela se separe, só terá o direito de levar isso consigo. Caso fique viúva, não poderá mais usá-las. A jóia definitivamente está enraizada aos hábitos culturais do indiano, não representando apenas um mercado forte na economia.
As jóias que toda noiva indiana usa no dia do casamento são: o brinco no nariz, uma espécie de piercing, que se chama Nath, o pingente usado na testa, entre as sobrancelhas, chamado Bor e a tornozeleira com pequenos sinos, o Paizeb. Além disso, inúmeras pulseiras, adornos para o cabelo e colares.
Jóias indianas no Brasil
No Brasil, as jóias no estilo indiano foram adaptadas. Transformadas em bijuterias e a preços muito mais acessíveis, se tornaram atrativas para muitas mulheres. As mais comuns por aqui são os brincos e colares, mas também é possível encontrar pulseiras e tornozeleiras.
Estas jóias podem ser compradas na famosa Rua 25 de março, em São Paulo. Também existem endereços eletrônicos onde elas podem ser encontradas. O site Casa da Índia é um deles, as imitações de colares indianos podem ser compradas por 20 a 25 Reais. Os brincos, por 10 a 15 Reais e as pulseiras por 30 a 50 Reais. A loja física fica em Belo Horizonte.
Outro site que vende bijuterias indianas é o da loja Via Sol. Possui vários modelos de braceletes na faixa de 60 Reais. A loja também possui modelos de brincos que variam de 30 a 60 Reais, dependo da pedraria utilizada. O site Bijuterias Indianas, vende conjuntos de colares e brincos por preços que variam de 45 a 80 Reais.
Outro acessório indiano que é admirado pelas mulheres brasileiras é o lenço. Com bordados e estampas belíssimas, ele pode sem encontrado no Brasil em diversas cores e modelos. Pode compor o visual como xale ou cachecol.
Pingback: bijuterias indianas « bijuterias atacado