Veja modelos de anéis ecológicos, que usam madeira e peças consideradas recicladas no mundo das jóias
Claro que jóias em ouro e prata são belas e isso não há o que discutir. O ouro tem um brilho intenso e puro e reluz como a luz do sol nos seus dias mais quentes. A prata, para quem não gosta de tanto brilho, é simples, mas com seu charme simples, tem certo valor e lembra um glamour mais discreto, um gosto de usar algo caro mas sem ostentar tanto assim. Mas para quem prefere beleza e não valor, a indústria da moda nas jóias tem uma boa dica: use anéis ecológicos.
Usar jóias ecológicas é a última pedida no mundo dos acessórios.
São diversos os criadores, de uma longa lista mesmo, que estão dedicando as suas produções para modelos que usam poucos minerais raros, que estão mesmo extintos no planeta ou quase lá, e dedicam-se a usar matéria prima em abundância e altamente renovável, sendo de custo baixo, mas sem deixar de ter glamour.
Uma informação que pouca gente conhece é que ouro e prata têm seus dias contados no mundo. Infelizmente, a formação deste minério remete a milhões de anos e os milênios de exploração do homem tornaram as fontes esgotadas. Tudo indica que o único ouro circulando no mundo em breve será apenas o que foi achado até 2012. Em breve, teremos que encontrar outra pedra para chamar de valiosa, pois este mineral terá esgotado na natureza.
O que são anéis ecológicos?
Ao contrário do que o nome sugere, não são anéis feitos de folhagens não, mas algo muito parecido: madeira. Com exceção de alguns tipos de madeira, a maioria pode ser plantada novamente e, se respeitado o período de corte, não é preciso destruir nenhuma floresta para fabricar anéis ecológicos para a venda, o que pode ser uma solução para o mundo das jóias e ainda um incentivo às pessoas a preservarem o meio ambiente.
Algumas pessoas podem se perguntar: mas o aço não é um metal que está com seus dias contados? Ele é um metal usado em jóias ecológicas? Bem, na verdade não, porque é um metal, e em breve, com seu uso desenfreado, deve acabar também, pois são muitos os uso dele e as fontes um dia chegam ao fim. O que acontece com a madeira é que ela pode ser plantada novamente sempre e crescerá sem problemas, além de ajudar na oxigenação do planeta e na respiração dos homens.
Modelos de anéis ecológicos
Diversos criadores de jóias, chamados de designers de jóias, estão voltando suas criações para modelos de anéis ecológicos, usando nada tão valioso que não possa ser reposto na natureza. Um bom exemplo são os modelos lançados pela joalheira Nga Waiata, da Nova Zelândia, que usam lascas de pedras preciosas, ou seja, o resto que não será usado, para criar seus modelos de anéis. Que outros criadores façam o mesmo, não?