Quando alguém usa o termo “ouro negro” é normal pensar em petróleo, mas garantimos que não é somente a ele que o termo pode estar ligado. Existe sim ouro negro, isto é, material para o fabrico de joias preciosas que tem o tom do mistério. Aliás, num momento em que o preto se torna uma das cores mais vistas nas passarelas mundo a fora não é de se estranhar que as joias de ouro negro estejam tão em alta.
Mas, afinal como ouro de outras cores, que não amarelo, são fabricadas? Peças de ouro negro tem grande valor no mercado de joias? Essas e outras perguntas têm suas respostas abaixo, não perca mais tempo e continue lendo esse artigo que vai te inspirar a gostar ainda mais de itens de luxo.
Ouro Amarelo
A primeira coisa que deve ficar clara é que ouro é um elemento natural que tem a cor amarela como sua cor oficial. A escala de amarelos do ouro pode apresentar variações indo do mais pálido até o mais vibrante, mas dentro da cor amarela de qualquer forma. Contudo, conhecemos bem variações de cores como rosé, branco e até negro para o ouro. Tem ainda ouro azul, vermelho e até verde. Como isso é possível?
Metais Preciosos
O ouro e o cobre (que tem coloração vermelha) são os únicos coloridos da natureza. Os outros metais como palladium, prata e outros tendem a ter uma coloração acinzentada. A mudança de cor do ouro se deve a uma característica física desse metal, a sua maleabilidade. Por ser muito maleável é necessário que o ouro seja combinado com outras ligas metálicas para ser transformado em lindas joias.
Essa mistura com outras ligas metálicas é o que ocasiona a sua variação de cor. Os profissionais que trabalham com a confecção de joias são verdadeiros alquimistas que devem saber dosar corretamente o tanto de cada liga metálica que será usado para chegar a uma determinada coloração. Os tons mais convencionais usados pelas empresas do segmento de joias é o ouro branco e o ouro rosé. Algumas marcas como a H. Stern utilizam uma combinação específica para obter o chamado ouro nobre que é um ouro de tonalidade champanhe.
O Ouro Negro
A confecção do chamado ouro negro é um pouco diferente da confecção de outros tons. Enquanto nas outras cores bastava dosar a quantidade de cada elemento a ser usado, no caso do ouro negro, é necessário chegar ao tom do ouro nobre (champanhe) e por cima dar um banho com outro metal, o ródio negro. É o uso desse metal que torna o ouro mais escuro lhe dando a aparência de ser negro.
Banho de Ródio na Joalheria
Pertencente ao grupo da platina o ródio (Rh) é bastante raro e pode ser usado para dar um toque especial a diferentes tipos de joias. Dentre as características que fazem desse metal bastante utilizada pela indústria de joias estão o seu brilho e resistência. Além de se usado para dar o tom negro ao ouro também oferece acabamento brilhante para as joias de ouro branco.
Joias em prata também podem se beneficiar do banho de ródio para adquirir mais brilho. As semijoias também podem contar com peças com banho de ródio. O auge do uso de ródio na joalheria é no caso das peças de ouro negro. Quando você adquire uma peça de ouro negro com banho de ródio além de beleza está levando mais resistência e brilho.