Colar de Prata Esterlina

Você gosta de peças de prata? Então precisa saber a diferença entre a Prata Esterlina (Prata 925) e a Prata Pura (Prata 950). A primeira coisa que precisamos esclarecer é que na verdade a prata pura não é tão pura assim, ela é cerca de 99,9% prata e o restante composta por outros metais como, por exemplo, o cobre.

Por sua vez o que se conhece como Prata Esterlina é uma prata cuja composição é de 92,5% prata e o restante é de outros metais como o cobre. Exatamente por esse motivo é que esse tipo de prata pode ser chamado de Prata 925. A combinação da prata com outros metais resulta do fato de que é difícil produzir modelos grandes usando somente prata pura, pois ela é muito maleável e possui maciez demais.

Prata Granulada

Prata Granulada

Por isso que os joalheiros somente conseguem fabricar as peças mais complexas a partir de Prata Esterlina 925.

Mas, Por Que Comprar Joia de Prata Esterlina Verdadeira?

Adquirir uma joia de Prata Esterlina pode não ser exatamente barato, no entanto, é uma forma de ter uma garantia de maior durabilidade e certeza de não ter reações alérgicas. Fica a dica de que o valor do pingente ou colar aumenta conforme o tempo passa, então tenha muita atenção para não ser enganado e acabar levando uma peça de Prata Esterlina falsa para casa.

Apesar de a Prata Esterlina sair bem mais em conta do que metais mais caros como o ouro, por exemplo, não é incomum que sejam comercializadas peças falsas no mercado. Um dos principais truques promovidos por falsários é o de vender peças que são apenas banhadas a prata como se fossem joias de Prata Esterlina reais.

A questão relevante nesse caso é que somente as joias possuem um teor de prata de maneira que não se deterioram.

Como Identificar Peças de Prata Esterlina Verdadeiras?

A seguir vamos apresentar dicas de como diferenciar as peças de Prata Esterlina verdadeiras de imitações. Use esses truques para evitar levar para casa um item que irá se desgastar com facilidade e que pode acabar gerando alguma irritação em sua pele.

Teste do Pano Branco

O primeiro teste que deve ser feito diz respeito a esfregar um pano branco e macio na peça de prata. Você saberá que se trata de uma peça verdadeira no caso dela deixar sinais no tecido, pois a exposição ao ar cria um processo de oxidação na Prata Esterlina real. As marcas negras no tecido surgem quando essas peças são polidas.

Teste Com Ácido Nítrico

Ácido Nítrico Para Testar Prata

Ácido Nítrico Para Testar Prata

Um poderoso teste de detecção de peças falsas, pois o ácido nítrico não tem efeito nenhum sobre a Prata Esterlina, no entanto, em peças falsas pode remover a sua cor somente com algumas gotas. Em peças verdadeiras o ácido nítrico gera apenas uma aparência cremosa na cor enquanto que numa peça falsa ficará com tonalidade verde. Sendo assim solicite a um joalheiro que antes de fechar o negócio ele permita que esse teste seja realizado. Para realizar esse teste é necessário usar luvas e óculos de proteção para que seus olhos não entrem em contato com o ácido nítrico.

Teste do Cheiro

Cheire a peça que pretende comprar, quando há cheiro significa que existe grande quantidade de cobre no item.

Teste do Imã

Teste do Imã na Prata

Teste do Imã na Prata

Ouro, prata ou platina não são afetados por ímãs, então se você aproximar esse item da peça e perceber que há influência é porque se trata de uma peça falsa. O que atrai o ímã é na verdade os metais presentes na composição da peça falsa.

Marcação

Verificando a Marcação na Prata

Verificando a Marcação na Prata

Peças de prata possuem marcas como “S925”, “925” ou “Sterling Silver” como uma indicação de que são verdadeiras. Ao encontrar essa marca você terá mais indícios de que é uma peça real, contudo, pode ser que esteja localizada num local escondido.

Compre joias de joalheiros que sejam reconhecidos por seu compromisso com a qualidade das peças e não esqueça de fazer esses testes sugeridos. Gostou dessas dicas para não errar na compra de peças de Prata Esterlina?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jóias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.