Escola de Moda

Já vai longe o tempo em que estilistas, designers, modistas e costureiros eram os únicos responsáveis pela moda, que criavam tendências e construíam as peças baseados apenas em sua criatividade e habilidade natural.

Atualmente o mundo da moda é um mundo profissionalizado, e além de habilidade, criatividade e sensibilidade é preciso competência, competência essa que se adquire com muito estudo e prática, que se adquire com o lápis e com a agulha na mão. Neste artigo nós vamos saber um pouco mais sobre as escolas de moda e as profissões desse mundo mágico e encantador que é o mundo da moda.

Talento x Estudo

Somente talento, criatividade e gosto pela moda já não bastam mais, para entrar nesse mundo é preciso estudar, e estudar muito, conhecer a história da moda, os principais estilos, é necessário conhecer profundamente os tecidos, suas características e as texturas, é preciso aprender a desenhar, a cortar, a calcular, é preciso aprender a administrar, a vender e a comprar.

É preciso aprender a fazer e também a mandar fazer, a fiscalizar, a pesquisar, a analisar. É preciso estudar todo o funcionamento do ciclo da moda e também da mente humana. Para ser um profissional da moda é preciso conhecer as mulheres e as máquinas, enfim, é preciso estudar muito, além de ter talento para cortar, costurar, misturar cores e texturas.


Criatividade, Marketing e Gestão

Criatividade, marketing e gestão são talvez os três principais pontos sob os quais se baseia a indústria da moda. Atualmente a criação da moda acontece antes do desenho dos modelos, inversamente ao que acontecia inicialmente.

Essa é uma necessidade da indústria da moda, para se adequar aos processos de produção de toda a cadeia que compõe este universo. É necessário se adequar as normas, padrões e também ao calendário mundial. A questão econômica da produção da moda é imperiosa, assim o marketing, a gestão e outros aspectos técnicos são imprescindíveis.

Estudar Para Fazer Moda

Muitos acreditam ainda que estudar, fazer uma faculdade de moda vai acabar por padronizar os estilistas do futuro, cercear sua criatividade, no entanto esta é uma afirmativa inversa a realidade. Quanto mais você estuda, quanto mais você conhece sobre os processos de criação e sobre as características e qualidades dos materiais que dispõe, mais você capacita sua mente e seu espírito para criar, quanto mais conhecimento mais aprimorado se torna seu potencial criativo.

Aprender a construir uma coleção não interfere na criatividade e na identidade do criador, somente capacita para que você saiba identificar como aquilo que foi imaginado poderá ser aplicado. A escola de moda não estabelece padrões, nem uniformiza seus alunos, mas sim capacita-os para atender as diversas demandas do mercado da moda, utilizando todo o seu potencial criativo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Moda

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.