Alisamento e Tratamento Capilar
Hoje em dia praticamente todas as pessoas já ouviram falar em botox, ou em progressiva, ou em selagem capilar. Esses procedimentos realizados em salões de beleza Brasil afora estão cada vez mais populares entre as pessoas. Muita gente quer acordar com os cabelos lindos e não precisar ficar escravo da chapinha ou do secador para deixá-los lisos.
A maioria das pessoas pensa que o botox, a escova progressiva e a selagem térmica são a mesma coisa, mas isso porque muitos salões alteram a composição dos produtos para deixá-los todos com efeitos de alisamento. Entretanto os procedimentos são diferentes e não prometem a mesma coisa. Veremos neste artigo o que é cada procedimento, quais as diferenças entre eles e quanto tempo deverá existir entre um tratamento e outro, para não causar danos aos fios.
Selagem Térmica
A selagem é um tratamento para recuperação de cabelos danificados, ralos, sem brilho, quebradiço. A selagem não é um tratamento para alisar os fios. Se você vai ao salão e o cabeleireiro promete que, após a selagem, seu cabelo ficará mais liso, mesmo depois de lavar os cabelos, desconfie, pois o produto que ele irá usar estará misturado com algum outro para alisamento (com formol ou ácidos com o mesmo efeito).
Este tratamento serve para repor a queratina pedida dos fios e fechar as cutículas, encorpando as madeixas e deixando o cabelo mais hidratado e com brilho. No procedimento o cabelo será lavado, depois o cabeleireiro irá passar o produto e selar com o secador e a chapinha. Esta também pode ser feita em casa.
Botox Capilar
Assim como a selagem térmica, o botox capilar não é um procedimento indicado para alisamento dos fios. Ele não altera a estrutura dos fios. Se o seu cabelo é ondulado, enrolado ou cresço, ele continuará assim. Caso não fique, o produto usado foi misturado a outro com efeito de alisamento.
O botox serve para tratar o cabelo e a diferença principal entre ele e a selagem térmica é o procedimento. O botox possui mais etapas. Mas também é usada a queratina, que é uma substância que recupera os fios, deixando-os mais fortes e bonitos. Para a queratina entrar nos fios ela precisa ser selada com a chapinha, de 5 a dez vezes em cada mecha.
Escova Progressiva
A escova progressiva, diferentemente dos outros dois procedimentos, é indicada para alisamento dos fios. Ela altera a estrutura dos fios, deixando fios crespos, encaracolados e ondulados mais lisos. Para isso é usado algum produto que desnatura proteínas, como no caso do formol (há também outros ácidos com o mesmo efeito). Ao realizar o procedimento, busque conhecer o produto que será usado e verifique se ele é liberado pela ANVISA, pois o formol é uma substância relacionada com câncer e outros problemas de saúde e deve ser regulada em quantidade.
Este procedimento é chamado de escova progressiva pois ele tem um efeito progressivo. Na primeira vez que a pessoa faz ele vai saindo com as lavagens e à medida que o cabelo cresce. Mas a cada vez que a pessoa realiza novamente o procedimento, o cabelo vai ficando mais liso e o efeito dura mais tempo.
Tempo Entre os Procedimentos
Tanto a selagem quanto o botox capilar podem ser feitos a cada mês. Isso depende do que o cabelo está pedindo. O cabeleireiro irá dizer se é necessário que seja realizado todos os meses. Se for realizado mais do que o necessário, o cabelo irá ficar fraco, quebradiço e poderá nunca mais ser recuperado, tendo que ser cortado.
O tempo entre cada escova progressiva é de, normalmente, dois meses. Entretanto isso depende do quanto o cabelo perdeu o efeito de alisamento. A escova progressiva pode acabar danificando os fios, isso porque é usado produto químico forte que pode causar danos irreparáveis. Por isso é aconselhado realizar alguns procedimentos para prevenir e tratar o cabelo. Um deles é o botox (estamos falando aqui do verdadeiro botox, sem formol e ácidos para alisamento). O botox pode ser realizado logo após a progressiva, converse com seu cabeleireiro e peça uma análise do que o seu cabelo necessita. Cuidado com os produtos que você usa – sempre pesquise antes, pois os profissionais as vezes podem acabar não sendo assim tão profissionais quanto deveriam e mentir sobre os procedimentos.