Um acessório apreciado tanto por homens quanto pelas mulheres, é o cordão de prata, que dá um toque diferenciado tanto no visual do dia a dia como em ocasiões especiais. Os homens costumam usar modelos grossos, enquanto as mulheres preferem os mais delicados e finos. Entretanto, nos dois casos, eles podem ser acompanhados ou não de pingentes.
Os cordões de prata costumam ser muito apreciados em especial, pelo público mais jovem, por deixar o visual mais moderno e pelo preço acessível, já que acessórios elaborados em ouro, por exemplo, estão cada vez mais inviáveis de serem usados nas grandes cidades.
Além disso, peças de prata são a melhor alternativa para pessoas alérgicas aos materiais usados nas bijuterias. Por serem mais acessíveis do que o ouro, é possível adquirir um maior número de peças, possibilitando diversificar o look.
Apesar da prata ser um material nobre, é preciso ter muito cuidado com essas peças, pois o metal oxida rapidamente em contato com a pele, cremes, maquiagem ou perfumes. Dessa forma, é preciso escolher um material de qualidade, limpá-lo corretamente para que as peças se mantenham sempre brilhantes e bonitas.
Normalmente os cordões de prata são vendidos nas versões de prata 95%, 92,5%, ou 90%. Nas duas primeiras, a prata é fundida com outros metais para proporcionar-lhes durabilidade, resistência e qualidade às peças. No caso da 95%, a chamada prata de lei, o metal conta com 5% de liga de cobre, possuindo alto brilho e dureza, ideal para confecção de jóias artesanais. Já a prata 92,5%, possui 7,5% de liga de cobre. Por fim, a prata 90% é a de menor valor.
A prata precisa ser fundida a outros metais para ser usada na joalheria, pois possui baixo grau de dureza, podendo ser arranhada ou machucada com mais facilidade. Por isso o metal puro não e usado, apenas como filigrana, em casos especiais.
Para manter o brilho dos cordões e evitar que escureçam, procure evitar o contato da peça com substâncias ácidas, como perfumes, removedores de esmalte, álcool e amoníaco. Essas substâncias prejudicam os laços das ligas e danificam a peça.
Caso o seu cordão de prata escureça devido à oxidação, existem produtos químicos que podem recuperar a cor original, sendo vendidos em lojas especializadas. Também é possível limpar o metal com soluções caseiras, como por exemplo, deixar as peças de molho em um recipiente com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e meia xícara de vinagre. Deixe as peças na solução durante três horas. Em seguida esfregue os acessórios com uma toalha seca. Isso devolverá o brilho às suas peças em prata.
Outra dica é usar pasta de dentes branca para a limpeza do metal. Aplique o creme dental no cordão de prata, sobre um pedaço de pano limpo. Esfregue bastante o creme dental no metal até que o pano fique imundo e que o cordão recupere o seu brilho.
Por fim, outra técnica eficiente para recuperar o brilho dos cordões de prata é embrulhar a peça em papel alumínio e deixar ferver em uma panela com vinagre. Assim que o líquido ferver, retire a peça da panela. Ao desembrulhar, o cordão estará novamente com seu brilho original.
Também tenha outros cuidados para manter o brilho das peças, como lustrá-las com frequência, usando uma flanela limpa e seca, além de armazená-las em porta jóias longe do sol e da umidade.
No site da Infinity Alianças você encontrará vários tipos de cordões, além de alianças de casamento, alianças de noivado, etc..
o cordão mas bonito