Também conhecida por mamoplastia, a cirurgia de plástica de mama, é uma cirurgia classifica por três modos diferentes. A cirurgia de aumento, a redutora e a de levantamento das mamas.
A cirurgia das mamas são procuradas por vários motivos como, estético afim de proporcionar seios fartos com curvas perfeitas e sensuais,e físicos que são feitas por indicações médicas em caso de redução para aliviar a dor nas costas o desconforto e evitar problemas de infecções, causados pelo peso dos seios.
Riscos
Apesar de bons resultados alcançados muitas vezes, deve-se conhecer os grandes riscos que se corre ao fazer uma cirurgia e não criar expectativas falsas
Há vários riscos como: cicatrização prolongada, infecção, hematomas, quelóides entre outros.
Cirurgia de aumento
Conhecida e desejada nos dias de hoje pela maioria das mulheres como “silicone”.
Pelo motivo de ser colocada afim de dar uma melhor harmonia entre o volume e a forma dos seios, através da aparência, ou seja,do aumento e suspensão provocada com o silicone.
Tipos de próteses
Há vários tipos de próteses, podem ser desde solução salina, de silicone, ou de gel, com bolso de tecido liso, texturizado ou rugoso, até recobertas por uma camada de poliuretano. Porém deve ser discutida com o médico qual modelo será implantado.
Colocação de prótese
A implantação pode ser realizada de várias maneiras:
- incisão no centro da aréola;
- incisão embaixo da aréola;
- um corte horizontal na região interior da zona de pêlo axilar;
- e embaixo do sulco das mamas.
O modo a ser colocado deve ser discutido entre o paciente e o médico, pois cada método tem sua vantagem e desvantagem.
A anestesia é geral.
Pós-operatório
Quando a prótese é colocada por baixo do músculo do tórax, o pós-operatório é mais doloroso.
A paciente normalmente fica internada no período de 24 horas.
O resultado já é bem evidente, visível, quanto à forma, neste período. Entre os primeiros dias, durante o primeiro mês ocorre um inchaço, dando força à cicatrização.
Entretanto, o resultado final só se dá após seis meses da cirurgia, devido à cicatrização, que persiste por um longo tempo, pelo fato do aumento do peso das mamas.
É recomendada a troca de prótese, devido as suas características, a cada 10 anos.
Risco
Pode ocorrer rejeição de prótese e infecções. A implantação de prótese não provoca a incapacidade de amamentar.
Cirurgia de redução
A redução das mamas é causada por vários motivos, considerados de risco a saúde.
É recomendada em casos de: dor nas costas, ombros, cabeça, pescoço e nos seios, provocadas justamente pelo peso das mamas; mamas aumentadas; perda da sensação dos seios; infecção cística das mamas; problemas para dormir por causa do tamanho dos seios, estrias e outros casos.
Redução das mamas
É retirado um pouco do tecido da mama. A operação dura até 6 horas. È utilizada a anestesia geral,a anestesia local com sedação (muito rara) e com peridural..
Pós-operatório
A paciente fica normalmente de 1 a 3 dias internada.
A cicatriz nos primeiros meses aparentemente é avermelhada, com o passar do tempo vai ficando esbranquiçada.A acomodação da mama ocorre por volta do terceiro mês, e o resultado definitivo é alcançado depois de 6 meses a 1 ano.
Cirurgia de levantamento
Após a puberdade as mamas são rígidas por causa da quantidade de glândulas, que com o passar do tempo diminui, e aumenta a quantidade de gordura dando a tendência de queda à mama.
Levantamento das mamas
O objetivo desta cirurgia é reverter este dano,ou seja, retirar o excesso de tecido mamário e pele,e suspendendo o seios.
A cirurgia dura normalmente 2 horas, variando de casos. Neste caso,é mais utilizado a anestesia geral.
Risco
Existem várias complicações tanto na cirurgia de redução quanto na de levantamento de mamas, como: perda da sensibilidade local, abertura de pontos, incapacidade de amamentar, machucados na pele e posição dos mamilos.