Tendências de Todas as Estações
Toda mulher adora uma novidade quando o assunto é cabelo. No decorrer das décadas, podemos reconhecer de longe as tendências que dominaram as cabeças femininas só de olhar para o penteado da moda. Afinal, toda geração tem o seu estilo preferido. Depois do permanente, da escova lisa, da chapinha, das tinturas e reflexos, agora chegou a vez das luzes californianas. Diferente das luzes tradicionais, que despontavam mechas em tons mais louros nos cabelos das morenas, as luzes californianas aparecem como solução para quem quer dar um destaque no tom do seu cabelo. A principal vantagem dessa técnica é que ela combina muito bem com o verão e também com o inverno. Ou seja: com as luzes californianas você fica na moda o ano todo. Mas o que as luzes californianas têm de tão diferente assim? Para conseguir esse efeito, as mechas são tingidas deixando as pontas dos fios mais claros do que a raiz. O resultado é um visual luminoso que dá a sensação de profundidade à cor, tornando-a ainda mais viva.
Como é Feito?
Essa técnica precisa ser feita por um especialista com o uso de um pente ou chapinha. O cuidado principal é com a qualidade dos produtos. A tinta e o descolorante, caso não forem produzidos com atenção a todos os componentes, poderão prejudicar o fio e estragar o visual. Assim, é fundamental entregar seus cabelos a um profissional bem conceituado e de confiança. As luzes californianas devem dar ao cabelo um tom fumê com as cores em degradè, sem emendas definidas. Para iniciar o processo das luzes, o cabelo deve ser separado por mechas, com a aplicação feita a partir das pontas, espalhando o restante de baixo para cima com a ajuda de um pente. Um detalhe importante é lembrar que a cor da tinta vai “abrir” (clarear, assumir seu tom) apenas depois da segunda lavagem.
Dicas e Cores
O melhor dessa nova mania é que todas as mulheres podem usar, observando, é claro, qual o tom e cor mais indicados para o seu tipo de pele e de cabelo. Aqui, especialistas em colorimetria explicam que mulheres de pele e cabelo muito claros devem priorizar mechas acinzentadas, enquanto que loiras de pele mais bronzeada podem usar um tom dourado nos fios. Mas se o bronze estiver mais evidente, o melhor mesmo é escurecer a raiz para um tom próximo ao castanho. O tom loiro acinzentado cai bem para mechas em cabelos castanhos e pele clara.
Aqui, quanto mais escuro for o cabelo e a pele, mais discretas devem ser as luzes. Uma boa dica para morenas é a aplicação de mechas em tom avermelhado, que rejuvenesce e dá um efeito bastante luminoso. Por fim, profissionais do ramo defendem que todo processo químico exige atenção redobrada nos cuidados e hidratação dos fios. Assim, se você quiser manter o aspecto radiante das luzes californianas por mais tempo, deve fazer reposição de proteínas semanalmente para preservar a saúde e o brilho dos cabelos.
Por Vivian Fiorio
quera fazer mechas nos meu cabelo sou morena