A formatura é um evento quase único, a ser lembrado por anos a fio como uma coroação de um período de tempo importante, quando se recebe o diploma (simbolicamente, pois ele não é mais entregue em mãos na celebração).
Tal tipo de evento geralmente acontece à noite, começando entre 19h e 21h, na maioria das vezes, então o visual a ser adotado será o mais clássico e conservador possível. Correto? Errado! É bem verdade que festas no turno da noite pedem mais glamour, vestidos sociais para as mulheres, os chamados vestidos de festa, e traje social fino para os homens, terno e talvez gravata, dependendo do estilo do festejo.
Quase todas as mulheres, na hora da compra da roupa para a sua formatura, optam pelo vestido longo. Motivo: não tem como errar. Um vestido básico com cores neutras e alguns acessórios brilhosos são sempre boa pedida, ficando na certeza de um visual agradável a todos os gostos. Entretanto, isso não quer dizer que você não possa optar pelo curto. Os vestidos curtos andam super na moda e diversos estilistas estão sempre trabalhando em modelos mais versáteis para dia e noite, de forma a parecer chique sem muito esforço.
Há muitas razões para você optar pelo vestido curto na sua noite de formatura, e uma delas, e mais importante, é a valorização das pernas e sua altura. Vestidos sem o comprimento na altura dos pés deixam a amostra suas pernas e, caso elas sejam motivo de admiração, por que não mostrar?! Use e abuse!
Para escolher seu vestido de formatura, deixamos aqui algumas dicas. Se o vestido é curto, lembre-se dos sapatos. Eles estarão à amostra e isso pode ser uma grande vantagem. Uma delas é poder escolher um sapato alto ou sandália de igual tamanho, com detalhes mais ousados. Algumas com tiras estão bem na moda, bem como com pedras e laços na parte superior. Nunca calçado baixo, não são feitos para tal ocasião.
Na hora de escolher o decote, use o bom senso. Muito do seu corpo já está à amostra na parte inferior, então evite a vulgaridade e escolha cortes mais discretos. Os vestidos em estilo tomara que caia ainda estão em alta. Decotes em V são desnecessários e deixam o vestido mais curto visualmente, além de vulgar, deixando as baixinhas mais baixas.
Para as baixinhas, nada de fugir do vestido curto, use apenas o bom senso. Modelos acima da cintura deixam mais visível a baixa estatura, então use um comprimento um pouco mais conservador, abaixo do joelho, e um salto um pouco mais alto, para dar uma valorizada, tanto no vestido como nas suas pernas.
Quanto às cores, as mesmas regras dos longos. Na noite, use cores mais densas, caso queira ficar no confortável, como vermelho, cinza, grafite, preto, vinho, carmin, lilás, bege, verde escuro, entre outras semelhantes.