Se você não sabe o que significa umectação capilar ou tem dúvidas, vamos iniciar resumindo do que se trata essa técnica para ser aplicada nos cabelos. Serve para dar mais força aos fios quebradiços e auxiliar no crescimento através de massagens feitas com a aplicação de óleos.
A Técnica de Umectação Capilar Para Crescimento dos Fios
Não podemos afirmar com certeza se é um mito ou não, na verdade, o uso da umectação capilar está se popularizando na casa das pessoas. Não pense que chegará em um salão e a técnica estará entre as ofertas de serviços. Sendo assim, tudo o que se fala sobre a umectação capilar é de experiência de mulheres que apostaram e gostaram do resultado.
A umectação capilar não deve ser feita em cabelos apenas lavado e o ideal é deixar de um dia para o outro, dormindo com uma touca, qualquer modelo. Outra dica das mulheres que já fizeram a umectação capilar é aquecer um pouco o óleo antes de aplicá-lo nos fios.
Vale ressaltar que muitos cabeleireiros não concordam com o fato de se ter que fazer a técnica nos cabelos sujos e a justificativa é simples. Na opinião desses profissionais qualquer tratamento é mais eficaz se encontrar os fios livres de sujeira ou outro produto. É um modo mais fácil para que o tratamento penetre e seja mais eficaz. Sendo assim, a sujeira se coloca como uma “barreira” para a entrada do óleo.
Controvérsias a parte, tem muita gente fazendo a umectação capilar e gostando do resultado. Então, vejamos como aplicar a técnica e depois cada um poderá falar da própria experiência. Uma vez que a umectação capilar pode não oferecer nenhuma vantagem, mas com certeza, não oferece nenhum dano para os seus fios.
Para Fazer Uma Boa Umectação Capilar
O que mais encontramos hoje em dia, podemos até dizer, com um certo excesso, são produtos para os cabelos. Seja para a limpeza ou para manutenção, existe uma grande variedade e perfumarias, farmácias e supermercados. A variedade dos produtos é tão grande, entre máscaras, condicionadores, cremes e shampoo, que acabamos ou comprando demais ou fazendo escolhas erradas. Sem falar naqueles produtos que compramos e ficam esquecido no armário do banheiro indo diretamente para o lixo depois.
Falamos nos produtos industrializados e na diversidade e quantidade para dizer que no final das contas, com um pouco de criatividade dá para solucionar o problemas dos cabelos sem vida com receitas caseiras. Medidas econômicas e simples, como é o caso da umectação capilar.
Sim, porque essa técnica consiste em dar um banho de óleo aos fios e pronto, nutri-los profundamente, o que é necessário para ajudar a combater a queda e fortalecer os fios no crescimento.
Detalhes Para Fazer Umectação Capilar
Sim, é bem simples fazer a umectação capilar, o que não quer dizer que basta jogar um vidro de óleo nos cabelos e pronto. Não é bem assim. Para começar é necessário escolher um óleo que tenha o seu nível de pureza a 100%. O que significa que o produto escolhido não poderá ter nenhum outro ingrediente na sua fórmula.
Até mesmo o óleo usado na cozinha, o de oliva extra virgem, serve para fazer a umectação capilar. Ele é puríssimo e por isso super aconselhado. Porém, o problema pode ser em retirar o cheiro depois. Podemos garantir que não será tarefa fácil, cabe a você decidir ou não pelo óleo que usamos na salada.
Um dos óleos mais usados para se fazer a umectação capilar, pela sua eficácia, pelos nutrientes que ele doa aos fios e principalmente, pelo cheiro, que não é ruim como do óleo de oliva, é o óleo de coco.
Se você conseguir óleo de coco prensado a frio e orgânico, melhor ainda, mas se não conseguir, não tem problema, basta ser óleo de coco puro sem nenhum outro ingrediente na composição. O que não faltará aqui no Brasil são opções de óleo da fruta, tão popular no nosso país e de boa qualidade.
Vale ressaltar que quanto mais líquida for a consistência melhor será o resultado do produto nos seus fios para fazer a umectação capilar. O que não quer dizer que não sendo muito líquido não serve. Serve sim e você pode aquecê-lo e deixá-lo menos pastoso, esfregando as mãos uma na outra antes de aplicá-lo. Outra dica é levá-lo a banho-maria antes de utilizar, a famosa aquecida, mas segundo quem já experimentou a técnica, isso não fará diferença no resultado final.
Como Fazer a Umectação Capilar
Voltamos a dizer que fazer a umectação capilar é muito simples. Depois de comprar o óleo de sua preferência, ressaltando de novo que ele deve ser puro, basta aplicá-lo nos fios, mecha por mecha, em abundância.
Normalmente, o tempo de espera depois da aplicação para retirar é de meia hora, porém, algumas pessoas preferem passar e dormir com o produto e retirá-lo no dia seguinte. Outra mulheres não deixam tanto tempo, mas não somente 30 minutos, deixando como mínimo 2 horas. O tempo pode variar de acordo com a sua disponibilidade e o quanto o seu cabelo está precisando ser recuperado. Mas, atenção, menos de 30 minutos não é uma boa alternativa.
Diferente dos condicionadores, que não devem ser passados na raiz dos cabelos de forma alguma, não precisa ter essa preocupação com o óleo. Lembrando que ele será mais eficaz aplicado nos fios. Ele atua diretamente nos cabelos e não fará diferença aplicá-lo na raiz.
Para que a umectação capilar funcione é recomendado repeti-la pelo menos duas vezes todos os meses. Dê uma distância de 15 dias entre cada uma das aplicações.
Depois do tempo determinado, que deverá ser repetido a cada aplicação, basta retirar o óleo o máximo que puder com água morna. Em seguida, lave os cabelos normalmente, com o shampoo de sua preferência e também aplique o condicionador diário, neste caso, somente no comprimento dos fios e não deixe que exista contato com a raiz.
Segundo as mulheres que já fizeram a umectação capilar, dá para ver o resultado logo depois da primeira vez e da segunda em diante, será melhor ainda.