Um dos principais temores femininos é que o tempo comece a marcar a sua pele com os seus inevitáveis sinais. As rugas que se formam a partir do canto dos olhos são chamadas de pés de galinha e podem deixar o visual envelhecido. A melhor forma de combater essas reguinhas é evitá-las, ou seja, cuidar bem da sua pele para evitar que elas se manifestem e queiram ficar.
Depois que as rugas aparecem ainda é possível tomar algumas iniciativas para se livrar delas já que toda e qualquer ruga pode ser tratada com cosméticos, mas quanto menos rugas você tem em seu rosto mais fácil é cuidar delas, não é mesmo? Continue lendo e descubra como acabar com os pés de galinha.
Prevenção
Forçando os Olhos
Além da diminuição da produção de colágeno pela pele de acordo com o passar do tempo as rugas são resultado também da forma como você força essa região. Por exemplo, quando você tem dificuldade para enxergar alguma coisa a longa ou curta distância e aperta os olhos para ter mais nitidez está ajudando a moldar os pés de galinha além de ter um problema de vista, procure um oftalmologista.
Sol
Outro cuidado importante para prevenir o aparecimento desse tipo de ruga é usar sempre óculos escuros com proteção solar UVA e UVB, pois o astro-rei também contribui para o problema. Use protetor solar todos os dias, faça chuva ou faça sol. Observe ainda que mesmo que você tenha uma boa visão no sol ainda assim força os seus olhos de forma a acabar dando origem a pés de galinha.
Computador
O computador é ótimo, mas a sua iluminação muito forte também pode prejudicar os seus olhos. Se você fica muito tempo em frente a tela do aparelho é interessante colocar um protetor anti-estático para que a tela fique menos agressiva para os seus olhos. Essa proteção custa menos de R$ 10,00.
Evite Cigarros
O tabagismo prejudica a produção de colágeno pela pele além de fazer fumaça que pode irritar os seus olhos. Sendo assim evite começar a fumar, quem já fuma pode tentar deixar esse hábito.
Tratamento Para Pés de Galinha
Acima demos dicas de como evitar o aparecimento de pés de galinha, mas se você já tem esse problema não precisa se desesperar, pois existe solução. Continue lendo e descubra como dar um jeitinho no seu rosto.
Cremes
Uma das formas mais simples de tratar e tentar reduzir os pés de galinha é através do uso de cremes específicos para esse fim. Muitas marcas tem opções de tratamento anti-idade, porém, é bom estar pronta para testar esses produtos em busca de um que cumpra realmente o que promete.
Dica – Os cremes com agentes antioxidantes podem custar bem caro, mas o que as empresas muitas vezes não dizem é que esses agentes são muito eficazes para prevenir os pés de galinha e não necessariamente para tratar rugas já existentes.
Hidratação
As rugas sempre parecem bem piores e graves quando a pele está ressecada. Mantenha a sua pele sempre bem hidratada que tenha um visual mais agradável e uma textura gostosa ao toque. Quando a pele está bonita como um todo os pés de galinha deixam de ser um problema tão evidente.
Cosméticos Retinóides
Dentre as opções de cosméticos para cuidar da pele e dos pés de galinha os melhores para tratamento de pés de galinha são os retinóides pelo fato de que eles induzem o aumento da produção de colágeno pela pele. Os produtos são feitos a base de retinol e podem ser encontrados em várias lojas.
Quando os pés de galinha já se encontram num estado muito grave pode ser necessário usar ácido retinóico para tratar a região. A vitamina A é uma boa opção para cuidar da pele e das rugas. Lembramos entretanto que produtos com esses componentes precisam de prescrição médica.
Botox
Uma solução bastante comum entre as famosas é uma das opções mais eficientes para acabar de vez com os pés de galinha. A ação da toxina botulínica se dá através do enfraquecimento do músculo orbicular dos olhos. Dessa forma não se pode mais contrair os olhos de forma que os pés de galinha não aparecem mais.
Além de minimizar as rugas que já existem também ajuda a prevenir novas, mas pode não ser muito legal ficar com a expressão paralisada. Analise o que é mais importante para você, estar com a pele lisinha ou então ter uma expressão mais natural.
Preenchedores
Outro tipo de intervenção que pode ajudar a evitar que os sinais do tempo apareçam em seu rosto. Dentre os preenchedores dérmicos injetáveis que se destacam no mercado estão o ácido hialurônico que é hoje em dia o mais utilizado nos consultórios dermatológicos.
O procedimento preenche o espaço em que o colágeno foi enfraquecido criando a ruga. Trata-se de um procedimento que pode ser feito para remediar o aparecimento de rugas que continuam a surgir mesmo depois da aplicação do botox. Em geral o preenchimento é um tipo de tratamento que age em conjunto com a toxina botulinina.
Peelings Químicos e Laser
Também é possível contar com a ajuda de peelings químicos e laser para melhorar o aspecto dos pés de galinha. O principal objetivo do laser é induzir uma maior produção de colágeno pela pele. Assim aparecem menos rugas e os sinais do tempo são amenizados.
Pense Bem
Antes de escolher qualquer um dos métodos que citamos acima para acabar com os pés de galinha vale a pena pensar um pouco. Os sinais do tempo podem sim representar uma ameaça para a beleza da sua pele, mas não deixam de fazer parte da sua história de vida já que cada ruga e linha que apareceu é uma lembrança de alguma coisa especial que você viveu.
Submeter-se a um tratamento cirúrgico ou que envolva a aplicação de algum produto com o objetivo de ter uma pele perfeita pode trazer consequências. Informe-se bem com o seu médico antes de realizar o procedimento para evitar surpresas com possíveis efeitos colaterais e tenha certeza que a clínica estética é séria e comprometida em fazer um bom trabalho.