Atualmente, a maquiagem vêm ganhando muito espaço na rotina diária de beleza das mulheres. Existe maquiagem para o dia a dia, maquiagem para eventos formais, para festas, etc. Alguns itens de maquiagem foram ganhando um espaço especial no coração das pessoas que gostam de maquiagem.
A maquiagem profissional é muito bem aceita e valorizada por todo o Brasil. As pessoas pagam diversos valores para maquiadores e com isso conquistam um visual de tirar o fôlego e aumentar a autoestima. Hoje, alguns itens de maquiagem se tornaram os queridinhos, dentre eles podemos destacar os cílios postiços.
A pessoa prepara a pele, faz a maquiagem base, passa sombra, blush, delineador, batom, etc. E pensa: algo está faltando. Então coloca os cílios postiços e pronto, o look está de arrasar. Os cílios deixam os olhos maiores, o olhar mais penetrante e um rosto mais jovem e alegre. Algumas pessoas usam porque gostam de aumentar bastante os cílios e outras porque possuem cílios naturais muito pequenos que não conseguem ser destacados apenas com o rímel.
Existe hoje no mercado uma infinidade de tipos de cílios postiços. Existem aqueles com cerdas artificiais, que é mais comum e mais barato (costuma funcionar muito bem) e também aqueles com cerdas naturais, que custam mais caros, são mais difíceis de encontrar, mas dão um efeito mais natural. Veremos abaixo os tipos de cílios postiços e como aplicar.
Tipos De Cílios Postiços
Cantoneira
Melhor opção para os iniciantes, pois é bem mais fácil de aplicar. Este modelo costuma ter o comprimento de metade do olho e deve ser aplicado apenas no canto externo. Assim como o delineador, ele dá o efeito de gatinho. Pode ser usado em maquiagens mais elaboradas e também no dia a dia. Além disso ele pode ser criado, basta comprar um cílio comum e cortá-lo ao meio.
Anatômico
Estes possuem o canto interno muito mais curto do que o canto externo e é mais volumoso. Indicado para levantar o olhar daquela make noturna. Costuma funcionar muito bem para quem tem olhos juntos e pequenos.
Volumoso
Este tipo é o mais encontrado nas perfumarias do Brasil. Ele possui todas as cerdas do mesmo tamanho e vai do canto interno ao canto externo do olho. É ideal para maquiagens mais noturnas, pois deixa os cílios muito mais volumosos. Funciona bem para quem tem poucos cílios. Não é muito indicado para quem tem olhos caídos.
Longo
Este modelo é muito indicado para quem tem olhos pequenos, pois dá a impressão de aumentar os olhos. Além disso dá uma leveza no olhar e levanta-o. Não é muito volumoso então pode ser usado em ocasiões diurnas e mais casuais. Este pode ou não ter variação nos tamanhos das cerdas, normalmente sendo pouca coisa menor no canto interno – e neste caso é indicado para quem tem olhos caídos.
Cruzado
Este é o tipos mais indicado para o dia a dia ou para eventos casuais, pois possuem fios “bagunçados” que se misturam muito bem aos fios naturais. Indicado par qualquer formato de olho.
Tufos
Este é o que dá o efeito mais natural de todos. O mais discreto. E também o mais versátil, já que o volume dele depende da quantidade que a pessoa deseja aplicar. Existem de diversos comprimentos, então o maquiador consegue montar os cílios como o desejado e criar o efeito que a pessoa quer. A aplicação é mais demorada, pois deve-se colar cada tufo um a um.
Artístico
Estes existem de diversos tipos. Existem muitas cores, alguns com glitter e enfeites brilhantes, etc. Alguns inclusive possuem penas. São indicados para fantasias e para festas populares como o carnaval.
Inferior
Para quem deseja um efeito “boneca”, usar cílios postiços abaixo do olho pode funcionar muito bem. Entretanto o efeito final é mais artificial e artístico. Os cílios inferiores podem ser encontrados de diversos tipos também, desde os mais curtos e finos até os mais volumosos e compridos, entretanto são mais difíceis de serem encontrados.
Como Aplicar: Passo a Passo
-
Quando Aplicar
Os cílios devem ser aplicados por último na maquiagem, após toda a pele ser maquiada, sombra feita e delineador. Mas sempre antes do rímel. Além disso, é possível uma segunda aplicação de delineador após a colagem dos cílios para disfarçar a base destes.
-
Escolha Os Cílios
Primeiro entenda qual é o formato do seu olho e qual é o efeito que você deseja obter após aplicação dos cílios. Veja as fotos dos tipos de cílios e escolha aquele que atende ao seu objetivo. Também pensa na ocasião em que irá usar. Sempre compre cílios postiços que possuem base fina, pois quanto mais fina a base (local onde os fios estão presos), mais natural é o resultado.
-
Corte Os Cílios
Antes de aplicar a cola, meça os cílios no seu olho e corte a parte que sobra, sempre no canto externo.
-
Aplique a Cola
Existem três tipos de cola, as brancas, as transparentes e as pretas. Geralmente vem uma cola junto com os cílios, ao comprar o kit. Entretanto você pode comprar uma cola separada que vai durar um tempo maior. As colas pretas costumam funcionar bem para maquiagens noturnas, que irão ter um delineador marcado. Mas as colas brancas (ficam transparentes após secagem) e transparentes podem ser usadas em maquiagens mais leves, que não irão acompanhar um traço preto de delineador. Estas não são indicadas para usar junto com delineador pois podem interferir no traço deste e deixar opaco.
A cola deve ser aplicada nos cílios. Após isso espere cerca de 30 segundos ou até que ela esteja quase seca, antes de colocar em contato com a pálpebra. Uma dica é deixar os cílios meio curvados enquanto espera esses 30 segundos, pois isso facilita a aplicação.
-
Aplique Os Cílios
Com uma pinça (sem corte) aplique os cílios bem rente (mas acima) aos cílios naturais. Comece pelo centro, depois o canto externo e depois o canto interno. Após isso espere mais 30 segundos para secagem completa. Poderá então (é indicado) aplicar uma ou duas camadas de rímel, isso serve para que os cílios postiços se misturem aos fios naturais.
Como Retirar
Nunca retire os cílios puxando-os com a maquiagem seca. Use um demaquilante para soltar os cílios postiços dos cílios naturais, antes de puxar. Após a retirada, limpe completamente os olhos, retirando todos os resquícios de maquiagem.
Se os seus cílios não forem descartáveis, você deverá lavar assim que retirar dos olhos. Coloque-os de molho em água morna misturada com sabão neutro ou demaquilante. Deixe por alguns minutos. Após isso, limpe-os em uma superfície lisa com demaquilante em algodão.
Se necessário, use um pente próprio para alinhar os fios após a lavagem. Deixe secar à sombra e guarde em recipiente fechado. Se os cílios perderem curvatura após a lavagem, isso poderá ser consertado com um curvex.