Tudo Sobre Óleos Para Cabelos

Basta uma volta na farmácia, em uma perfumaria ou até mesmo no supermercado, para perceber quantos produtos para os cabelos que estão enchendo as prateleiras. Na verdade, quantos produtos cosméticos que estão disponíveis atualmente, seja para o corpo, para o rosto ou para os cabelos. E o que tem chamado a atenção é o grande número de produtos específicos para os fios em forma de óleos.

Podemos dizer que os óleos para os cabelos se tornaram uma espécie de “febre” entre as mulheres e nos salões de cabeleireiros. Você está usando algum óleo, sabe como realmente deve ser usado e como aplicá-lo? É importante usar da maneira correta para obter o resultado esperado e mais importante ainda é escolher o óleo certo para o seu tipo de cabelo.

Saiba Mais Sobre Os Tipos de Óleo

Pessoas com cabelos oleosos também podem usar óleos, porém, devem escolher o produto certo. Alguns deles são exageradamente gordurosos, como é o caso do óleo de rícino e a manteiga de karité. Fique atenta porque o produto pode ser identificado com um nome ou outro, mas também, pode ser a base do óleo e só lendo o rótulo para descobrir. E neste segundo caso, o efeito gorduroso será o mesmo.

Para todos os tipos de cabelos, os mais recomendados são aqueles que têm uma ótima absorção, que são os de abacate, amêndoas e girassol. E os considerados, os melhores, porque são “leves” e os fios absorvem imediatamente são os de coco e de semente de uva. Ambos não deixam nenhum resíduo nos fios.

Dicas de Como Usar Óleos No Cabelo

Não basta escolher o óleo certo, é preciso também aplicá-lo da maneira correta e isso fará toda a diferença no resultado final. Um erro muito comum é a aplicação do óleo somente nas pontas, o que a grande maioria das pessoas fazem. Segundo os especialistas em tratamentos capilares, o óleo deve também ser aplicada na raiz do cabelo, quando ele tem o efeito de controlar a produção do sebo.

As mulheres que possuem os fios muito finos devem aplicar o óleo somente na raiz, é o correto, já as que possuem as madeixas de médias para grossas, devem aplicar no comprimento dos fios até chegar nas pontas. O método de aplicação no couro cabeludo é aconselhado para as mulheres com os cabelos muito grossos. Inicia-se no couro cabeludo e vai até as pontas.

Para que depois da aplicação do óleo nos cabelos você não os sinta pesados é aconselhável usá-lo sempre nos fios secos e massagear bem após a aplicação. Depois fique pelo menos 5 minutos escovando o cabelo, deixe mais 20 minutos e lave os cabelos. O resultado são fios muito macios.

Se você está procurando um óleo que estimule o crescimento dos fios pode usar um de mamona ou de rícino.

Outra maneira de usar o óleo para combater problemas do couro cabeludo é aquecendo o produto antes de usá-lo. O calor do óleo fará com que os poros se abram e os nutrientes entrarão com mais facilidade. Esquente o óleo por alguns minutos no micro-ondas e aplique com a ponta dos dedos fazendo movimentos em círculo. O produto aplicado dessa forma irá ajudar no combate a coceira, caspa e a perda de cabelos.

E mais, sobre a frequência que devemos usar os óleos, os especialistas aconselham: a mesma da lavagem dos fios. Você também pode optar por fazer um tratamento semanal.

Veja Alguns dos Óleos Mais Vendidos e Usados No Momento!

O óleo de jojoba, que na verdade é o extrato de jojoba, é segundo os especialistas em cabelos, um dos produtos mais leves do mercado e por isso, pode ser usado por pessoas com qualquer tipo de fios.

Já o óleo de Argan, que podemos considerar uma novidade, é mais aconselhável para mulheres que tenham os fios grossos ou muito grossos, aquelas com cabelos finos terão dificuldade na hora de lavar os cabelos e retirar o produto. Provavelmente, ele penetrará nos fios e criará um efeito pegajoso. O óleo de Argan é recomendado para cabelos enrolados porque dá mais movimento aos fios, além de brilho e um delicioso perfume.

Os Óleos Para Cada Tipo de Cabelo E O Que Esperar de Cada Um Deles

  • Para fios cacheados, ondulados e crespos: a melhor opção, segundo alguns especialistas, é o óleo de macadâmia. Eles explicam que esse produto é rico em ômega 3 e 6 e que na prática isso significa uma hidratação profunda dos fios e também a reconstrução. No caso dos cabelos ondulados e cacheados, o óleo de macadâmia melhora a elasticidade, deixa-os mais leves e os fios quebrados, normal para esse tipo de cabelo, diminuem.
  • O óleo de argan também é aconselhável para cabelos crespos, ondulados e cacheados porque tem um grande efeito de hidratação e não tendo uma textura oleosa, não causa o efeito pesado nos fios.
  • Para os fios lisos, os óleos mais aconselháveis são: buriti e cálamo. Ambos, além de selar a cutícula ajudam no combate ao frizz. 
  • Para os cabelos que estão sofrendo ou sofreram com qualquer tipo de química, seja de alisamento ou somente de tintura, os óleos indicados são o de coco e o de argan. O óleo de coco tem um poder ótimo para hidratar cabelos que estão danificados por causa de técnicas com produtos químicos e além disso, ajudam a regenerar as fibras capilares.

Veja Como Fazer Uma Hidratação Caseira Usando Óleos Para Cabelos!

Uma solução caseira pode valer muito mais do que ir à um salão de beleza. Aliás, verdade seja dita, com paciência e a receita certa, dá para cuidar bem dos cabelos em casa. O importante acima de tudo é ter disciplina e não esperar os fios começarem a quebrar e cair para iniciar o tratamento. Os cabelos devem sempre ser cuidados.

Um conselho de um especialista em cabelos para fazer em casa: compre uma máscara hidratante e pingue na quantidade que você irá usar de 4 a 6 gotas de óleo da sua preferência. Misture os produtos até que fiquem bem homogêneo e depois aplique nos fios limpos e ainda molhados. A mistura deverá ficar nos cabelos durante 15 minutos, depois é só fazer um enxague normal e pronto.

O resultado se vê imediatamente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.