O objetivo da aplicação de base líquida no rosto é fazer com que sua face fique iluminada e uniforme. Que as rugas, marcas, cicatrizes e manchas sejam disfarçadas sem que fique artificial, ou seja, sem parecer que usou base. Então o foco é usar maquiagem que não pareça que está usando. Se alguém olhar e souber que você usou então você passou de maneira errada.
A base líquida, quando aplicada corretamente, pode transformar sua pele em uma pérola perfeitamente iluminada e uniforme, mas se aplicada de maneira errada pode destacar linhas de expressão, craquelar, causar acne, dar aparência de “fantasma”, etc. Aqui neste artigo você irá aprender a preparar sua pele para receber a maquiagem e também como aplicar a base líquida de maneira correta para que ela fique natural, para que não prejudique a pele, cumpra o objetivo e tenha durabilidade.
Tipos De Bases
Primeiramente vamos conhecer os tipos de bases existentes no mercado para que você escolha a melhor opção para o seu tipo de rosto.
-
Em Bastão:
As bases em bastão possuem cobertura leve ou média. São bem fáceis de aplicar pois com o próprio bastão você aplica o produto no rosto, assim pode espalhar com um pincel para base, uma esponja ou com os dedos (neste caso pode ocorrer acúmulo de óleo natural da pele, ou seja, não é bom para peles oleosas). Esse tipo de base é indicada apenas para peles jovens, pois costuma acumular nas rugas, não há muita fixação.
-
Em pó:
Esse tipo de base possui uma cobertura bem leve e natural e é ideal para o dia a dia. Indicada para peles mistas a oleosas, já que são geralmente oil-free e controlam o brilho. Pode ser usada em peles maduras pois não acumulam, mas não irá cobrir todas as imperfeições. O modo de aplicação é simples, geralmente com a própria esponja da base ou um pincel de pó.
-
Compacta:
Indicada para qualquer tipo de pele, com cobertura leve a média. Modo de aplicação simples, com a própria esponja da embalagem. Não é indicada para peles muito maduras.
-
Pancake:
As bases do tipo pancake possuem cobertura mais alta, entretanto o acabamento raramente fica natural. É indicada para makes de fotografia, noturnas e para fazer técnicas de contorno. Não deve ser usada em peles maduras pois acumulam nas linhas de expressão. O acabamento é mate então é indicada apenas para peles oleosas. Deve ser sempre aplicada com esponja úmida.
-
Cremosa:
Possuem cobertura média a alta. Indicada para todos os tipos de pele, já que existem em diversas versões (fique de olho antes de escolher a sua). Existem as fórmulas oil-free, fórmulas hidratantes e com boa fixação. O acabamento pode ficar artificial ou perfeitamente natural, dependendo da maneira de aplicação (como a base líquida, que iremos ensinar a seguir).
-
Em Mousse:
Não possui óleos na fórmula, o que facilita a aplicação e durabilidade, entretanto não é indicada para peles secas, pois pode dar o efeito de craquelado (a não ser que a pele esteja bem hidratada). Pode ser aplicada com esponja ou pincel e o acabamento fica ótimo. Pode ser usada em peles maduras, pois tem um bom acabamento e fixação.
-
Líquidas:
Existem muitas fórmulas de bases líquidas e você precisa estar atento em escolher aquela que é adequada para a sua pele. Para peles secas, escolha fórmulas hidratantes. Para peles oleosas procure sempre aquelas que são oil-free. Para peles maduras escolha a que promete uma ótima fixação. Para peles com manchas compre sempre as bases que prometem alta cobertura. Entretanto o ideal é que a base líquida fique com aspecto natural, com cobertura de leve a média. A seguir explicaremos a maneira ideal de aplicar a base líquida.
Como Aplicar a Base Líquida
Nunca pule o primeiro passo, que é a preparação da pele. Base líquida tem a tendência de acumular nas linhas de expressão e de ser absorvidas em acnes e machucados. Isso pode ser evitado se a pele estiver devidamente preparada para receber a make.
- Limpe sua pele sempre. Lave a pele com seu sabonete diário (adequado para seu tipo de pele). Use um demaquilante para remover qualquer resquício de maquiagem antiga se achar necessário. O ideal é que você faça isso sempre antes de dormir também, mesmo que não vá usar maquiagem no outro dia. Utilize um tônico de limpeza facial se julgar necessário.
- Após a limpeza, massageie uma fina camada de creme hidratante (escolha a fórmula oil-free caso sua pele seja mista ou oleosa) na face e espere 10 minutos antes de prosseguir. Não passe creme na pálpebra superior. Você pode substituir o hidratante pelo seu creme antiidade ou antiacne diário (se ele tiver a função de hidratar também).
- Se for sair ao sol passe o protetor solar e espere mais 5-10 minutos. Também fique de olho na fórmula do seu protetor.
- Escolha uma base que seja exatamente da cor da sua pele, não há motivos para escolher uma cor mais amarelada, mais rosada, mais clara ou mais escura. Teste no rosto e não no pulso (como costumam nos ensinar).
- Coloque uma pequena quantidade de base na ponta dos dedos e deposite pequenas quantidades por todo o rosto sem espalhar (como umas gotas na testa, nariz, queixo e bochechas).
- Escolha um pincel de base ou umedeça uma esponja (de qualidade). A seguir comece a espalhar pelo rosto inteiro apenas dando batidinhas. NUNCA, eu repito, nunca espalhe a base sem ser dando batidinhas. Instantaneamente você pode achar que o efeito fica artificial mas ela vai “assentando” a medida que você continua o processo.
- Se você escolher espalhar com um pincel, pegue agora uma esponja e continue o processo para finalizar. O ideal é a esponja original “Beautyblender”, mas existem outras boas no mercado.
- Espere alguns minutos e poderá prosseguir com os outros processos da maquiagem. Corretivo, blush, pó, contorno, etc.
- Finalize sempre a aplicação da base com um pó translúcido ou solto para fixar o produto. O ideal é usar um pincel bem grande, leve e macio. Faça movimentos em círculos concêntricos e suaves.
Pronto, você é o mestre da sua própria make. Agora é só se admirar no espelho e nas muitas selfies que você irá fazer! Boa sorte.