Saúde do Cabelo: Nutrientes e Base Alimentar que o Cabelo Necessita
A tricologia é a área da dermatologia que cuida da saúde dos fios, e para quem sofre com males como queda dos fios, além de ter cuidados básicos com alimentação correta e hidratação externa dos fios, devem ser orientados a visitar um dermatologista que possa tratar de modo mais correto doenças e males do couro cabeludo.
O cabelo é uma matéria morta, e quem acredita que somente hidratação dos fios é o suficiente está redondamente enganada. O mais importante é que o couro cabeludo esteja saudável, já que estando forte faz o cabelo crescer bem. De acordo com especialistas, a escolha do shampoo não implica em grande mudanças, mas a escolha do condicionador é importante já que dependendo de sua composição, dará uma melhor estruturação aos fios. O que os indivíduos devem priorizar é o cuidado com a alimentação. Os Hábitos alimentares são a base, já que o cabelo demanda proteína para proteger do sol, para ter mais brilho, além de garantir que a cutícula do fio fique intacta.
Os fios demanda grandes quantidades e variedades de nutrientes, para estimular o crescimento dos fios, a indicação da base alimentar deve ser focada em alimentos com grandes porcentagens de aminoácidos (peixes, carnes, leite, soja), Colágeno hidrolisado e aminoácido sulfarado ( podem ser encontrados em farmácias), proantocianidinas ( encontrado na uva). A proteína é a composição básica, já que são responsáveis pelo estímulo e multiplicação das células que ajudam no crescimento dos fios.
Se você está sofrendo com queda de cabelo, a indicação da base alimentar nutricional se baseia na adição de alimentos que contenham ácido fólico como feijão e lentilha; cistina presente em ovos, cereais, carne e leite; ferro presente no feijão; taurina presente em peixes e frutos do mar; vitamina H ou também chamada de biotina encontrada em carne de fígado, soja, gema de ovo.
A dieta recomendada para o fortalecimento dos fios se baseia basicamente em alimentos fontes de minerais de cálcio presente em insumos como aveia e brócolis, a baixa concentração de cálcio no organismo faz com que o cabelo fique frágil e quebradiço. Ainda complementa a dieta com cobre, presente no fígado, cereais e caju; enxofre encontrado na carne, ovo e frutas; silício em amêndoas, castanhas e cereais integrais; vitamina E em óleo vegetais e cereais; Vitamina F em nozes, abacate e semente de girassol. Estes nutrientes ajudam a fortalecer o fio, prevenindo contra estruturas quebradiças, fazendo o fio ficar mais grosso, estimulam fibras de colágeno e elastina, além disso, a vitamina E por exemplo auxilia e estimula a microcirculação do couro cabeludo, prevenindo danos recorrentes do envelhecimento.
Para estimular o maior brilho e hidratação aos fios a dica é beber bastante água, já que é responsável pelo transporte de nutrientes pelo corpo e deixa os fios mais hidratados. Base alimentar para este fim também são alimentos com grande quantidade de potássio, que torna o cabelo mais flexível e maleável, sendo a banana fonte deste mineral. É importante citar a importância de selênio e vitamina A, o primeiro combate aos radicais livres que agem no envelhecimento dos fios e o segundo consegue equilibrar e controlar a oleosidade natural dos fios e couro cabeludo.