O Que são Estrias?
Uma das piores coisas que podem acometer à pele são as estrias. Sabemos que a pele é um tecido elástico, que ao movimentarmos ela estica e volta ao formato normal, mas se ela for muito esticada, esta pode perder sua capacidade de voltar ao normal. É isso que ocorre com as estrias, são rompimentos das fibras da pele. Elas geralmente aparecem após a pele sofrer uma grande ou rápida estiramento da derme, seja com o crescimento rápido na fase da puberdade, com o ganho de quilos ou mesmo na gravidez. Em alguns casos ela só vem a evidenciar após o emagrecimento. A estria é o comprometimento da estrutura da derme, e esta está diretamente vinculada à flacidez. Como é uma cicatriz da pele não é possível acabar com elas, apenas melhorar a sua aparência.
Elas podem aparecer nas costas, na barriga, nas pernas e braços. A fase mais comum de aparecer este rompimento das fibras é da adolescência, onde a elasticidade da pele não consegue acompanhar o crescimento do indivíduo. Em grande parte, as estrias é somente um desconforto visual, não causando maiores desconfortos à paciente, pode chegar a coçar e arder, mas nada mais do que isso.
Quais os Tipos de Estrias?
Existem dois tipos, as com tons avermelhados e as estrias brancas. As vermelhas são estrias novas, são mais fáceis de serem tratadas, podendo apresentar tons avermelhados ou mesmo roxos, e com o passar do tempo, se não for tratada, vai se tornando uma estria branca. As estrias novas costumam coçar e até mesmo em alguns casos chega a arder, já que na região ocorre um processo de inflamação. Se for acompanhada e tratada estas podem chegar a desaparecer completamente.
Já as estrias brancas são estrias que já passaram do processo inflamatório, e são mais antigas. Estas são mais difíceis de serem tratadas, já que a região em si já sofreu a atrofia e perda de colágeno. Elas podem apresentar tons escuros em pele morenas e negras. O interessante da tonalidade clara da estria é que o processo inflamatório faz com que a pele crie um tipo de colágeno mais grosso e por sua vez destrói a melanina presente na pele, responsável pela coloração, e assim aparecem marcas semelhantes às cicatrizes.
Causas do Aparecimento da Estria
-
Na adolescência
No processo de crescimento rápido, para chegar à fase adulta é comum o crescimento rápido de meninas e meninos, e assim estrias podem fazer parte do processo, principalmente na região das costas.
-
Gravidez
O processo de gestão é muito comum o aparecimento de estria na região da barriga e dos seios, já que estas são as partes que sofrem com um aumento abrupto.
-
Aumento de peso
Pessoas que sofrem com o peso são outros alvos das estrias, principalmente pessoas que engordam e emagrecem, efeito “sanfona”. Como o corpo maior, a pele não suporta e acaba rompendo as fibras de colágeno da pele.
-
Silicone nos seios ou nádegas
Com a implantação de próteses, principalmente as de maiores tamanho, o risco de desenvolver estria é muito maior, como a pele não está acostumada a suportar maior volume, as fibras se rompem.
Cuidados para Evitar as Estrias.
Uma das causas que contam para o aparecimento ou não das estrias é o fator genético, mas outros fatores também são muito importantes.
- Hidratação da pele. A água além de manter o corpo hidratado elimina toxinas do corpo.
- Pratique exercícios físicos, já que pode ajudar a manter a pele mais firme, evitando o ganho de peso e flacidez.
- Use cremes de hidratação na pele.
- Alimente-se bem, evitando o excesso de carboidratos, frituras e gorduras em geral.
Cirurgias e Tratamentos para Estria.
Saiba que NÃO existem procedimento específico para a retirada de estrias localizadas nas regiões corporais, e sim existem tratamentos que podem amenizar o visual do local lesionado. Porém, há um tipo de cirurgia que a exclusão definitiva de estrias ocorre de modo secundário, por meio da abdominoplastia, cujo objetivo principal é a remoção de tecido em excesso na região entre o umbigo e o púbis. Há outras cirurgias como a mamoplastia e mastopexia que faz a retirada da pele da mama. Estas cirurgias retiram pele e superfície flácida que muitas vezes estão localizadas as estrias.
- Abdominoplastia
- Mamoplastia
- Mastopexia
- Tratamento com lazer CO² fracionado
- Tratamento de carboxiterapia
- Tratamento a base de peeling
- Tratamento com microagulhas
- Tratamento com ácidos
- Tratamento de subincisão
- Tratamento de microdermoabrasão
Estes tratamentos citados alcançam resultados que mascaram as estrias, e as tornam menos visíveis, mas não acabam definitivamente com a estria. Além disso há quem prefira aplicar maquiagem definitiva também.
ok.. Confesso que ne3o passei dos 2minutos Isto fez-me lebmarr o Michael Jackson.. infelizmente E se ele ne3o era antes um negro bonito ne3o digo Bom, mas pelo menos, um negro com uma cara bonita .