Toda mulher sabe que para estar bonita só a roupa não resolve. A beleza é, além de todas as outras características da personalidade de uma pessoa, um conjunto perfeito entre vestimentas, maquiagem e cabelo. Desde pequenas todas as mulheres aprendem a cuidar dos cabelos, a deixá-los sempre bonitos e saudáveis, e desta forma se tornando também uma mulher bonita.
Tratando-se de cabelos, existe uma infinidade deles. Do liso ao cacheado; loiro, ruivo ou moreno; tingido ou natural, curto ou comprido… Além de todas essas especificações, as mulheres ainda lidam com um grande dilema capilar: o penteado.
Existem inúmeros penteados e a cada dia os bons cabeleireiros inovam para agradar as mulheres. Tranças, rabo-de-cavalo, cabelo solto, e os coques. Afinal, assim com há roupas específicas para cada ocasião, também há o penteado adequado para cada ocasião.
Os Coques
O coque é um dos poucos penteados universais, assim como o rabo-de-cavalo. Todos nós sabemos que uma exigência da mulher do século 21 é a praticidade nas coisas, e isso não poderia ser diferente quando tratamos com o cabelo. Por isso as mulheres gostam tanto destes penteados.
O coque é um penteado que você pode fazer para ir desde uma entrevista de emprego, até uma balada e passando ainda por um encontro romântico. De acordo com especialistas em cabelos, o coque é uma boa saída para quem quer fugir dos fios soltos no dia-a-dia. Ajuda a “fugir” do calor, deixando as mulheres mais refrescadas ou menos abafadas. De tão versátil, surgiram várias formas de um coque ser feito, e agora vamos ensinar vocês a fazer alguns tipos de coques.
Coque Rosquinha
Ideal para quem não tem muito volume nos fios. Você pode fazer esse coque seguindo os seguintes passos:
- Você vai pegar uma meia social (aquela do marido ou uma meia-calça) e cortar a ponta onde ficam os dedos. Depois de cortar a ponta, você vai enrolar a meia até ficar uma rosquinha.
- Faça um rabo-de-cavalo na altura desejada (de preferência no alto da cabeça) e coloque a meia na ponta dos cabelos.
- Após espalhar os cabelos em volta da meia, enrole a meia para baixo até chegar ao topo da cabeça, onde está o rabo-de-cavalo.
Está pronto o coque rosquinha. Prático, perfeito para quem tem os fios finos e sem volume.
Coque Enrolado
Um coque bem despojado, ideal para passeios informais como um cinema ou um piquenique.
- Você deve partir o cabelo ao meio e pegar as laterais dos cabelos, enrolando-as e juntando-as ao centro da cabeça na parte de trás, na nuca.
- Após juntar as duas partes, você vai enrolá-las juntas até chegar à ponta dos cabelos.
- Continue enrolando até formar um coque na nuca e prenda-o com grampos. Para ficar mais seguro e nem assanhar os fios, você pode usar spray fixador.
Coque com Trança
O coque com trança é simples e prático, e ao mesmo tempo moderno. É ideal para quem tem os fios longos, mas se você tem o cabelo curto e quer fazer esse coque, pode optar por um aplique que lhe alongará os fios e dará corpo ao cabelo. Para o coque, basta fazer os passos a seguir:
- Penteie o cabelo para o lado de sua preferência, colocando o cabelo para trás da orelha.
- Passe o spray fixador para dar sustentabilidade e modelar o cabelo.
- Com o cabelo para trás, trance-o, amarrando-o no final com um elástico de preferência transparente.
- Gire a trança até que a mesma forme um coque em torno dela mesmo.
Está pronto o coque trançado.
Coque Alto com Trança
O coque anterior é semelhante a este, porém o anterior fica muito baixo, na altura da nuca. O coque alto com trança deve ser feito da seguinte maneira:
- Prenda o cabelo num rabo-de-cavalo na altura desejada.
- Faça uma trança no cabelo e amarre a ponta dos fios com uma liga/elástico de cabelo.
- Enrole a trança ao redor do começo, formando o coque.
- Prenda a ponta com alguns grampos.
Um coque simples, bonito e prático.
Coquete
O coquete é um coque sofisticado e simples. Você pode ir a um jantar sério ou a um casamento com ele e fará sucesso. Para fazê-lo, siga as seguintes instruções:
- Penteie o cabelo para o lado de sua preferência, após passar uma gota de sérum nas pontas.
- Passe um spray de brilho no comprimento dos fios e divida o cabelo ao lado com a ajuda de um pente fino.
- Após dividir o cabelo, você vai segurar o cabelo esticando-o para o lado escolhido e torça os fios, fazendo com que eles enrolem formando o coque.
- Quando os fios estiverem todos enrolados, prenda as pontas com alguns grampos e passe um spray fixador para ter melhores resultados.
Com poucos passos o coquete fica pronto e lhe deixa moderna e linda.
Coque Solto
Este coque é melhor quando se está com o cabelo liso, e ele deixa a mulher com um ar muito jovem, ideal para mulheres despojadas.
- Passe um spray de volume na raiz do cabelo e penteie o cabelo todo para trás. Lembre-se que o detalhe deste penteado é deixar a raiz do cabelo um pouco alta, parecido com um topete.
- Enrole o cabelo, sem se preocupar em prendê-lo ou deixá-lo arrumadinho.
- Prenda as pontas com grampos na parte de trás e não se preocupe com os fios soltos, afinal este é o charme do coque.
Como vimos, o coque é um penteado fácil, prático, simples e bonito. Você pode optar por coques laterais, altos, baixos, desfiados, com franja… Você pode fazer um coque mais arrumado, com a raiz dos cabelos bem puxados. Para quem não gosta dos fios muito puxados pode optar por usar mais soltinho, meio desfiado, com um ar de desleixado. Existem coques que precisam ser feitos por cabeleireiros como coque donut que para ficar bem feito exige uma espuma e bastante laquê ou como o coque inspirado nos anos 60, que exige um bumpits (acessório que dá o volume no topo da cabeça). Existem coques para todas as ocasiões e todos os gostos, agora é só escolher algum dos citados acima e praticar.