A maioria das pessoas já teve a experiência de sentir o couro cabeludo coçando e encontrar floquinhos brancos em sua blusa ou vê-los quando se olha no espelho. Por mais que se evite, a caspa é um dos problemas mais comuns ocorrentes na raiz do cabelo. Este é um inconveniente estético que faz mal também para a saúde do cabelo, mas pode ser facilmente superado.
A caspa (seborreia, como é seu nome dado pelos médicos) tem como principal sintomas os floquinhos brancos que podem aparecer apenas na raiz do cabelo ou ao longo do fio, o surgimento de uma pele escamosa e uma coceira no couro cabeludo. De acordo com os dermatologistas, a caspa é comum entre homens e mulheres, mas nem por isso deve ter os cuidados descartados. Ela pode resultar de má circulação de sangue e acúmulo de petróleo na pele morta em seu couro cabeludo.
Infelizmente, não existe idade, sexo ou comprimento do cabelo para ter caspa, apenas um ambiente mais propício. É incomum que se surja em crianças porque o cabelo possui pouca gordura na raiz, mas pode surgir também. Homens e mulheres possuem iguais chances de ter o problema que é totalmente individual. Não se pega caspa por contágio ou usando o pente do outro, apenas se houver um ambiente no seu couro cabeludo para isso.
O Que Causa a Caspa?
A caspa, também conhecida como seborreia e sarna capilar, é uma doença de baixa gravidade que afeta o couro cabeludo e faz com que apareçam pequenos flocos brancos, o primeiro sinal de que algo está errado na cabeça. A quantidade de flocos varia de pessoa para pessoa.
Nossas células da pele estão sempre se renovando. Quando as células do couro cabeludo são renovados, as antigas são empurradas para a superfície, para fora do couro cabeludo. Em uma pessoa com a caspa a renovação é mais rápida, ou seja, a pele morta é facilmente descartada em menos tempo que o normal, tornando a caspa mais perceptível.
A caspa pode ocorrer por diversos motivos, um deles é quando o couro cabeludo é frequentemente exposto a temperaturas extremas. Mas a caspa pode ser um problema crônico também. As pessoas com caspa podem também sofrer irritação e vermelhidão no couro cabeludo e a descamação excessiva pode ser causada por uma doença subjacente ou condição, tal como a psoríase, uma infecção causada por fungo, uma dermatite(doença de pele) ou até mesmo os piolhos.
Há também como causa da caspa o excesso de gordura na raiz do cabelo. Isso acontece quando as pessoas costumam lavar os cabelos uma vez por semana, comum para algumas mulheres que fazem escovação nos fios e querem manter os cabelos lisos. A caspa surge como uma proteção do corpo para tanta gordura acumulada na raiz do cabelo e, no geral, lavando sempre com shampoo faz com que ela suma rapidamente.
Alguns indivíduos com caspa grave podem tem problemas sociais ou de auto-estima. Portanto, o tratamento pode ser importante tanto por razões fisiológicas como psicológicas.
Como Tratar a Caspa
Para tratar e prevenir a caspa existem pequenas medidas que podem ajudar. Uma delas é evitar que se use óleo para cabelo, que engordura mais os fios. É preciso lavar os cabelos, pelo menos, a cada dois dias ou diariamente se sentir que está ajudando com um shampoo projetado para combater a descamação e coceira. Use produtos adicionais formulados para estimular o fluxo sanguíneo e hidratar o couro cabeludo.
Veja algumas dicas fáceis de fazer no seu dia a dia que podem ajudar a prevenir a caspa:
Na lavagem do cabelo diária – Penteie o cabelo com um pente ou escova antes de usar um shampoo anti caspa. Esta medida vai ajudar a soltar qualquer caspa no couro cabeludo e torná-lo mais fácil para lavar a pele morta. Com movimentos suaves passe o pente através de seu cabelo. Comece levemente massageando o couro cabeludo também, isso vai ajudar a estimular o fluxo de sangue e soltar a caspa.
Molhe o cabelo e o couro cabeludo abundantemente embaixo do chuveiro e coloque bastante shampoo na palma das mãos para fazer isso. O tipo de shampoo que você vai usar pode ser para cabelos secos ou para prevenir a caspa, ambos são indicados para este caso. Os dois vão ajudar a restaurar qualquer hidratação perdida de sua pele. Massageie o shampoo em seu couro cabeludo com as pontas dos seus dedos da raiz às pontas deixando que ele espume bastante. Faça isso por pelo menos um minuto e depois lave os fios.
Reaplique o xampu enquanto você ainda está no chuveiro e, desta vez, deixe-o permanecer em seu cabelo por cinco minutos. Continue tomando banho mas deixe o produto agir por algum tempo. Isso deve ser feito para permitir que os ingredientes ativos do produto possam penetrar no seu couro cabeludo e ajudar a tratar a caspa. Depois de cinco minutos, enxague todo o produto para evitar qualquer acúmulo de resíduo, o que pode ajudar a manter a caspa nos fios.
Para fechar as cutículas e proteger o cabelo, esprema a água com as mãos e aplique um condicionador fortalecedor. Isso vai hidratar e reparar o seu couro cabeludo e ajudá-lo a se tornar mais macio e suave. Permita que o condicionador fique nos cabelos por, pelo menos vinte minutos e depois lave-os. Repita todo este processo, no mínimo, uma vez por semana para manter os cabelos hidratados e proteja o couro cabeludo.
Protetor solar nos fios – Faça uso do protetor solar sempre que for sair. A pele escamosa em seu couro cabeludo pode resultar em queimaduras solares também. Procure por um protetor solar desenvolvido especialmente para o cabelo e aplique-o antes de sair de casa. Lave o fio sempre ao final do dia que usar tal produto para evitar a acumulação de óleo.
Não prenda os cabelos molhados – O excesso de umidade na raiz do cabelo vai fazer com que a caspa surja. Uma vez com a raiz úmida, você vai estar criando um ambiente propício para que seu cabelo acumule a seborreia, a temida caspa.
Dicas Para Tratar a Caspa
A caspa é um mal que atinge milhares de pessoas, seu tratamento é dirigido a combater a inflamação da pele. Isso é feito diretamente, usando cremes de cortisona e loções que reduzem a inflamação, ou reduzindo o fermento que se acumula sobre as superfícies descamativas e contribuem para o problema.
Aqui estão alguns ingredientes que fazem parte da composição de shampoos medicamentosos que você pode procurar para ajudar a controlar a caspa do couro cabeludo. São eles: ácido salicílico, piritionato de zinco (como a Head & Shoulders), sulfeto de selênio (Selsun Azul), cetoconazol (Nizoral), entre outros.
Você pode usar qualquer um desses seja o tempo todo ou apenas uma ou duas vezes por semana, dependendo da gravidade do seu problema de caspa. Se o problema se acalma ou desaparece, pare de usar os shampoos. Assista agora ao vídeo e confira mais dicas para se livrar de vez dos problemas com caspa.
Informações Sobre a Caspa
A caspa nada mais é que pequenas cascas brancas e oleosos no cabelo, são peles mortas que trazem muita coceira e caem dos fios ficando sobre os ombros. A escamação é resultado da coceira no couro cabeludo, tendo como causa diferentes distúrbios podendo ser seborreia, dermatite, ressecamento da pele.
Alguns dos fatores que podem contribuir para o aparecimento de caspas é o estresse, pele ressecada ou ao contrário, oleosa, variações hormonais, alguns distúrbios neurológicos, diminuição da imunidade, pouca limpeza do couro cabeludo, alimentação não muito nutritiva, cosméticos irritantes. Mas o que faz com que as temidas caspas apareçam é um fungo microscópio cujo o nome é Malassezia.
Esse fungo esta no couro da maioria das pessoas adultas, entretanto pode não causar nenhum dano. Mas ela pode crescer com excesso, sendo alimentada por secreções oleosas. Ela causa irritação e faz com que as células também aumentem a produção, tendo como consequência uma grande quantidade de células mortas.