Para algumas mulheres, o frizz no cabelo é um verdadeiro tormento. O cabelo arrepiado deixa uma aparência desarrumada e mesmo que você se esforce para manter os fios bem justinhos, eles saem e parece que você acordou naquele instante. Um verdadeiro desastre, não?
Pois mulheres que ainda não controlaram as madeixas do topo do couro cabeludo fiquem felizes: existem boas soluções que podem ajudar os cabelos a ficarem comportados no dia a dia sem tanto esforço. Acabar com o frizz é totalmente possível e sem gastar nada ou quase nada!
Você Sabe Por Que Tem Frizz?
Antes de combater o problema, é preciso entender porque os tais fios arrepiados e tão odiados surgem. Para as leitoras ficarem tranquilas, saibam que o problema é masculino e feminino também, apenas nas mulheres aparecem mais porque com o comprimento longo do cabelo(ao menos maior que de muitos homens)a fibra que se arrepia, a parte frontal, tende a ficar mais visível.
O frizz surge com o cabelo desidratado. A fibra capilar sem nutrição acaba sugando toda a água do cabelo(como uma esponja), o que causa aqueles fios mais secos e mais avoaçantes na cabeleira. Com o fio oleoso, acontece o mesmo processo, mas quando o cabelo é seco por natureza, a fibra capilar suga ainda mais qualquer umidade que haja ao seu redor. O cabelo fica poroso e é aí que surge o frizz.
Como Evitar o Frizz no Cabelo – Dicas para Fazer em Casa
Hidratação capilar caseira – Parece lenda de cabeleireira para ganhar mais, mas o segredo de qualquer cabelo bonito é mesmo uma boa hidratação. Ao longo do dia, os fios perdem bastante nutrientes e umidade e por isso ficam quebradiços, com queda e também secos. É comum que aconteça quando não há uma manutenção e apenas o uso de shampoo e condicionador no dia a dia.
Uma hidratação semanal tem o poder de hidratar o cabelo e deixá-lo mais bonito e brilhante, bem como acabar com o frizz. Não precisa gastar muito e nem ir ao salão de beleza constantemente, basta usar bons produtos e aplicar com cuidado em casa. Veja como hidratar seu cabelo em casa a seguir:
Produtos necessários: um pote para tintura de cabelo, um pincél para pintar cabelo, uma touca de alumínio(sem ser as que esquentam, apenas para cobrir o cabelo mesmo), uma hidratação para cabelos fracos e sem vida, uma toalha e seu shampoo e condicionador preferidos.
Modo de fazer: lave os cabelos com shampoo. Como é apenas uma vez por semana, use shampoo anti resíduo para tirar as impurezas mais profundamente, informando que este tipo de shampoo deve ser usado apenas uma vez por semana.
Com os cabelos ainda úmidos mas sem excesso de água, separe os cabelos por mechas. Coloque um pouco da sua hidratação escolhida no pote e use o pincel para espalhar no cabelo da raiz até as pontas. Faça o processo de enluvar: passe a hidratação no cabelo e depois espalhe nas pontas dos dedos várias vezes em movimentos retos da raiz até as pontas para que os fios absorvam mais o produto. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem embaixo de sua toca metálica para cabelo. Em seguida, lave com água corrente para tirar o excesso do produto e use o condicionador que escolheu. O ideal é que se escolha produtos para cabelos secos, já que o frizz é causado principalmente por cabelos sem vida.
Uma hidratação semanal ou quinzenal pode ajudar bastante a nutrir os cabelos. Para quem frequenta bastante praia e piscina, o tratamento deve ser mais intenso, ao menos semanal para repor tudo o que é perdido de nutrientes.
Corte de cabelo frequente – O corte de cabelo ajuda bastante a renovar os fios. O grande segredo é cortar apenas as pontas para quem não quer perder no comprimento. Este pequeno truque ajudar a renovar a fibra capilar e estimula o crescimento do cabelo. Compare com a sobrancelha: mulheres que jamais tiraram os pelos, não possuem grandes sobrancelhas, mas quanto mais você tira mais elas crescem. É a mesma coisa com o cabelo.
A fibra capilar renova mais rápido com o corte constante. O ideal é que seja feita uma visita mensal ao salão de beleza para ajudar a fibra a se renovar, cortando e mantendo o corte.
Evite tomar banho com água quente – Não tem nada que resseque mais o cabelo que usar o chuveiro elétrico. Prefira a água fria mesmo e se você achar que não consegue, lave o cabelo na pia para ter menos acesso à água fria com o corpo e assim, fazer o melhor cuidado do fio.
Dê um tempo no secador e chapinha – A alta temperatura retira toda a água do cabelo e por isso, o frizz surge. Para evitar tal problema e ter ainda mais frizz, uma boa dica é aumentar o espaço entre o alisamento temporário de ao menos uma semana de intervalo por procedimento. Se você usa a chapinha todo dia, evite um pouco e comece usando apenas duas ou três vezes por semana. Seus cabelos vão agradecer.
Mantenha Os Cabelos Lindos Em Casa Mesmo
Receitas Rápidas Para Evitar o Frizz
Mesmo tomando todas as medidas acima, o cabelo ainda vai demorar a se nutrir. Por isso, algumas receitas básicas e simples podem ser usadas para diminuir o frizz de última hora, para que o penteado fique perfeito. Veja alguns truques usando produtos baratos:
Gel com efeito molhado – Se for para uma festa e quiser evitar os fios espetados, uma boa dica é usar um pouco do gel de efeito molhado. O melhor é escolher o que não contém álcool, que agride menos os cabelos e modela bastante. O produto pode ser comprado por menos de R$ 2.
cera modeladora – A cera é um produto agressivo mas bem menos que o gel. É usado para finalizar penteados e é bem bacana porque deixa o fio com efeito de seco, sem tanta oleosidade como o gel. Não possui efeito molhado, mas o cabelo fica tão firme que vale a pena o investimento.
Pomada modeladora – Para quem não gosta dos cabelos tão firmes mas também não quer ter os fios voando no topo da cabeça, a pomada é uma boa opção. Ela funciona com os produtos acima descritos mas deixa o cabelo com aparência natural. Como não firma bem, não é bacana para usar em penteados, mas serve para o fim que estamos propondo.