Clareamento de Manchas na Pele: Métodos e Como Fazer

As manchas na pele constituem um motivo de muita vergonha às pessoas, até mesmo de mostrar o rosto. Infelizmente nem todo mundo conhece e faz uso, mas hoje, com a revolução do universo da estética, é possível ficar sem qualquer marquinha no corpo, já que é possível fazer o clareamento de manchas na pele de diversas formas.

Clareamento com Ácido

Este método, muito indicado por dermatologistas, é o mais conhecido do meio popular, isso porque envolve apenas o uso de produtos na pele para que as células mortas escuras se renovem e para que nasça uma pele mais clara e linda. Este deve ser acompanhado por um profissional da área, e os produtos, na grande parte das vezes, só podem ser adquiridos com receita médica, porque são de alta periculosidade, já que o que é lindo pode ficar feio em pouco tempo. O ácido é vendido em farmácias na forma de bisnagas e deve ser aplicado na pele todos os dias durante o tempo determinado pelo médico, período que pode ser de apenas seis meses ou mais que isso, dependendo do profissional, da mancha e da quantidade do remédio. Os produtos para este fim custam em média R$ 60 e podem ser usados por adolescentes e adultos, sendo que quanto mais cedo se começa o uso, melhor será seu resultado no dia a dia. Os mais velhos possuem certa dificuldade em se livrar das manchas no rosto, principalmente porque a pele já está escura demais, mas mesmo assim alcançam bons resultados. Os ácidos são usados para clarear a pele em alguns casos comuns, como:

  • Espinhas
  • Manchas de sol
  • Manchas de cicatrizes por feridas

Os cuidados com o ácido são importantes porque sua química é bem forte, sendo que em caso de levar raios de sol pode ser que a pele queime bem mais e manchas escuras se formem, o que é um caso raro, porque a maioria das pessoas que usa segue a recomendação de jamais ficar exposto ao sol sem protetor solar. Na maior parte das vezes, o ideal é usar um fator de proteção UV alto, como de 50 em diante.

Clareamento com Cosméticos

Infelizmente, muitas marcas se aproveitam do desejo de se livrar de manchas na pele e inventam produtos que além de caros não possuem uma ação efetiva sobre a pele. O segredo é fazer uma boa busca nos produtos do mercado e ir testando mesmo, porque grande quantidade de marcas promete um bom resultado, mas isso exige muito tempo de uso e um alto investimento, sendo que o processo sai mais caro do que procurar um médico para fazer a consulta de fato e saber o que usar. Contudo, da mesma forma que há produtos ruins em linhas de cosméticos, há itens bons que usam ácido como base e não possuem qualquer contraindicação, mas para saber com certeza o que é melhor pra você, apenas testando mesmo. As marcas que possuem tais itens no mercado e são mais conhecidas, são: Natura, Avon e Make Up Forever. Mesmo a Avon sendo uma das mais baratas, ainda há itens com alto custo, como sua linha de Review, que custa nada menos que R$ 90 o item com apenas 90 gramas de produto, sendo que um potinho permite o uso de três meses e nada mais.

Remoção de Manchas com Lazer

De alto custo, este método é um dos mais eficientes e por isso merece mais cuidado na procura por uma boa clínica de estética, ainda assim, este é mesmo um dos mais queridos. É feito em sessões e em cada uma das etapas as manchas somem mais. No geral, na primeira sessão já deve ser visto um bom resultado. O lazer irá remover, por processo de queima, as manchas da pele, deixando a região clara novamente, exatamente por isso é um bom produto para ser usado no dia a dia. O uso é mais indicado em quem tem manchas antigas e de sol, pois assim o resultado sai perfeito. Já para pequenas manchas de cicatrizes do dia a dia, é melhor que um produto como creme manipulado seja ministrado em doses menores, sendo esse processo muito comum e de fácil uso. Jamais se deve tomar sol após o lazer ou as queimaduras podem virar manchas piores do que as iniciais.


Remédios Que Podem Ser Usados no Clareamento de Manchas na Pele

Existem substâncias bem comuns para uso no dia a dia, as quais são as grandes responsáveis pelo desaparecimento de manchas na pele. As mais conhecidas são:

Hidroquinona: esta é a substância que está na fórmula química da pomada Clariderme, popularmente conhecida e uma das mais usadas para tirar manchas. Ela evita manchas porque inibe a produção de tirosinase, que nada mais é do que uma enzima que produz a melanina, que dá cor à pele. Ela deve ser usada com muito cuidado, porque em contato com o sol queima muito a pele. O ideal é que seja ministrada por um dermatologista, porque sua dosagem muda: para algumas pessoas apenas 2% é suficiente, mas para outras é preciso o uso em 5%. Essa dosagem vai precisar de uma receita para ser produzida em uma farmácia de manipulação e a indicação do médico é a única forma de conseguir o produto. Avaliando a sua pele é que o profissional vai dizer qual o percentual indicado da substância. Não se deve usar a hidroquinona por mais de nove meses seguidos, porque pode causar reação alérgica, por isso a posição de um médico é crucial.

Idebenona: depois da hidroquinona, esta é a mais usada por dermatologistas e tida como a segunda melhor, porque a primeira é mais popular e por isso mais conhecida. Esta segue as recomendações da hidroquinona: sem exposição ao sol e sem colocar produtos por cima, exatamente por esses motivos deve ser usada apenas durante a noite, se possível com cobertura para evitar que se esqueça e tome sol ao acordar. Pode ser usada tanto no rosto como no corpo. Ambas as substâncias acima devem ser usadas com recomendação médica e por isso é indicado que se procure um médico de pele, o dermatologista, como já deixamos claro no artigo. Este pode indicar outras fórmulas manipuladas para cada caso de manchas ou até mesmo tratamentos alternativos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Estética

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.