Receitas para Eliminar a Oleosidade dos Cabelos

A oleosidade dos cabelos é realmente um problema. Mas, mesmo assim, esse estorvo tem uma solução. Na verdade, existem inúmeras soluções para eliminar a oleosidade de vez do seu cabelo, ou pelo menos minimizar os seus drásticos efeitos.

Livre - Se

Livre – Se

Em muitos artigos e até mesmo produtos contra a o leosidade possuem dicas falsas e não resolvem o seu problema. Porém, com algumas receitas infalíveis, a oleosidade vai querer fugir o mais rápido que puder dos seus fios. Confira aqui no Cultura Mix, os melhores conselhos para acabar de vez com os cabelos oleosos.

Fios oleosos

A oleosidade capilar, seja ela excessiva ou não, possui diversas consequencias para a sua aparencia. Segundo especialistas, milhões de efeitors ruins podem ir contra os seus cabelos por causa da oleosidade: “Os cabelos nem secaram direto e o efeito oleoso já pode ser visto a distância. Ele acaba com o volume, deixa um aspecto gorduroso e deixa o visual desleixado. Quem sofre com a oleosidade excessiva nos fios enfrenta tudo isso diariamente e ainda tem de lidar com os palpites dos conhecidos, indicando maneiras de aliviar o problema”.

Uma das dicas mais importantes é lavar os cabelos todos os dias: “Além de usar produtos específicos, como xampus adstringentes e cremes que esfoliam os fios e o couro cabeludo” disse André de Leone, do Studio Prime Hair e Beauty. Ele também vai ajudar a tornar este artigo muito mais interessante com relação as receitas para eliminar a oleosidade capilar. O profissional ainda vai explicar que perder tempo com dicas que não funcionam a seu favor faz com que a oleosidade impere.

Vamos Conferir Algumas Receitinhas e Deixar os Mitos de Lado?

1. O primeiro mito: Muitas pessoas careditam que somente os cabelos lisos sofrem com a oleosidade. O nosso especialista diz que isso não passa de uma mentira deslavada: “Geralmente os cabelos finos, lisos e com pouco volume tendem a ser oleosos. Mas cabelos grossos e cacheados também podem sofrer com o problema. A diferença é que as ondas e o frizz impedem que o sebo seja espalhado pelo comprimento dos fios, então ele se concentra na raiz.”

2.Segundo mito: Quem foi que disse que lavar os cabelos todos os dias piora esse problemão capilar? O pior mito de todos! O especialista explica para você como é bom para os fios lava-los todo o santo dia: “Só a lavagem pode diminuir a oleosidade natural dos fios. Lavando os cabelos todos os dias, o aspecto gorduroso diminui e a produção desse óleo pode rarear. “

4. O xampu adstringente: Ele é um dos grandes heróis contra a oleosidade capilar. Segundo André: ” O xampu adstringente apresenta uma maior quantidade de lauril, (agente que trabalha na extração de resíduos nos fios), que ajuda a diminuir a oleosidade dos fios. “

5. Não passe as mãos nos cabelos: Isso é uma verdade inquestionável! Realmente, passar a mão nos cabelos ajuda a aumentar a oleosidade capilar. As mãos sujam atritam nos fios e os deixam com aspecto de sujo também, criando ainda mais oleosidade: “Os resíduos presentes nas mãos aumentam a oleosidade dos cabelos, deixando-os mais sujos e consequentemente com um aspecto mais gorduroso. Se você não resiste, o ideal é mantê-los presos” explica o especialista.

6. Quinto mito: O uso de leave-in é mais uma inverdade sobre o tratamento dos cabelos oleosos. Na verdade, eles não pioram em nada o seu problema, mas não usa-lo em excesso: ” A oleosidade só aumenta se o produto for passado na raiz dos cabelos. Mas, quando passado do meio até as pontas, ele aumenta o brilho e deixa os fios protegidos contra o excesso de poluição e os raios ultravioletas.” aconselha André.

7. Talco nos cabelos? Na verdade, essa dica parece um pouco estranha, mas ajuda muito a disfarçar a oleosidade. Mesmo assim, segundo o especilista: “a diferença não é muito grande e existem riscos do couro cabeludo apresentar alguma rejeição ao produto, havendo coceira, por exemplo.”

8.Sexto mito: Muita gente acha que cabelos oleosos crescem mais rápido que os normais: isso é mais um mito! De acordo com o especilista: “O crescimento dos cabelos está diretamente ligado ao DNA de uma pessoa. O fato de eles serem oleosos ou secos não interfere em nada.”

9. Sétimo mito: A seborréia é uma doença que ataca o couro cabeludo oleoso. Porém, não é exclusividade que tem tem os fios com essas características. Mesmo assim, a oleosidade dos cabelos tem uma estrita relação com a caspa e nesse caso é preciso trata-la: “As caspas podem ser características de problemas do couro cabeludo em geral, e não necessariamente do couro cabeludo oleoso. Mas o excesso de sebo pode favorecer o aparecimento do problema, principalmente se houver resíduos de xampu e condicionador na cabeça. Secar os fios com o secador e evitar dormir com eles molhados contribui para diminuir a caspa” diz André.

10. Lenços e bonés aumentam a oleosidade: Para não falar apenas de mitos, essa é outra verdade para os profissionais da área. A causa principal desse problema, o profissional é quem explica: ” Quando o couro cabeludo é abafado, acontece um aumento da produção natural do óleo. Quem já apresenta o problema deve evitar o uso desses acessórios. “

11. Hidratação. Os cabelos oleososo devem ser tratados constantemente e, na verdade, é essencial para tratar o problema: “Os cabelos oleosos também precisam de hidratação, principalmente para evitar o enfraquecimento dos fios. O ideal é usar produtos específicos e aplicar somente do meio até as pontas” explica André.

Receita Contra a Oleosidade

Ingredientes

1 litro de água
· 1 col. (sopa) de juá
· 1 col. (sopa) de cravo-da-índia
· 1 punhado de calêndula
· 1 punhado de rosa vermelha
· 1 col. (sobremesa) suco de limão

Modo de Fazer

Ferva a água para acrescentar as ervas e deslique posteriormente. Ao esfriar, coe tudo e misture com o limão. Após lavar os cabelos com xampu próprio, use a mistura para enxaguar. Faça esse procedimente pelo menos duas vezes por semana.

Muitos dos ingredientes podem ser encontrados em feiras livres ou lojas de produtos especilizados.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.