Os Benefícios dos Ácidos Para A Beleza

Para quem sonha em ter uma pele lisinha, jovem e sempre linda, os ácidos ainda são os melhores amigos. Desde que surgiram na industria de produtos de estética, são considerados as melhores opções para o tratamento da pele. Estão presentes em uma boa parte de produtos de beleza e costumam ser bem indicados por dermatologistas para tratamentos estéticos diversos. Confira os mais populares e quais seus usos.

Ácido Glicólico

O ácido glicólico (ou ácido hidroxiacético) está na lista dos mais populares em produtos de beleza e anda sendo altamente usado em cremes de cuidados com a pele. Derivado da cana-de-açúcar, é um produto natural potencializado para fins estéticos com outros itens.

Os principais usos deste ácido são para fechar os poros e suavizar rugas e marcas de expressão do rosto, por isso é altamente recomendado para mulheres na faixa dos 40 anos de idade em diante.

Ácido da Beleza

Ácido da Beleza

Este ácido age no corpo provocando a descamação da camada superficial da pele,  por isso é também usado para clarear manchas de sol ou de espinhas e estrias, sendo bem eficiente estrias ainda novas ou com pouca idade. Pode ser ainda usado no peeling para promover a descamação da pele, mas deve ser usado apenas com indicação médica e com acompanhamento para possíveis alergias e efeitos colaterais. Enquanto se usa produtos com este ácido, não se pode levar sol de forma alguma.

O uso deste ácido costuma ser realizado em formato do tipo creme com indicação médica. No geral a aplicação é indicada sempre noite, pois a pele não terá contato com o sol e isso evita problemas diversos como manchas e até mesmo ajuda o produto  ficar mais na pele sem transpiração, já que deve ficar ao menos seis horas em uma boa noite de sono.

Ácido Retinóico

Popular entre os brasileiros, este ácido tem como principal indicação o combate  às rugas e manchas da pele, o que trata de forma bem eficiente. Este ácido é obtido da vitamina A de alimentos diversos para se tornar industrializável para a indústria da beleza. Pode ser usado por mulheres de meia idade ou mais novas, mas sempre com recomendação de acompanhamento.

O ácido retinóico é comumente usado em tratamentos estéticos e de forma bem apreciada porque age nas camadas mais profundas da pele, por isso tem alguns benefícios e melhores resultados que os outros ácidos. O seu principal uso é para combater rugas e marcas da idade, mas também pode ser usado para melhorar manchas da idade, do sol e marcas profundas de espinhas e estrias. Para as estrias, é altamente apreciado.

Saiba Mais

Saiba Mais

Os tratamentos com este ácido são longos e com uso diário para poder se obter melhores resultados. E assim como os demais tipos de ácidos, ele promove o aumento da produção de colágenos, que por sua vez promove o aumento da firmeza da pele e evita rugas.

Como todo ácido, seu uso não deve ser abusivo. No máximo seis meses de uso e alguns de intervalo para a sua pele respirar. Não deve também ter contato com o sol, por isso deve ser usado sempre a noite.

Ácido Hialurônico

Seu uso é menos amplo, sendo por isso indicado para combater no geral apenas rugas e a flacidez da pele. Esta é uma das substâncias que está presente em nosso corpo naturalmente, mas com o tempo se produz menos, e é ai que surgem as rugas e flacidez. Com o uso do ácido, a pele volta a firma firme. Logicamente não da mesma forma como se tivesse vinte anos, mas é algo bem significante.

O  ácido hialurônico no geral é usado em aplicações na pele com seringa para um efeito instantâneo. Ele pode ser usado nos lábios, em rugas na região próxima aos olhos, nas olheiras e onde mais o usuário desejar. Sua aplicação é feita em consultórios de dermatologistas e clínicas de estética e costuma funcionar muito bem. Já a aplicação em creme pode ser feita em casa todos os dias.

Ácido Salicílico

Algumas pessoas já conhecem o ácido salicílico(Beta-Hidroxiácido) porque ele é um tratamento comum indicado por dermatologistas de todo o mundo no combate à acne. O use uso é feito a base de cremes noturnos a serem aplicados sem qualquer contato com o sol para poder ter um efeito real. Todos os cremes à base de ácido salicílico são considerados extremamente eficientes no combate de manchas tanto antigas como novas de espinhas.

O ácido age provocando a descamação da pele, que por sua vez estimula a renovação celular que irá fazer as manchas sumirem. Com isso ele age tanto removendo manchas como ajudando a sua pele a ficar mais jovem e bonita. Em geral são tratamentos medianos a longos, pois as manchas são difíceis de tirar.

Ácido Azelaico

Este é uma alternativa para o ácido salicílico no combate às manchas de acne. Costuma ser aplicado de igual forma que no item acima, em meio de cremes a serem usados em casa. Anda se tornando popular porque é uma alternativa mais barata para clinicas de estéticas, por isso é muito usado em peelings para remover cicatrizes de causas diversas.

Ácido Mandélico

Peles morenas a negras sofrem também com rugas e manchas, mas não podem usar qualquer tipo de ácido porque este vai provocar um clareamento anormal, causando ao invés de manchas escuras o clareamento da pele, deixando manchas claras. Para evitar este problema, o recomendado é o uso do ácido mandélico.

O ácido é retirado de amêndoas amargas e tem como propriedades afinar linhas de expressão e clarear manchas da pele de forma bem eficiente. Pode ser usado em cremes ou géis e seu tratamento é sempre em casa, com aplicação diária por alguns meses para poder mostrar um efeito real. É bem querido no mercado porque melhora a textura da pele.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.