O Uso de Henna nos Cabelos

Para quem busca alternativas para tingir os cabelos e está cansada da tintura tradicional, um produto bacana e bem indicado é a henna. Usada comumente para tatuagem temporária, a henna também pode tingir os fios com algumas limitações e trás algumas vantagens para os cabelos que os demais produtos na prateleira do supermercado não possuem.

O Que é Henna?

A henna é um substrato de uma planta africana e indiana chamada de Lawsonia inermis Linné em tom vermelho, por isso a maior parte das indicações da henna é tingir o cabelo de ruivo. Mas com a mistura de outros produtos naturais como café e alçafrão, pode-se conseguir as demais tonalidades do produtos, mas nunca com a mesma gama de cores que uma tintura capilar pode oferecer.

A tintura também é usada para fazer tatuagens corporais. Sabe aquelas pinturas de casamento em indianas de tom marrom? São todas feitas com henna, durando alguns dias e saindo um pouco a cada lavagem. Antes de ser usada nos fios, era apenas no corpo que este extrato de planta era usado com a finalidade de tingimento.  Por ser um extrato natural, a henna oferece algumas vantagens como agredir menos os fios. Mas para fazer uso é preciso entender sobre toda a potencialidade do produto e não esperar mais do que ele pode oferecer. 

A Henna Não Tinge Cabelos Escuros

Por ser um extrato natural, a henna não tem tanto poder de tingimento como os demais produtos de seu salão de beleza. Os pigmentos apenas cobrem os fios, por isso não dá para tingir os cabelos de ruivo se seus fios forem negros apenas usando o produto natural. Para se ter um melhor resultado, é preciso ou descolorir os cabelos ou tingir com cores mais escuras se os fios forem claros.

Cabelos loiros naturais ficam bem bacanas com o castanho ou o ruivo de uma henna, por exemplo.  O indicado, portanto, é que usar em algumas tonalidades de fios para cobrir os fios naturais. Não dá para ter uma mudança drástica no visual com henna, por isso as cores que melhor recebem cobertura são o ruivo, o castanho claro para o escuro e o loiro para se tornar castanho. Os fios pretos devem ganhar um leve tom avermelhado nos cabelos na luz, mas nada gritante como um ruivo intenso.

O Efeito de Tingimento de Cabelos Brancos é Mais Natural

Haverá uma dificuldade em tingir fios brancos também. A cor também vai se intensificando também a cada lavagem. Por isso cobrir os fios brancos de primeira pintura não vai funcionar. Eles vão ficar mais escuros a cada pintura, por isso o efeito é mais gradual. Logo, acaba se tornando mais natural. É como se seus cabelos estivessem deixando de ser branco aos poucos, e não algo tão intenso como com um tingimento, de uma só vez. 

A Henna Resseca Menos os Fios

E com isso pode até ajudar seus cabelos com a questão oleosidade. Cabelos secos não vão sofre tanto como ficariam ressecados com a tintura comum, por isso o produto é uma vantagem. Já os fios oleosos demais devem ter uma redução no problema, por isso o item é indicado para quem tem cabelos oleosos e manter a produção de gordura da raiz capilar sobre controle. Ele ajuda, em grau não muito elevado e nem milagroso, a manter a oleosidade sobre controle.

O Tempo de Aplicação Pode Ser Mais Curto

A regra com a tintura para cabelo tradicional é uma duração de ao menos 40 minutos para se atingir a cor desejada. Menos que isso o efeito não será bacana. Com a henna não é assim. Se você quiser cobrir os fios brancos ou dar mais brilho a sua cor tradicional, pode ficar apenas vinte minutos com o produto nos cabelos. Se quiser um efeito mais intenso e prolongado, pode deixar até uma hora e meia sem qualquer problema. Se uma tintura capilar tradicional fosse deixado nos fios por mais de uma hora, com certeza haveria queda e ressecamento intenso. 

Os Intervalos de Tingimento São Mais Longos

Por ser um produto natural, dá para tingir a cada 15 dias sem prejuízo aos fios se você quiser. Mas o pigmento fixa bem, por isso pode não ser necessário retocar a raiz ao menos a cada 30 dias. A maior parte das usuárias de henna para tingir cabelos se considera feliz com os intervalos mais longos que o produto proporciona, mesmo com lavagens intensas dos cabelos.

O Cabelo Pode Ficar Mais Grosso

Para quem tem fios muito finos, a henna é um ótimo produto. A tintura normal capilar costuma abrir as cutículas e colocar o tingimento novo dentro da fibra, por isso há tantos danos. Já a henna pinta por cima do cabelo, e nisso há duas vantagens: os fios ficam mais grosso e também mais durinhos, evitando até mesmo o frizz. E como o produto tinge por cima, é muito bacana para quem não quer perder a sua cor original.

Quando a nova cor vai embora, fica a sua cor antiga do cabelo, deixando o efeito mais natural. Quem tem cabelos pretos, por exemplo, irá ganhar um leve brilho ruivo que vai embora e seus fios voltam a ser pretos intensos. Uma boa combinação, portanto, é fios preto escuro com o vermelho da henna por cima. 

Como Usar Henna Para Tingir Cabelos

A forma como se aplica o produto é bem simples. O primeiro passo é lavar os fios apenas com shampoo. Depois aplique o produto, deixe agir e lave com condicionador em seguida para selar as cutículas e pronto, seus fios estão lindos e brilhantes. Não há problema algum em lavar os cabelos todos os dias ou hidratar.

O aroma do produto também é agradável e não é alérgico, ideal para quem costuma ter reações com a química de tinturas tradicionais à venda em lojas de produtos para cabelo.O preço da henna também é bem convidativo: em média R$ 20, ficando na média de tintas populares sem acabamento profissional e de fabricação nacional. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.